Trabalho sobre tcp/ip

Categories: Trabalhos

0

1. 0 QUE É? O TCP/IP é o protocolo de rede mais usado atualmente. O TCP/ IP (Transmition Control Protocol / Internet Protocol) não é na verdade um protocolo, mais sim um conjunto de protocolos – uma pilha de protocolos, como ele é mais chamado. Em 1974 surgiu o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet. Uma rede interligando diversas universidades permitiu o livre tráfego de informações, levando ao desenvolvimento de recursos que usamos até hoje, como o e-mail, o telnet e o FTP, que permitiam aos usuários conectados trocar informações, acessar outros

Swipe to page computadores remo ora to view nut*ge 2. INTRODUÇÃO A HI rquivos. Nos anos 60, o principal setor estrat gico americano, Department of Defense – DOD se interessou em um protocolo que estava sendo desenvolvido/utilizado pelas universidades para interligação dos seus sistemas computacionais e que utilizava a tecnologia de chaveamento de pacotes. O interesse do DOD estava no desejo de manter a comunicação entre os diversos sistemas espalhados pelo mundo, no caso de um desastre nuclear.

O problema maior estava na compatibilidade entre os sistemas computacionais de diferentes fabricantes que possuíam iferentes sistemas operacionais, topologias e protocolos. A integração e compartilhame compartilhamento dos dados passou a ser um problema de difícil resolução. 3. DEFINIÇAO E OBJETIVO O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior.

O modelo TCP/IP de encapsulamento busca fornecer abstração aos protocolos e serviços para diferentes camadas de uma pilha de estruturas de dados (ou simplesmente pilha). 4. FUNCIONAMENTO TCP/UDP TCP – Etapas: Estabelecimento da conexão Envio dos dados . com seqüenciamento, correção de erros, eliminação de duplicatas e controle de fluxo) Encerramento da conexão • Modo Full-DupIex • Método de envio do tipo de janela deslizante • usa algontmo three-way handshake na fase de estabelecimento da conexão.

UDP – UDP Recebe requisição da camada superior e entrega à camada IP• Cada operação de saída gera um único datagrama UDP, que será encapsulado num datagrama IP• Na estação receptora, a camada UDP recebe o datagrama IP, envia os dados à camada UDP, que repassa-os à camada superior. . HANDSHAKE O handshake é utilizado em protocolos de comunicação, tais como: FTP, -rcp, HITP, SMB, SMTP, POP3 etc.

Assim você consegue fazer uma conexão entre duas máquinas só esperando o serviço a ser disponibili shake triplo é necessário disponibilizado. Um handshake triplo é necessário porque os números de sequência não são vinculados a um relógio global na rede e os protocolos TCP podem ter mecanismos diferentes para captar o ISN (Initial Sequence Number) O TCP provê um serviço de transmissão de dados orientado ? conexão, ordenado, confiável, em full-duplex.

Mas, para garantir tudo isso, ele causa também um grande consumo de recursos (overhead): Handshake de três transmissões (three-way handshake, 3WHS) para o estabelecimento de uma conexão; • Handshake de quatro transmissões (4WHS) para o fechamento de uma conexão; • Envio de mensagens de confirmação de recepção (acknowledgement, ACK); • Tempo de espera mínimo (time-wait) após cada conexão ser fechada para que ela possa ser reaberta. 6.

CONCLUSAO TCP/IP não é um protocolo único, é uma coleção de protocolos com arquitetura distribuída em 4 camadas que se distribuem obre as camadas do modelo OSI: aplicação, host host, rede e física. A camada física não é descrita na arquitetura TCP/IP apesar de ser a base para a comunicação entre a aplicação e a rede. O protocolo IP é a base da arquitetura pois atribui endereços lógicos aos dispositivos e as redes e assim consegue definir o caminho para levar os pacotes da origem ao destino.

TCP e UDP são protocolos da camada de transporte e tem como função principal a entrega de dados (segmentos) aos dispositivos des PAGF3ÜFd tem como função principal a entrega de dados (segmentos) aos dispositivos destinos. O TCP é um protocolo orientado ? onexão e assim garante que os dados cheguem na ordem certa ao seu destino. O UDP ao contrário, é não orientado a conexão e não garante a chegada dos dados ao destino. A importância do conjunto de protocolos TCP/IP está totalmente ligada ao sucesso da Internet.

Estes protocolos, apesar de suas limitações em termos de roteamento, cada vez mais, estão se tornando a base de aplicações que são disponibilizadas e necessárias à Internet. O sucesso deste conjunto de protocolos implica inclusive no sucesso ou não da aplicação de outras tecnologias de comunicação. Atualmente podemos citar a tecnologia ATM omo sendo uma das tecnologias que necessitam de artifícios de software para suportar aplicações ‘P.

O grande e crescente número de aplicações IP garante uma sobrevida ainda sem previsão de término à este conjunto de protocolos que já entraram para a história das comunicações. Atualmente, “falar TCP/IP” é condição básica para que um dispositivo entre na grande rede. 10. REFERÊNCIAS ALMEIDA. José Lira. A informação imediata. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002. WIKIPEDIA, a enciclopédia livre. GOOGLE;…

Segurança do trabalho

0

“O bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros” Esta máxima, sempre verdadeira, ilustra bem o conceito

Read More

Acadêmicos na escola – projeto coletivo de extensão

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ACADÉMICOS NA ESCOLA Projeto de extensão apresentado à disciplina de

Read More