Tabelas dinamicas
Informática II Gestão Comercial e da Produção EXCEL TABELAS DINÂMICAS (TÓPICOS ABORDADOS NAS AULAS DE INFORMÁTICA II) Curso de Gestão Comercial e da Produção Ano Lectivo 2002/2003 por: Cristina Wanzeller / Jorge Loureiro to view nut*ge Gestão Comercial e d ÍNDICE INTRODUÇÃO…. 2 2. 1 or16 O QUE SE PODE FAZER RECORRENDO A TABELAS DINÂMICAS 2. 1 2. 2 2. 3 TRABALHAR COM . 16 FORMATAR TABELA DINÂMICA — 18 ALTERAR TIPO DE CÁLCULO DE DADOS … 19 AGRUPAR ITENS DE CAMPO — 20 ORDENAR ITENS 22 1.
Introdução As tabelas dinâmicas, TD, podem ser definidas da seguinte forma: São tabelas interactivas que resumem elevadas quantidades de dados, usando a estrutura e métodos de cálculo especificados”. “É uma ferramenta de análise de dados que produz o resumo de registos num formato tabular conciso” 2. O que se pode fazer recorrendo a Tabelas Dinâmicas 2. 1 Analisar dados rapidamente As TD permitem organizar dados e calcular informação resumida utilizando categorias (campos) e funções resumo (soma, média, etc).
Na Figura 1 encontram-se os dados dos valores das vendas e das respectivas unidades ven ,rte ir-te :ntro H-,tro entro :entro norte Distrito Viseu Braga Porto porto Representante ‘tal global e presentante 1689 828 2235 1296 1626 2559 8544 10233 2619 1191 3862 2952 | 3060 2862 múltiplos níveis de detalhe da TD. Na figura 5 apresentase o gráfico gerado a partir da TD da Figura 3 (ver página anterior), com os subtotais retirados. Representação gráfica (sem totais) 14000 12000 Vendas 1 oooo 8000 r2 6000 r3 4000 2000 Mai Mar de valores.
Trimestre Mês PAGINA Região COLUNA LINHA DADOS Unidades Figura 6 – Esquema do mecanismo de definição da estrutura da Tabela dinâmica para os dados da Figura 2. Informática II – Cap. II – Excel – Tabelas Dinâmicas 4. Passos para criar Tabela Dinâmica Dados Relatório de Tabelas e Gráficos Dinâmicos executa o assistente de tabelas e gráficos dinâmicos, cujos passos se descreve seguidamente; Passos do assistente: PAGF II Excel — Tabelas Dinâmicas Pág. 5. Actualizar alterações dos dados origem A forma mais simples de actualizar determinadas alterações consiste no comando Actualizar Dados que pode ser desencadeado através do menu Dados ou através do botão ! da barra de ferramentas Consulta e Tabela Dinâmica. Contudo, a maior parte das alterações não são ctualizadas através deste processo, conforme se descreve seguidamente.
Alterações que podem ser actualizadas recorrendo a Actualizar Dados: • alteração do conteúdo de registos já existentes na lista de dados; • remoção de campos ou itens na lista de dados; • itens novos ou alterados nas linhas e campos já existentes na lista de dados. Exemplo 1 Utilizando os dados da Figura 1 e alterando o mês do último registo da lista para Jun, é gerado um novo item que altera a estrutura da tabela. A actualização desta alteração pode ser concretizada através do comando Actualizar Dados.
Alterações não actualizadas através de Actualizar Dados: • inserção de novos campos na lista de dados; • inserção de novos registos na lista de dados; A inserção de novos campos ou registos alteram a dimensão da lista de dados origem utilizada pela TD, sendo necessário a redefinição. Para – os totais e subtotais devem ser apagados; • Os itens são usados como categorias e nomes de séries do gráfico da seguinte forma: categorias utiliza campos da orientação onde na de campos é maior; “campos não interiores” tornam-se categorias de nível superior Observando o gráfico da Figura 5 (pág. ) visualiza-se a existência de dois níveis de categorias, nomeadamente, no nível inferior, os meses, e no nível superior os distritos). Informática II — Cap. II – Excel — Tabelas Dinâmicas 10 7. Optimizar Tabelas Dinâmicas 7. 1 Alterar layout de Tabelas Dinâmicas Acrescentar campos à TD • Posicionar cursor na TD; • aceder ao 30 passo do assistente de TD; • arrastar o nome do campo da lista para o tipo de campo de TD desejado. Exemplo 2: Adicionando o campo distrito, em linha, à tabela dinâmica da Figura 2 (pág. 3) obtém-se a Tabela Dinâmica da Figura 3 (pág. ). De referir que neste caso, o distrito é adicionado como um campo “exterior porque foi deslocado para uma posição acima do campo mês. Adicionar campos linha ou iores” para adicionar diferentes; • os campos de dados podem estar duplicados, ao contrário dos restantes tipos de campos; • os campos de dados podem usar funções resumo diferentes; • tem de existir pelo menos um campo de dados. Remover campos Linha, Coluna e página A remoção de um campo linha, coluna ou página pode ser efectuada recorrendo a vários processos alternativos escritos seguidamente. 10 processo) • Seleccionar um campo na TD • arrastar para fora da área da TD (20 processo) – seleccionar uma célula da tabela dinâmica – aceder ao assistente – aceder à caixa de diálogo de Esquema de tabelas e gráficos dinâmicos – arrastar para fora os campos que Seleccione o item de que pretende ocultar os detalhes (neste caso as vendas por distritos) Abra o menu de contexto e seleccione agrupar e destacar Seleccione ocultar detalhe Para mostrar detalhes selecciona-se a opção mostra detalhes Depois de escondidos os detalhes de um determinado tem de nível inferior, com duplo clique nos item de nível superior (de que depende o item de nível inferior oculto), irá ocultar os detalhes desse item (repete a operação ocultar executada anteriormente) Figura 9 – Tabela dinâmica com detalhes dos itens dos distritos correspondentes ao mês de Janeiro ocultos Informática II — Cap. II – Excel – Tabelas Dinâmicas 13 Alterar a orientação de um campo linha, coluna ou página • arrastar o campo alterando a sua orientação • executar a mesma operação no assistente das tabelas e gráficos dinâmicos — assistente.