Tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao marketing na comunicação

Categories: Trabalhos

0

Resumo O objetivo desse artigo é dissertar sobre o tratamento estratégico que as empresas dão as ferramentas de suporte ao marketing na comunicação. Para complementar minha argumentação, baseei este artigo nos livros dos autores: Duda Pinheiro e Las Casas. 1. 1 ntroduçáo O cenário em que o marketing está inserido mudou e tem mudado constantemente. A globalização, assim como transformações na e mudanças. Dentre el surgimento de marca pro ou extremamente si conforme exemplifi PACE 1 ar 7 livro “Comunicação Integrada de Marketing uiu para essas ativas foi o rísticas idênticas os consumidores, eiro em seu ” – 2009″. odemos citar que antes da década de 50 (quando o Brasil começou a se modernizar) as pessoas não tinham opções. Era uma marca apenas de sabonete, de xampoo, etc. não tinha essa infinidade de escolhas. Com essa vasta quantidade de produtos à disposição, os consumidores também sofreram uma mutação, passaram a ditar regras, a avallar o produto não apenas pela sua função básica, mas pelos seus valores e atributos, pelo diferencial que fizesse a escolha valer à pena. Os consumidores tornaram-se extremamente exigentes e seletivos.

Para sobreviver em meio à grande massa de produtos e erviços, as empresas aproximaram-se cada vez mais de seu público, entendendo suas necessidades e desejos, antes mesmo dos consumidores terem essa percepção. As organizações se dedicaram a estudar e entender o comportamento dos em geral, e principalmente no ambiente digital, que de acordo com o autor Las Casas [1] (2009, pag. 44) é um dos grandes desafios das empresas nos dias atuais. Segundo o autor, os consumidores que interagem no ambiente digital gradativamente estão assumindo comportamentos dinâmicos, inquietos e contestadores (por serem usuários de variadas tecnologias).

Com surgimento da Web 2. 0 os consumidores começaram a criar seu próprio conteúdo na rede e a compartilhar opiniões, informações, desejos e interesses sem a necessidade da participação das empresas nesse ambiente. Com essa interatividade, os consumidores digitais consideram muito mais a opinião de outros internautas e amigos na hora da decisão da compra, as vezes não levando tanto em consideração a campanha de publicldade de massa realizada pelas empresas. Citando um exemplo dessa interatividade, vou usar um fato que aconteceu comigo.

Eu queria comprar um artigo pela internet e antes de fazê-lo, li lgumas opiniões de outras pessoas, que me fizeram decidir por outro produto. Ou seja, essa interatividade tem mudado o comportamento desses consumidores. Seguindo o raciocínio do autor, as empresas que desejam se relacionar com o novo consumidor precisa aprender rapidamente como adenr à mudança de comportamento desses consumidores, participando ativamente dos novos canais de interatividade nos quais esses consumidores estão inseridos.

Surge então o estudo da comunicação integrada: como utilizar de todas as ferramentas disponíveis no mercado, sejam elas interativas ou não. 2. Comunicação Integrada de Marketing e sua integração A Comunicação se faz presente desde o sur PAGFarl(F7 A Comunicação se faz presente desde o surgimento de um produto, quando uma necessidade fol detectada. Ela tem sido de grande importância no mercado que nos encontramos, altamente competitivo. O autor Duda Pinheiro cita em seu livro que para praticar a Comunicação Integrada de Marketing é preciso primeiro definir os objetivos de marketing e de comunicação.

Tendo esses objetivos definidos é possível a seleção de uma ou mais ferramentas que mais se adequem aos objetivos, e a escolha das melhores mídias e pontos de contato, de acordo com o público-alvo. Essa firmativa faz toda a diferença: as empresas precisam dlreclonar a campanha e seus meios para um público que terá acesso a essa informação, caso contrário serão esforços em vão. Como o autor diz em seu livro, as empresas precisam ter um pensamento estratégico de como integrar as midias e seus veiculos de comunicação de forma adequada, pois nem sempre todas as midias precisam ser utilizadas.

Esse estudo é importantissimo para o resultado final. O autor Las Casas (pág. 23) defende que uma empresa nos tempos atuais deve praticar marketing de forma diferenciada. Para mim isso é um pouco óbvio, afinal com tantas marcas nas ratelerias, o grande desafio do matketing integrado é destacar essas marcas e para isso, utiliza-se da integração de todas as ferramentas disponíveis e que seja coerente com o objetivo. Mesmo com o advento da tecnologia e novas midias surgindo, não creio que o marketing tradicional vá acabar pelo menos não nesse momento.

