Trabalhos

Categories: Trabalhos

0

Principio de funcionamento O circuito utilize o componente mais apropriado para a realização de um timer (O timer integrado 555). Na configuração monoestável, quando a entrada de disparo que corresponde ao pino 2 é aterrada por um momento, a saída que corresponde ao pino 3, vai ao nível alto. Para aterrar a entrada 2 provocando o disparo e portanto o início da temporização, usamos um artificio interessante: quando a alimentação é estabelecida pelo pressionar de SI que liga a unidade, o circuito encontra o capacitar C2 descarregado e ortanto com uma tensão nu81a nos seus terminais.

Isso equivale a aterrar por um ins fração de segundo el por razões práticas maior que 2200uF e limita o tempo de aci OFY 0 0 555, já que numa r de IOK. _ or não pode ser Swip view nent page ue uns 2. 2M o que a mente 4800 segundos resultando em algo em torno de 1 hora e meia. Na prática, não se recomenda chegar a tanto, pois o circuito tende a instabilizar. No entanto, o leitor pode ter a sorte de Sv. ‘ipe to View next page -lal Studia de usar um capacitor realmente de boa qualidade com poucas ugas, e isso não vai vir a ocorrer.

A precisão da temporização depende apenas do ajuste do circuito. Usando um cronômetro ou relógio comum é possível estabelecer uma escala com boa precisão para o potenciômetro. Quando a temporização termina, a saída do 555 vai ao nível baixo e com isso o transistor corta a alimentação do circuito. Constatado o funcionamento do aparelho, é só usá-lo. Para isso, basta ligá-lo á rede de energia e, na sua saída, a carga que vai ser controlada.

Ajusta-se o tempo desejado e aperta-se por um instante SI. Veja que Pl sempre deve ser ajustado antes de se apertar SI . Para rearmar e obter nova temporização é conveniente esperar um pouco para que o capacitar C3 se descarregue completamente. Para que isso aconteça de modo instantâneo, pode-se incluir um interruptor de descarga em paralelo com este componente. Aplicações As minuterias são muito uteis em muitas aplicações domesticas, no laboratório e mesmo em escolas na realização de experimentos.

O circuito que descrevemos aqui é o que há de mais básico neste tipo de aplicação: um timer com o famoso 555 que des escrevemos aqui é o que há de mais básico neste tipo de aplicação: um timer com o famoso 555 que desliga uma carga e a si mesmo depois de um intervalo de tempo. Dentre as aplicações possíveis para este circuito, sugerimos as seguintes: . Desligar televisores e aparelhos de modo automático, se o leitor tem o costume de dormir com estes aparelhos ligados. . Desligar automaticamente aquecedores e fogareiros elétricos depois de um tempo ajustado, evitando a queima do alimento. Desligar de modo automático sistemas de banho de luz para evelação de fotografias ou outros processos químicos. . Apagar automaticamente luzes de varandas, jardins ou corredores depois do acionamento. Outras aplicações podem ser facilmente imaginadas pelo leitor, principalmente as que envolvem máquinas industriais e automatismos. Até mesmo circuitos de robótica e mecatrônica podem utilizar esses sistemas de desligamento automático em algum processo. Trabalho de EGI Minuteria com o circuito 555 Alunos: Lucas Tadeu Batistele Romero Douglas Soares da Costa Turma: ELE 2-A 3

Conceituação da educação física

0

De acordo com a Lei no 10. 793, de 10 de dezembro de 2003, no Brasil a Educação F[sica está

Read More

Atividade de introdução ao trabalho científico

0

UNIVERSIDADE SALVADOR- UNIFACS CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL PÓLO – FEIRA DE SANTANA AUTOR (A): Jacira Ferreira de Araújo NCLUSÃO

Read More