Trabalho academico

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL MARCIA REGINA LACERDA BARROS PEREIRA BRASIL UM PAÍS DE CONTRASTES: DA REALIDADE A FIC ar 8 to view nut*ge Salgueiro-PE 2011 pois misérias e desigualdades marcam a história de muitos países e de milhões de pessoas há séculos. O nosso país infelizmente esta nesse rol, por isso temos um grande desafio, pois as desigualdades esta presente em todos os setores da sociedade.

Portanto através desse trabalho que foi embasado através do documentário “Ônibus 1 74” de José Padilha iremos apresentar questões fundamentais para o entendimento e muitos problemas do nosso pais sendo elas questões sociais, pol(ticas, das drogas, do poder da m[dia e assim por diante; não deixando de destacar o papel do assistente social que muitas vezes abraça algumas lutas sozinho, sem a ajuda, mais importante que se espera, que é a do governo.

DESENVOLVIMENTO Em meio a tantas mudanças causadas pela revolução das tecnologias vindo com o forte capitalismo, muitas vezes esquecemos de parar um pouco e refletir sobre esse sistema que a cada dia cresce e deixa muita gente alienada inclusive pela midia, sem ter se quer mesmo tempo de raciocinar onde se uer chegar.

Foi nesse sistema que que se começou o uso dos conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, ou mais especificamente, países ce s periféricos (marxismos), dos países periféricos é fundamentalmente sustentar os países centrais, de matérias-primas e mão-de-obra baratas, para os seus projetos, como explicam os princípios marxistas.

Nesse sentido, um dos importantes nomes da história na discussão do problema é o filósofo Karl Marx (1818-1883), que interpreta a miséria como um instrumento utilizado pelas classes dominantes. Para ele, a desigualdade é resultado da divisão de classes – entre aqueles que detêm os meios de produção e os trabalhadores, que só têm a força de trabalho para garantir a sobrevivência. “Como Marx mostrou, para que esse sistema funcione é necessária a existência de trabalhadores desprovidos dos meios de produção.

A desigualdade, portanto, depende do modo como a sociedade organiza a produção e a distribuição dos bens que consome”, declara Musse Nosso Brasil de tantas riquezas e belezas naturais, é uma país considerado subdesenvolvido onde as desigualdades ociais e os frutos das contradições inerentes ao capitalismo são vistas de todos os lados; infelizmente é um país repleto de disparidades e de políticos que não tem o mínimo de compromisso com a população, que simplesmente querem “mamar na teta” da administração pública à custa de nosso dinheiro, . orque vivemos em um pais cuja justiça é falha e favorece aos que tem mais poder e dinheiro, e que acaba ferindo o principio constitucional da isonomia que diz que “todos são iguais perante a lei sem nenhum tipo de distinção”, o que na realidade não é o que acontece. Pois vivemos tão acostumados à pobreza, a falta de emprego, de oportunidade, de educação de qualidade, que muitas vezes não nos damos conta de nossas leis que garantem isso.

Muitas vezes fechamos os olhos para a realidade PAGF3rl(F8 nossas leis que garantem isso. Muitas vezes fechamos os olhos para a realidade e nos deixamos seduzir pela mídia e pelo poder das imagens; diariamente assistimos nos noticiários casos de violência, drogas, prostituição e etc. e não procuramos tentar compreender por que isso acontece, até porque poucos são dotados de senso crítico; omo por exemplo, um caso que repercutiu em todo o país no ano de 2000.

Em junho do ano de 2000 0 Brasil parou frente às principais emissoras de do país para acompanhar o desfecho trágico de um caso onde um adolescente sequestrou um ônibus na cidade do Rio de Janeiro; aquela época lembro vagamente que toda a população se revoltou contra o garoto, POIS a midia os levou a isso, no entanto esse caso chamou atenção de do cineasta José Padilha que fez um filme baseado em um documentário real ‘Ônibus 174″e nesse filme mostra a realidade nua e crua de como se desencadeiam os problemas sociais.

Percebem-se muitos fatos camuflados do nosso dia a dia como, por exemplo, o poder que a midia tem sobre nós; pois no caso do rapaz que foi o foco principal mostrado, a única coisa que todos conseguimos ver a nossa frente é o fato de um marginal ter tirado uma vida, claro que não deixa de ocorrer esse fato triste e praticamente diário no nosso país, mas não enxergamos o que acontece por traz de todo esse processo, o porquê de todas essas mazelas existentes no nosso cotidiano, como no caso do filme que vem para mostrar exatamente isso o outro lado da história, o que existe por traz de cada Sandro o nosso pais; e com certeza o que não faltam são crianças e adolescentes com esse perfil e essa história, como podemos ver, são muitos exemplos mostrados e que levam ao triste fim que conhecemos PAGF história, como podemos ver, são muitos exemplos mostrados e que levam ao triste fim que conhecemos bem por estar sempre tão presentes.

