Torque e potência

Categories: Trabalhos

0

TORQUE E POTÊNCIA: O QUE REALMENTE IMPORTA Torque é a força aplicada a um braço para a produção de um movimento circular. O torque é unidade de força multiplicada pelo tamanho do braço e sua unidade no SI de medidas é Nm. Já potência é a velocidade que um trabalho é realizado, ou a razão com que um torque é gerado. A unidade de potência SI é o Watt. Um W equivale a aplicar a um objeto de 1 kg de massa uma força de um N por metro e realizar isto em 1 segundo.

A unidade utilizada em motores é o Cavalo força, ou cavalo a vapor ou hp ou Como potência é a razão com que o motor produz torque, n ut page podemos utilizar algu Potência = Torque* Se utilizarmos torque valor encontrado por torque seja em kgfm primeiro. OF3 Svipe nextp só multiplicar o lor em cv. Caso o 65 para achar Nm É o torque ou a potência que acelera o carro??? Tem-se a idéia de,em carros iguais, aquele que o motor produzir mais torque vai acelerar o carro mais rápido. Errado, e é ar q a potência entra.

Primeiro ponto é que um carro gera sua potência máxima no mesmo regime de giros que ele produz seu torque máximo. Considere apenas o torque máximo de um motor é ntão desprezar o potencial de produção de torque que um motor mais potente tem atra através da multiplicação pelo câmbio. O torque aplicado na roda, e não o torque do motor, é que faz o carro acelerar. Como a potência é a razão com que o torque é produzido, ele indica então o potencial de torque que pode ser obtido de um motor através do câmbio.

Portanto um carro com câmbio adequado o motor mais potente é que vai acelerar na frente. O que acelera o carro é o torque na roda, e portanto é o torque gerado pelo motor multiplicado pela relação do câmbio, iferencial e tamanho do conjunto rodas mais pneus. Potência é simplesmente uma medida de quanto torque na roda pode ser conseguido de um motor através de uma transmissão adequada. Como as trasmissões dos carros têm relação fixa, outro detalhe que deve ser levado em consideração é a distribuição de potência de um motor ao longo de sua faixa de operação.

Quando um carro está acelerando com uma determinada marcha engatada, a força que acelera o carro, o torque do motor em determinada rotação multiplicada pela relação do câmbio que gera o torque na oda. À medida que o carro acelera e o giro do motor sobe, muda também o torque produzido por ele. Portanto o que se deve maximizar é a potência média que o motor produz para sua gama de rotações entre as trocas de marcha. Então o que vale mais a pena, um torcudo que acelere desde a marcha lenta como um Mustang V8 ou um carro com motor VTEC Neste caso não é nen desde a marcha lenta como um Mustang V8 ou um carro com motor VTEC???

Neste caso não é nenhum nem outro. O melhor motor é aquele que garante uma grande faixa de utilização, ou seja, que aximise o torque na roda durante maior faixa de giros antes que seja necessária uma troca de marcha. Ou seja entre dois carro iguais, o que tem maior potência vai andar mais,nao importa o torque. O número de torque máximo só é útil então quando indicado junto com a que rotação ele ocorre para aí termos uma idéia de quão gorda é a faixa de utilização do motor. A faixa ideal que vai do giro onde o torque é máximo até o giro onde a potência é máxima. Um bom exemplo são duas BMW série 3.

Uma com motor Turbo diesel 3. 0 e outra com motor 3. só que a gasolina e de aspiração natural, os dois tem praticamente o mesmo peso. O motor a diesel tem 30% a mais de torque, mas 25% menos potência. Resultado: o carro a gasolina é 20% mais rápido até os 100km/h. Qual a vantagem de um carro com torque em baixa rotação??? Primeiro que as pessoas mais velhas gostam mais de carro assim, que você não precisa acelerar para andar; Segundo que o carro tem sua maior eficiência em termos de gasto de combustivel no seu ponto de torque máximo. LJm carro torcudo então vai gastar menos combustível para realizar um mesmo trabalho. 3

Sumario

0

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP NSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇAO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO TECONOLÓGICA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Read More

Ppra

0

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – PPRA FAZENDA 5 IRMÃOS PROPRIETÁRIO: ar 8 AGOSTO/2010 Swipe to page curitiba-PR ÍNDICE

Read More