Tecnologia de gestão
Definições de mudanca organizacional na internet: * Qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de qualquer outro componente capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização. * Devido a um ambiente de alta instabilidade e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir as organizações veem a necessidade de sempre esta acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos peracionais.
Mas, o Stephen, mudanças alteração, planejada e o meio ambiente, q eficiência ou eficácia OF4 S. wp next page cional? Segundo IS é do que qualquer a organlzaçao quênclas na uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, afim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com o seu concorrente. Mas o que forçar as organizaçóes sempre terem que mudar? Dentre varios fatores que forçam a mudança organizacional podemos citar: * Envelhecimento Precoce – Seu produto for substituido por um roduto mais avançado e morrer perante o mercado. Evolução Tecnológica – Seu concorrente adquirir uma tecno Swipe to page tecnologia que venha a facilitar no processo de produção (Produzido em Massa) e por consequencia diminui seus custos operacionais e preço de venda * Pressões de mercado: – Stakeholders Internos (Funcionários) – Procurando criar mudanças afim de motivar e gera expectativas em cima de seus funcionários – Stakeholders Externos (Clientes e Fornecedores) Mesmo sendo totalmente benéfico para a organização qualquer mudança que enha a acontecer em seu meio causa uma grande barreira perante a seus funcionários por diversos fatores, dentre eles podemos destacar: * Medo do Desconhecido – O funcionário sente medo de não se adaptar ao novo processo. * Alterar padrões de execução – Quando o funcionário sempre executa a tarefa da mesma forma durante anos e não quer se adequar com a nova realidade. Segurança – O funcionario tem medo de perder o seu emprego e ser substituido por uma pessoa mas nova que esta mais apta com o novo processo Aliás, conforme evidenciado em em várias pesquisas realizadas em ambiente rganizacional, além do funcionario não aceitar a mudança, em muitos casos ele se manifesta contra ela, podendo sabotar o novo processo (executando a tarefa de forma errada ou alimentando-a de informação Imprecisa só para causar falha no processo) projetar toda e qualquer problema que venha a acontecer na organização em cima desta mudança e evitando- o, deixando de utilizar este novo padrão e se deslocando para utilizar o antigo processo. Portanto deixando de utilizar este novo padrão e se deslocando para utilizar o antigo processo.
Portanto, podemos considerar que um dos maiores desafios para os administradores neste século XXI será a adiministraçao das mudanças organizacionais, já que a mudança organizacional é uma obrigação necessária para qualquer empresa conseguir sobreviver no mercado. QUEBRA DE PARADIGMAS Nos dias atuais as tecnologias e os conceitos vêm sendo substituídos de maneira muito rápida, caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças. A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré- stabelecidos. Os executivos vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas. ? sabido que mudanças significam correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa deverá estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, estas são chamadas de paradigmáticas, ou seja, apegadas a paradigmas anteriores. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade otal, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante. As e 3 requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.
As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, de alta performance mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo. O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra. Existe, porém um paradoxo quando o autor diz que “multas vezes o fracasso é resultado das melhores práticas de gestão”.
Onde estará o erro, se melhores práticas de gestão significam 100% de boa gestão, bem como dos acertos, e esponsabilidade com seus colaboradores? A se ver diante de uma decisão tecnológica, as empresas mais antigas não sabem como reagir. Sua resposta a novas idéias, muitas vezes, é dizer que não funcionam. Isso ocorre porque a tecnologia de ruptura nao é percebida a tempo, ela é responsável pelo fracasso de grandes corporações. Porque ela percebe o que o cliente quer antes mesmo dele vir a pedir, necessitar ou questionar, o problema é que a princípio essa tecnologia surge como algo inútil, sem propósito e com custos altos. 4DF4