A “invisibilidade” dos menores de rua no dia-a- dia dos centros urbanos brasileiros é mostrada claramente, eles estão em todos os lugares, em total abandono; são invisíveis perante a sociedade que devido a convivência diária com o roblema, passou a encará-lo de forma habitual e a incorporá- lo a rotina. Nas ruas a invisibilidade desaparecia quando eles realizavam assaltos e roubos, pois o medo estampado no rosto da vítima indicava a influência da sua presença. Também se registra no filme a calamidade das instituições carcerárias do Brasil que está falido, a precariedade e as condições subumanas que os detentos vivem hoje, são de muita violência. Os presídios se tornaram depósitos humanos, onde a superlotação acarreta violência sexual entre presos, faz com que doenças graves se proliferem, as drogas cada vez mais ão apreendidas dentro dos presídios, e o mais forte, subordina o mais fraco.

O artigo 50, XLIX, da Constituição Federal, prevê que “é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral”, mas o Estado não garante a execução da lei. Seja por descaso do governo, pelo descaso da sociedade que muitas vezes se sente aprisionada pelo medo e insegurança, seja pela corrupção. Mudanças radicais neste sistema se fazem urgentes, pois as penitenciárias se transformaram em verdadeiras “usinas de revolta humana”, uma bomba-relógio que o judiciário brasileiro riou no passado a partir de uma legislação que hoje não pode mais ser vista como modelo primordial para a carceragem no pa(s. Então diante todos esses problemas lembramo-nos da “questão s no país. questão social” onde suas principais manifestações que é a pauperização, a exclusão, as desigualdades, são tudo devido ao capitalismo, onde a partir do momento que são reconhecidas, percebidas, tornadas conscientes, e assumidas por um dos setores da sociedade, com o objetivo de enfrentá-las, torná-las publicas e enfrentá-las, passa a ter sentido. Baseando-se ainda no filme “Ônibus 174” podemos entender que a criminalidade é impulsionada pela necessidade de sobreviver e para o sustento dos vícios adquiridos na maioria das vezes para conseguir suportar a sua triste realidade; é como se eles encontrassem nas drogas um refúgio, pois o que eles queriam mesmo era ter um lar, carinho, enfim ter uma família.

Então tudo isso leva a entender que um adolescente revoltado e totalmente envolvido com as drogas e com a criminalidade, se deu por razões de carência de afeto, de apoio, principalmente de uma mãe ou seja faltou apoio para que ele ivesse uma vida diferente. Em momento algum se vê a intervenção do estado nesse filme, apenas de uma ONG e de uma assistente social que lutou de todas as formas por aquelas cnanças e principalmente pelo protagonista do filme “SANDRO” Um jovem revoltado sobrevivente da chacina da Candelária, caso esse que só veio à tona após o filme; isso mostra como a rn[dia tem o poder de mascarar as coisas e acobertar o que realmente acontece nesse sentido o descaso do governo com essas crianças sobreviventes dessa chacina.

Enfim; toda a problemática exposta nesse filme nos leva entender que a questão social hoje constitui um desafio, pois ela se apresenta de maneira bem preocupante devido a sua gravidade, onde as constitui um desafio, pois ela se apresenta de maneira bem preocupante devido a sua gravidade, onde as ações do profissional de serviço social são de suma importância. Nossa sociedade em que é movida por interesses distintos e contraditórios é necessário que o assistente social busque esclarecer e servir de ponte para decifrar as mediações que na atualidade permeiam a questão social desfazendo os seus nós, o mesmo tempo que procura projetar e dar mais visibilidade as formas de resistência e luta por vezes oculta, mas presentes na realidade.

Conclusão Para mudar essa triste realidade do nosso país é preciso fazer valer as leis dos direitos de cidadãos, mas para isso é necessáno acabar com diferenças sociais tão marcantes no qual faz-se necessário a implantação de políticas publicas que viabilizem esses direitos, através da educação de qualidade e condição de trabalho a todo o brasileiro em idade produtiva. Chega-se a conclusão ue os direitos mais básicos ão garantidos quando se idade, com uma boa extremamente injusto e desigual, com muitos pobres. A desigualdade encontra-se na origem da pobreza e combatê- la torna-se um imperativo de projeto social que deve enfrentar o desafio de combinar democracla com eficiência econômica e justiça social. ATIVIDADE 2 Jovem tenta estuprar adolescente em Salgueiro Uma adolescente de 15 anos sofreu tentativa de estupro neste domingo (23) na cidade de Salgueiro.

O crime só não foi consumado porque populares intervieram e conseguiram imobilizar o acusado, frustrando seus planos. A ocorrência conteceu por volta das 3h da madrugada de sábado para domingo, na Rua 18 do bairro COHAB OPINIÃO: Neste exemplo agora citado, de um crime cometido por um menor acontecido na cidade de salgueiro-PE, é mais um exemplo da falta de clareza, essa reportagem foi retirada de um blog, e as informações são muito limitadas, não se sabe qual real contexto existe por traz dessa brutalidade, fato muito triste, mais que como mutos outros crimes pode ter sido motivado por drogas, que infelizmente se tornou muito comum em nosso meio e que com certeza vai continuar levando a graves conseqüências sempre. PAGF8rl(F8

Política de gestão de pessoas

0

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO QUESTAO ESTRATEGICA – PROGRAMA DE

Read More

Análise da fragmentação, das forças

0

ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO, DAS FORÇAS COMPETITIVAS E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES José de Paula Barros Neto, M.

Read More