Todos

Categories: Trabalhos

0

Açúcares Características Apresentam, obriga la ora (C), Hldrogênio (H) e ig¿. Apresentam, no mí grupamento químico Todos Premium gy tomg Map 06, 2012 4 pages Os compostos orgânicos possuem obrigatoriamente em suas moléculas, o elemento CARBONO, ao contrário dos compostos Inorgânicos. Mas há substâncias como o MONÓXIDO e o DIÓXIDO DE CARBONO, cujas propriedades são típicas dos compostos inorgânicos, embora apresentem CARBONO em suas moléculas. Por isso, alguns bioquímicos consideram tais substâncias como COMPOSTOS DE TRANSIÇÃO.

COMPONENTES ORGÂNICOS DA CÉLULA CARBOIDRATOS Sinônimos: Hidratos de Carbono, Glicídeos, Glícides, Glúcides e to view s químicos Carbono -CHO ou um Nos demais átomos de carbono, ha grupos hidroxilas ou oxidrilas Devido à presença dos grupos hidroxilas e dos grupos aldeídos ou cetonas, são chamados polihidroxialdeídos e polihidroxicetonas. Classificação Oses – Monossacarídeos ou Açúcares Simples; * Osídeos – Oligossacarídeos e Polissacarídeos.

HIDRATOS DE CARBONO * COMPOSTOS DE FUNÇÃO MISTA, POLIÁLCOOL-ALDE[DO OU POLIÁLCOOL-CETONA FORMULA GERAL CXc H20 * sÀo CONHECIDOS TAMBÉM COMO GLÚCIDAS OU CARBOIDRATOS GLICOSE rupamento funcional, são classificados em: Aldoses – Apresentam grupo aldeído Cetoses — Apresentam grupo cetona De acordo com o número de átomos de carbono: 3C – Trioses 4C = Tetroses Pentoses 6C Hexoses Heptoses Monossacarídeos mais importantes: pentoses Ribose (C H O) – Uma das matérias primas utilizadas na produção do RNA (ácido ribonucléico); Desoxirribose (C H O) – Uma das substâncias usadas na síntese do ENA (ácido desoxirribonucéico).

OBS: Perceba que a desoxirribose tem um oxigênio a menos que a ribose. * Glicose (C H O)- Usada pelas células como fonte energia; ? produzida através do processo de fotossíntese; É abundante em vegetais, no sangue e no mel. Frutose (C H O) — ambém tem papel energético; Encontrada em abundância nos frutos; Também denominada levulose. Galactose (C H O) – Desempenha papel energético; É uma das substâncias presentes na lactose. OLIGOSSACAR(DEOS Conceito: de São açúcares formados pela união de 2 a 10 moléculas de monossacarídeos, que se juntam através de reações de desidratação.

Perceba que se fizermos o contrário da desidratação (hidrólise), tr os oligossacar[deos em formados pela união de dois monossacarídeos, por desidratação; Quando hidrolisados liberam dois monossacarídeos. Dissacarídeos mais importantes: Sacarose (C H O) -Açúcar extraido da cana-de-açúcar e da beterraba; Formada por glicose e frutose. * Lactose (C H O) -Açúcar encontrado no leite; * Formado por glicose e galactose. * Maltose (C H O) – Açúcar encontrado no malte; * Também resulta da quebra parcial do amido; * Formada por glicose e glicose. Polissacarídeos Concelto: São os carboidratos mais complexos, formados pela união de mais de dez moléculas de monossacarídeos. Como as oses são as unidades formadoras, são chamadas onômeros; como os polissacarídeos são conjuntos de monômeros, são denominados polímeros. Em geral, a OSE formadora dos polissacarídeos é a glicose. Principais polissacarídeos. Homopolissacar(deos – São formados apenas por moléculas de monossacarídeos; Os principais são: * Amido ou Amilo – Reserva energética dos vegetais; Formado por mais de 1. 400 moléculas de glicose. Glicogênio- Reserva energética dos animais: Encontrado Principalmente nos músculos e no fígado; Formado por mais de 30. 000 moléculas de glicose. * Celulose – Carboidrato mais abundante da natureza; Constitui as paredes celulares dos vegetais; Formada por mais de 4. 000 moléculas de glicose. Heteropollssacarídeos – Apresentam açúcares simples associados com outras substâncias, como proteínas. 1 . Quitina – Forma a carcaça, carapaça ou exo-esqueleto de insetos crustáceos; 2. Heparina – Evita a coagu Hialuronidase presente no acrossomo do espermatozóide.

PAPEL BIOLOGICO DOS CARBOIDRATOS PAPEL ENERGÉTICO – Os carboidratos constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, pnncipalmente a molécula de glicose; PAPEL BIOLÓGICO DOS CARBOIDRATOS * RESERVA ENERGÉTICA – O amido é a forma de armazenamento de glicose nos egetais; O glicogênio é a forma de armazenamento de glicose nos animais; Quando um vegetal necessita de glicose, promove a hidrólise de moléculas de amido; quando o animal precisa de glicose, promove o desdobramento de moléculas de glicogênio.

A transmissão de caracteres se dá * HEREDITARIEDADE – através dos gens. Cada gen é um segmento de molécula de DNA. As unidades que compõem o DNA apresentam o açúcar desoxirribose. * SÍNTESE PROTÉICA – primas utilizadas na — A pentose ribose é uma das matérias- síntese do RNA e as moléculas de RNA participam intimamente da síntese protéica.

SINTESE DO GLICOGENIO * O glicogênio é uma fonte imediata de glicose para as células ‘k A síntese ocorre em condições de excesso de glicose * É estimulado pela insulina * Polissacarídeos com papel estrutural nas paredes celulares – celulose – moléculas de glicose unidas por ligações b(l- 4) * Quitina-polímero de N-acetilglucosamina, característico dos artrópodes ATIVIDADE 1- Quais os pnncpais componentes químicos de uma célula? 2- Defina carboidrato e cite suas principais características? 3- O que é um mano, oligo e polissacarídeo, classifique e exemplifique? 4- Qual o papel biológico dos carboidratos?

Alca

0

ntroduçao A ALCA foi criada para ser a maior zona de livre comércio do mundo, com acordos comerciais que atingiriam

Read More

Processo administrativo(planejar, organizar,dirigir e controlar)

0

O conceito d contabilidade A contabilidade é uma ferramenta que nos possibilita fazer um controle do patrimônio da entidade, ou

Read More