Tempos modernos

Categories: Trabalhos

0

Faculdade serigy Curso gastronomia Disciplina: Cozinha brasileira e Sergipana Professor : Evandro kfoury or6 to view nut*ge Região norte e Centro- Oeste jambu que é um tipo de agrião do Pará. A culinária também tem grande predominância da tradição indigena misturadas com comidas que foram trazidas por imigrantes de outras localidades. A região Norte é dividida por 7 estados sendo eles: Acre, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Abaixo segue a descrição de cada estado da região Norte e o que ele tem de melhor:

Acre: suas comidas típicas são a mistura de sabores da cozinha Nordestina, Paraense, Síria e ibanesa. Além do delicioso café da manhã recheado de sobremesas à base de frutos regionais, os licores amazônicos são irresistíveis. Rondônia: seu principal prato é o pirarucu a casaca. Tocantins: é um dos Estados mais novos do Brasil, criado pela Constituição de 1988, tem uma grande variedade de pratos típicos que agradam todos que passam pela reglão.

Há uma forte influência das culturas indígena, paulista, portuguesa e mineira, com muitas receitas a base de peixe como peixe no leite, peixada, eixe na folha de bananeira e carne do sol. Amazonas: Suas comidas típicas influenciadas pela cultura indígena e que faz muito sucesso. Um prato tradicional e típico é o tacacá, mas também tem outros, como pato no tucupi, peixe moqueado, calderada de tambaqui e o matrinxã na brasa. Além das frutas nativas da região que são muito usadas em vitamnas como açaí, graviola, cupuaçu e pupunha.

Roraima: também há muitos pratos típicos como paçoca com banana, caldeirada de peixe, alinha caipira, também há muitos pratos típicos como paçoca com banana, aldeirada de peixe, galinha caipira, mugica de peixe, picadinho de carne de sol na nata do leite com legumes, torta de carne de sol, damurida, carne de sol regional, torta de peixe bodó feito geralmente de cascudo, diversos doces como, bolo de macaxeira, de cupuaçu, farinha de tapioca, bolo de tapioca, tapioca de coco, pé-de-moleque e castanha. E ainda as bebidas como suco de buriti, vinho de buriti, suco de açaí, pajuaru, caxiri, aluá, bacaba e suco de cupuaçu.

Pará: se misturam com os Estados vizinhos, trazendo pratos típicos como pato no tucupi, que é feito com caldo amarelo tirado a mandloca e cozido por uma semana e depois assado o pato, ele é ainda cozido dentro do caldo de tucupi e servido com arroz branco, farinha de mandioca e jambu, outros pratos típicos são a maniçoba do tupi maní, caruru, tacacá, vatapá, chibé, além dos peixes e mariscos como: pirarucu, tambaqui, tamuatá, tucunaré, dourada, pescada, sarda, piramutaba, traíra, pacu e piranha.

Amapá: é o tacacá, base de caldo de tucupi, carne com goma de tapioca, jambu, camarão, sal, alho e pimenta. Região Centro – Oeste A região Centro-oeste é povoada por diversas culturas, e é arcada por ser a região onde se encontra o Pantanal mato- grossense, em que as cores, a fauna e a flora, deslumbram a todos por sua infinidade de aves, peixes, répteis e alguns mamíferos. E também é o local onde se encontra a maior bacla inundável do mun PAGF3rl(F6 e alguns mamíferos. E também é o local onde se encontra a maior bacia inundável do mundo.

A culinária dessa região é farta em pesca com peixes como o tucunaré, o pintado, o jaú, o dourado e outros de grande porte. A região Centro-Oeste é composta por 4 estados sendo eles: Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A baixo segue a descrição de cada estado da região centro-oeste e o que ele tem de melhor: Goias: Seus pratos mais conhecidos e que fazem um grande sucesso são: arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com lingüiça, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa.

E ainda a pimenta-doce e a jurubeba, que são muito apreciadas pelos goianos. Mato Grosso: Uma das receitas mais conhecidas do Mato Grosso é a mojlca, que é feita com o pintado. Também há outros peixes muitos consumidos nesse Estado como o pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. O acompanhamento geralmente é a banana da terra. Mato Grosso do Sul: a maioria dos pratos é feita com peixes e carne.

Como arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abóbora, mamão, cajú, licor de pequi, entre outros. Distrito Federal: podemos encontrar de tudo um pouco, como pato no tucupi que é um prato paraense bastante apreciado na capital do Brasil, feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, pois lém da influência estrangeira há uma mistura da cul feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, pois além da influência estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões do Brasil.

Receita do Norte Pirarucu a Casapa Ingredientes: • 1 kg de pirarucu salgado • 1 lata pequena de azeite • 2 tomates sem pele nem sementes picados • 2 cebolas picadas • Cheiro verde • Pimenta de cheiro • 1 pacote de batata palha • Banana da terra frita • Farinha de mandioca Modo de preparo: Deixe o pirarucu de molho de véspera, frite em pedaços e depois desfie. Prepare uma salada com a cebola, o tomate o cheiro- verde e a pimenta, juntando o azeite e sal a gosto. Faça uma farofa com um pouco de manteiga e a farinha de mandioca e reserve.

Em um tabuleiro, arrume em camadas: 1a camada: pirarucu desfiado 2′ camada: farofa 3a camada: salada 4a camada. banana frita 5a camada: batata palha Leve ao forno apenas para amornar e sirva com arroz branco Receita do Centro-oeste com cara de que estão fritos, desligue o fogo, retire daquela gordura os torresmos e coloque-os na geladeira para esfriar. Reserve a gordura. Quando os mesmos estiverem frios (não elados), esquente a gordura novamente e quando estiver frigindo, coloque de volta os torresmos e vá mexendo até eles pururucarem.

Retire após e coloque em um recipiente com papel toalha. Ficam tão sequinhos que quase nem sujam o papel toalha. Conclusao:. . Vimos que cada região oferece sua história cultural com peculiaridades e caracter[sticas distintas, porém ambas trazem a influência dos portugueses, jesuítas e índios, que deixaram seus traços culturais nos hábitos alimentares e modos distintos de preparo que variam de região para região.

A fartura de peixes , rutas, mllho e produtos nativos como pequi, guariroba, palmito, açaí, guaraná dentre outros com preparo rústico e característica própria de cada lugar traça o perfil de cada região com suas tradições e modo de viver e de comer. Um aprendizado valioso que mexe com o imaginário e desperta nossos sentidos em conhecer cada vez mais, a comida, suas raízes e seu povo. Referências Bibliográficas http://dicasgratisnanet. blogspot. com. br/2011 /08/comidas-tipicas -da-regiao-norte-do. html http://dicasgratisnanet. blogspot. com. br/2011108/comidas-tipicas -da-regiao-centro-oeste. html

A importância do plano real

0

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU ESPECIALIZAÇAO EM VIBA EXECUTIVO EM GESTAO EMPRESARIAL Silvana Florentino de Araújo MACROECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORANEA A Importância

Read More

Resumo do contrato social

0

A presente obra se r homens refaçam um da liberdade do hom politicas de governos essa mesma politica seus cidadãos.

Read More