Trabalho

Categories: Trabalhos

0

METODOLOGIA CIENTÍFICA INSERIDA NO CONTEXTO DO FILME “0 OLEO DE LORENZO” 1. Entendendo um pouco da história do filme É um filme embasado em uma hlstória real produzido por Hollywood em 1992, do gênero drama, dirigido por George Miller. O filme “O Óleo de Lorenzo”, é uma história verídica de uma família que vive normalmente, até que seu filho Lorenzo Ordone com idade entre cinco e oito anos, começa a apresentar comportamento agressivo na escola.

Seus pais ao receberem queixas dos professores, intrigados com o fato que nunca to view acontecera antes, lev de uma rara doença ors Lorenzo então, co ue o deixa surdo, m com a morte certa d bem o diagnóstico distrofia (ADL). sintomas da doença apaz de engolir e L se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa que atinge principalmente as células do cérebro, destruindo a bainha de mielina. Esta por sua vez protege alguns neurônios responsáveis por transmitir estímulos nervosos.

Seus pais inconformados resolvem pesquisar para tentar entender como seu filho único estava morrendo aos poucos. Começa uma verdadeira guerra ao perceber que os médicos e pesquisadores não reconhecem os dados encontrados pe Swipe to víew next page elos pais por não terem a devida formação acadêmica. Contrariando as expectativas médicas e o comportamento de outros pais com filhos que têm a mesma doença, os pais de Lorenzo entregam-se a uma busca incessante para obter uma explicação e um tratamento para a enfermidade.

Os pais de Lorenzo sem aceitar passivamente o diagnóstico passaram a se dedicar ao estudo dos mecanismos básicos celulares, buscando aprender e entender como as células do organismo funcionam. Passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros numa época em que computadores pessoais e Internet praticamente não existiam. Dedicando horas ao estudo sobre o funcionamento de células, lipídios, enzimas e do metabollsmo, eles descobrem a causa enzimática da doença e posteriormente, aplicando um genuíno método dedutivo, descobrem um tratamento que alivia os efeitos da doença.

Eles passaram dias e noites pesquisando e perceberam que mesmo obedecendo à dieta dos médicos, Lorenzo piorava a cada dia. Quando eles acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas idéias, sempre buscando encontrar uma forma de tratamento que minimizasse sofrmento de Lorenzo. Diante disso, eles continuam cada vez mais persistentes e descobrem um óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, oléico e erúcico.

As dificuldades en óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, oléico e erucico. As dificuldades encontradas foram enormes, desde preconceitos de profissionais por serem eles leigos em Bioquímica e Medicina; à impossibilidade de realização de testes em humanos, de tratamentos ainda não autorizados pelo FDA (Food and Drug Administration – Órgão que fiscaliza a saúde nos Estados Unidos). Uma luta intensa para encontrar parceiros uímicos com competência para produzir a fórmula dos óleos que eles acreditavam que pudessem curar Lorenzo.

Durante o filme, os médicos e os pais de Lorenzo utilizam continuamente a pesquisa científica para tentar elucidar os mecanlsmos geradores da doença. 2. Metodologia Cient[fica x “O óleo de Lorenzo” O conhecimento é o elemento que traz desenvolvimento para a sociedade, pois é através dele que se obtém crescimento nas diversas áreas em que atua. Ele é resultado de observações dos fenômenos da natureza relacionado com a curiosidade e o fazer questionamentos sobre os mecanismos que levaram ao eu acontecimento.

Relaciona-se também com a criatividade para suprir necessidades e dessa forma com a criação de novas tecnologias. Entretanto não somente a curiosidade e a criatividade devem existir; a elas devem se aliar à persistência para obtê-lo. A metodologia da pesquisa vem para organizar a maneira de se fazer ciência e procurar obter resultados sat PAGF3rl(FS metodologia da pesquisa vem para organizar a maneira de se fazer ciência e procurar obter resultados satisfatórios que possam ser aceitos pela comunidade científica.

Esta é muito útil no campo da ciência ao passo que dá importância não somente ara a aquisição do conhecimento, mas também para o processo de como se chegar a ele, oferecendo possibilidade para maiores discussões, além de aumentar a segurança e a credibilidade na informação. O conhecimento obtido de forma organizada, através de métodos estudados dentro da disciplina metodologia da pesquisa, faz com que os resultados desejados sejam mais eficazes para o meio científico.

Através do filme O óleo de Lorenzo foi posslVel observar e relaclonar a importância da pesquisa como aprofundamento para a solução de um determinado caso, a principio o pai de Lorenzo era leigo no ssunto, mas a necessidade de encontrar uma cura para seu filho fez com que ele buscasse meios de conhecimento para solucionar o caso. O Óleo de Lorenzo, conta a história incrivelmente sofrida do menino Lorenzo e a busca desesperada de seus pais pela cura da doença rara que acomete seu filho.

No filme, o pai e a mãe de Lorenzo, inconformados com a falta de opções que a Medicina tradicional oferece, buscam informações através de pesquisa bibliográfica sobre a doença, bem como escutam casos de outras crianças que foram também acometidos por ela, pro PAGF como escutam casos de outras crianças que foram também cometidos por ela, procurando entender as causas dela, suas razões e interpretando os fenômenos estudados, manipulando e controlando as variáveis envolvidas, caracterizando, assim, uma mescla de pesquisa explicativa e exploratória, mas predominantemente explicativa.

Relacionando o filme à Metodologia da Pesquisa, podemos observar a situação problema, o enfrentamento do mesmo, uma constante busca de conhecimento sobre o tema para tentar encontrar a solução. Precisamos aprofundar o estudo para poder agir diante da situação encontrada, e não se conformar com a primeira impressão ou resposta, buscar sempre mais para obter m resultado ainda melhor. ara se obter sucesso ao fim de uma pesquisa científica, é preciso realizá-la desde o começo, de forma organizada, para não haver perda de informações ou acrescentar informações nao confirmadas ou não verídicas. A pesquisa tem o poder de levar o sujeito a pensar e verificar todas as possibilidades para não prejudicar ninguém, nem durante o processo nem após os estudos. Para desenvolver um bom trabalho devemos estudar a fundo o problema para que este venha a contribuir de alguma forma na mudança de comportamento dos sujeitos envolvidos e tenham relevâncla perante um grupo ou sociedade.

Variações linguisticas

0

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL TRAVAGLIA, Luiz Carlos. crs Swipe to page As variações lingü[sticas e o ensino da I ngua materna.

Read More

Desenho tйcnico

0

de constituiзгo roch terrestres. Sгo considerados, ai localizam aquйm do 08) Plutao deixou de Desenho tйcnico Premium By markusnegro MapTa

Read More