Lucas patiolli

Categories: Trabalhos

0

Acadêmico: Lucas Samuel Favetta 01052250 Série: 2 salai 1 Curso: Ciências Cont ors to view nut*ge Quem foi o frei Luca Pacioli? Prof. Arlete Luca Bartolomeo de Pacioli (Sansepolcro, Toscana, 1445 – Sansepolcro, Toscana, 19 de junho de 151 7? ), monge franciscano, foi um famoso matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna. Apesar da infância pobre foi educado pelo matemático Dominico Bragadino e, tornou-se professor de matemática de uma escola local…

Em 1475, Pacioli tornou-se professor na universidade de Perugia, onde ficou durante seis anos, tendo sido o primeiro a lecionar ma cadeira de matemática nessa universidade. Depois de 1481, pacioli andou por toda a Itália, e por alguns locais fora, até ser chamado de novo para a universidade de Perugia pelos Franciscanos, em 1486. No decorrer deste tempo. Pacioli começou a chamar-se a si mesmo “Magister’ que significa mestre, o que é equivalente a um professor em tempo integral, nos dias de hoje.

O ano de 1494 éo único durante a vida de Pacioli que é absolutamente certo. Foi durante este ano que Pacioli, com 49 anos, publicou o seu famoso livro Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti conhecido apenas por Summa. Este livro foi impresso em Itália em 1494, apenas doze anos após o aparecimento, em Veneza da primeira edição impressa de os elementos de Euclides. Depois lançou o passado no futuro. Pacioli foi a primeira pessoa a descrever contabilidade de dupla entrada, também conhecido como método Veneziano.

Este novo sistema era o último grito que revolucionou a economia e o comércio. O “Summa” tornou Pacioli uma celebridade e assegurou-lhe um lugar na história como o pai da contabilidade. Este livro foi o tratado matemático mais lido em toda a Itália e foi um dos primeiros livros publicados na imprensa e Gutemberg. A obra de Pacioli tornou-se instantaneamente famosa e, em 1497 ele foi convidado para ir para Milão ensinar matemática na corte de Loduvico Maria Sforzo, duque de Milão.

Um dos seus alunos vina a ser Leonardo da Vinci. Paciolo tornou-se a Sforzo, duque de Milão. Um dos seus alunos viria a ser Leonardo da Vinci. Paciolo tornou-se amigo de Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da humanidade (1452-1519), figura ímpar do Renascmento. Tal a amizade que Da Vinci tinha a Paciolo que, em 1499, após a fuga de Ludovico, com este se afasta de Milão, saindo juntos. Rapidamente passam por Mantua e Veneza para, então, ficarem, ambos, em Florença, residindo no mesmo domicílio.

A admiração de Paciolo por Leonardo era tamanha que a este fez muitas referências calorosas e elogiosas em outra obra que começou a escrever quando estivera em Mllão: “De Viribus Quantitatis” (que se acha, em seu original, na Biblioteca da Universidade de Bolonha). Tudo leva a crer que, Leonardo e Pacioli separam-se e só se reencontraram em Roma, em 1514, quando Leão X convidou o frei para lecionar (e quando esse já havia passado por Veneza, Perugia, Florença e Borgo di San Sepolcro). Escreve Marinoni que o encontro deu-se em época em que “Leonardo já estava envelhecido e descrente” (Augusto Marinoni “De Divina Proportione”, pag. , ed. Pizzi, Milão, 1982), ou seja, pouco antes que fosse para Amboise, no Vale do Loire, aonde veio a falecer, em 151 9, em “Clos Lucée” e onde está enterrado. Pacioli, igualmente, vizinho já estava perto de sua morte, que hoje já se admite, com margem de segurança, ocorreu em 1517 (vários autores entendiam que o falecimento do frei tivesse sucedido em 1515). A vocação do Frei, segundo Aloe e Valle, não parece ter sido onástica, pois, viajou fre AIGF3tfS ter sido monástica, pois, viajou frequentemente.

Qual a importância de Luca Patioli para a Contabilidade? CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL – período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões.

Deixou muitas obras, destacando-se a “‘Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá”, impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV. PAGF das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adaptada: “Per’ , mediante o qual se reconhece o devedor; A l’ , pelo qual se reconhece o credor.

Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje. A obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. A obra de Pacioli não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente que para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. É compreensível que a formalização da Contabilidade tenha ocorrido na Itália, afinal, neste período instaurou-se a mercantilização sendo as ldades Italianas os principals interpostos do comércio mundial.

Foi a Itália o primeiro país a fazer restrições à prática da Contabilidade por um indivíduo qualquer. O governo passou a somente reconhecer como contadores pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas nos séculos WIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a consequente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores.

Psicologia organizacional da toyota

0

Toyota está ligado às raízes da Administração Científica com Taylor, Ford e Fayol, no que diz respeito à linha de

Read More

Acao danos morais manutencao protesto

0

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTORJUIZ DE DIREITO PRESIDENTE DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE . ESTADO DO PARANÁ. 1 or16 to

Read More