Técnicas de negociação

Categories: Trabalhos

0

Introdução O trabalho refere-se sobre a percepção do grupo no planejamento da negociação. Toda a negociação deve ser bem planejada e preparada para poder prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo. O ato de negociar requer definição e busca de objetivos, capacidade de relacionamento interpessoal e decisão compartilhada. Características avidamente desejáveis em todos os profissionais independentemente da área de atuação.

O dia-a-dia nos envolve de maneira extremamente intensa que por vezes não reconhecemos a importância do domínio de lgumas técnicas de negociação que quando bem planejadas e aplicadas, resultam e prazo. O planejamento dan É muito importante a cr Swipe to page a-ganha de longo ma negoclaçao, precisamos conhecer nosso neg cio, os nossos oponentes e saber o que queremos e como conseguir.

Essa fase de planejamento é a mais trabalhosa, por isso, muitos negociadores preferem deixá-la para um segundo plano, porque eles têm receio de se responsabilizar pelo plano de negócios, pois pode ter insucesso, podem não saber passar direito a idéia, sendo que stá é considerada por muitos a faze mais importante de uma negociação e indispensável para se ter um bom preparo para expor suas idéias. O pior erro de todas as negociações é realizá-la sem estar preparado e isso Swi;R ta u pode fazer com que eles percam toda a negociação. Um plano de negocio bem elaborado, uma boa preparação pode garantir o sucesso na negociaçao. ara Maximiliano, planejamento é uma técnica ou processo que as pessoas e as organizações utilizam para administrar suas relações com o futuro tem diversos objetivos: Definir objetivos ou resultados a serem alcançados. * Definir meios para possibilitar a realização de resultados. * Interferir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra desejada, dentro de um intervalo de tempo. Tomar, no presente, decisões que afetem o futuro, a fim de diminuir sua incerteza. A negoclação é marcada pela Incerteza, por não saber o perfil de seu oponente.

E tende a ser maior se o negociador não tiver informações suficientes sobre o processo de negociação. Planejar a negociação, nada mais é do que buscar informações ecessárias para o processo, formulando um plano de ação, e tentando prever eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo. A fase de um planejamento de “pré-negociação” está sendo composta basicamente em três etapas, que consistem em definir o problema: objetivo da negociação, possibilidade de uma solução negociada e o objetivo para poder definir os princípios que guiam um acordo e os procedimentos formais. ara Lewicki,Saunders e Milton o sucesso da negociação está na persuasão, na eloquência, o estratagema inteligente de cada negociador. Os procedime negociação está na persuasão, na eloqüência, no estratagema inteligente de cada negociador. Os procedimentos formais da preparação para uma negociação, os quais englobam o ambiente da negoclação, os partlcipantes, a agenda, a preparação psicológica, bem como a maneira de causar boa impressão inicial. para Donaldson e Donaldson a criação de uma pauta ou agenda para a negociação é um importante instrumento de controle para o processo negociaçao.

A capacidade de negociar idéias, projetos elou bens materiais em sido almejada por aqueles indivíduos que acreditam que as pessoas fazem parte obrigatoriamente deste processo. Na maior parte do tempo estamos envolvidos em algum tipo de negociação, seja no âmbito profissional, nas relações afetivas e amizades, a necessidade de se chegar a um entendimento é uma constante (Behr e Lima, 2005). Algumas habilidades fundamentais são necessárias para o negociador obter êxito nas negociações. O sucesso obtido a partir destas habilidades afetará positivamente a vida do negociador, inclusive nos relacionamentos profissionais.

Dentre as habilidades necessárias destacam-se: visão sistêmica do processo de negociação, capacidade de comunicação, planejamento das negociações e a questão ética (Martinelli e Ghisi, 2009). Podemos constatar a existência de diversos pontos comuns para o processo de planejamento de uma negociação. Esses processos podem ser dívidas em quatro etapas: Mapeamento da situação Esta é a etap Esta é a etapa inicial de um processo de planejamento, cuja função é abastecer o negociador com dados e informações. Estabelecimento de parâmetros para a negociação

Nesta etapa devemos definir quais são as metas e os objetivos a serem alcançados na negociação. Montagem do cenário para a negociação O objetivo é tratar dos aspectos e procedimentos formais, como por exemplo: agenda, local e participantes. Preparação final para a negociação Nesta etapa devemos fazer uma analise mais apurada dos dados e informações obtidas, assim realizando simulações do processo de negociação, com o objetivo de corrigir e identificar pontos fracos ou falhas antes que a negociação se inicie.

Conclusão Podemos concluir que para uma negociação de sucesso recisamos de um bom planejamento, ter conhecimento e objetivos a serem alcançados. A negociação é algo Incerto e a falta de informações pode prejudicar a mesma. Algumas habilidades são fundamentais, dentre elas destacam-se a wsão sistêmica, capacidade de comunicação, planejamento e ética. Podemos também aproveitar e utilizar esse planejamento para nossas negociações pessoais. Bibliografia PLT- Negociação: Aplicação Praticas de uma Abordagem Sistêmica Dante Pinheiro Martinelli e Flavia Angeli Ghisi- Capitulo 6 0 planejamento da Negociação

Como cultivar amor a leitura

0

UNIVER UNICAMP UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – Instituto de Geociкncias – IG SISTEMA DE GESTГO DE RECURSOS HНDRICOS ATRAVЙS DE

Read More

Cocaína

0

Cocaína História A planta Erythroxylon coca tem origem na América do Sul, nas regiões altas dos Andes. A palavra “coca”,

Read More