O alcance que uma Televisão tem, por exemplo, é muito grande. Entreta PAGF3rl(F7 menos não nesse momento. O alcance que uma Televisão tem, por exemplo, é muito grande. Entretanto há novas formas de comercialização que não devem ser negligenciadas pelas empresas, afinal, esse é um nicho que tem crescido isparadamente. Las Casas apresenta algumas ferramentas ou atividades necessárias para a aplicação do um novo marketing, são elas: Redes Sociais, Redes de Relacionamento, Blogs, Microblogs, E- branding e Second Life.

Além das citadas acima, não podemos nos esquecer das outras midias, que não são necessariamente interativas, mas tem grande importância na construção de um relacionamento e divulgação da marca, sendo elas Busdoor, Metrô, Serial Events, além das mídias tradlcionais: Televisão, Rádio, Revista, Jornal, Cinema e Internet. Além dessas midias, hoje em dia tem se feito muito o uso das ferramentas promocionais, omo destaca Duda Pinheiro em seu livro: Propaganda, Relações Públicas, Promoção de Vendas e Merchandising.

Uma vez que o mercado tem um leque de opções e ferramentas com as quais pode trabalhar, cabe ao profissional de marketing entender melhor cada uma delas e fazer uma integração dessas ferramentas, levando em consideração o comportamento do consumidor, quem é o público-alvo e como a comunicação deve ser feita. Abaixo citarei algumas dessas ferramentas que estão em destaque e tem sido muito utilizadas. 3. Redes Sociais e o Marketing A popularização da Internet faz com que as organizações de uma aneira geral desejam estar representadas nela, seja por sites próprios ou pelas redes sociais (Las Casas – paga 63).

Na verdade essa teoria virou uma regra. Em mlnha opinião, um sit sociais (Las Casas – paga 63). Na verdade essa teoria virou uma regra. Em minha opinião, um site não é mais um diferencial, passou a ser como um cartão de visita. As redes sociais e digitais utrapassaram a barreira do off Ilne e on line. Isso modificou as formas de relacionamento entre as pessoas e a informação. A relação baseia-se na troca, na interação social. Para alguns teóricos do marketing essa “troca” e informações pode ser determinante na decisão da compra. ? o termo antigo “boca-a-boca”, mas repaginado, virtual e com uma característica unica: a mensagem fica registrada e pode se multiplicar. Ao contrário do termo original, ela não se dissipa no ar, ela é duradoura. Porém, com as constantes atualizações no mercado digital, as organizações precisam ter uma atenção quase que diária, observar as melhores práticas, métodos e processos, e o mais importante: identificar oportunidades. As redes sociais mais famosas são: Orkut, Facebook, Twitter, My space e Youtube.

Muitas empresas viram essas redes como uma portunidade, afinal elas podem se comunicar com seus clientes a hora que quiserem (quase que 24hs por dia), entender o que eles pensam e descobrir suas opniões, divulgar alguma promoção ou informação relevante, utilizando uma midia gratuita. 4. Case de Sucesso: CO, A mudou seu posicionamento há algum tempo. Ela não é mais uma loja “popular”. Seu conceito agora é de moderno, afinal o slogan resume tudo: “tá na moda, tá na C&A”. A empresa divulga em mídias tradicionais, como televisão, Rádio e Revista.

Ultimamente ela tem contratado celebridades. Uma contratação em Dezembro foi bastante comentada: Ultimamente ela tem contratado celebridades. Uma contratação em Dezembro foi bastante comentada: ninguém menos que Beyoncee, famosa cantora pop americana. Eles divulgaram-na através do youtube, foi ao ar em rede Naclonal em horário nobre, fizeram anúncios em revistas e jornais. Outra ferramenta de marketing que a tem utilizado é de Merchandising, citando como exemplo a loja do shopping Iguatemi, em São Paulo.

Eles modificaram-na por completo, criando um espaço como se a consumidora estivesse em um desfile de modas. Todo o layout da loja está mais moderno, com espelhos, iluminação clara, lustres, luzes coloridas da escada olante, além das roupas estarem disponibilizadas como se estivessem em um closet. A empresa também utiliza das mídias sociais para divulgar eventos e informações relevantes. Eles também investem em outros veículos, como Eventos. A CO, participou da última edição do São Paulo Fashion Week, com uma coleção inovadora de Outono/lnverno.

Outra forma de divulgação que eles utilizam é o merchandising em Televisão, em novelas, quando os personagens aparecem em cena com sacolas da loja. O resultado é que acredito que a tem aumentado seu market share. Tiro isso como uma conclusão minha, afinal toda ez que entro em alguma loja da C&A, a mesma encontra-se cheia e as consumidores saem sempre com uma sacola, nem que seja para comprar um acessório. O que nos mostra que toda essa variedade de comunicação tem surtido efeito. Eles estão sabendo integrar as ferramentas de marketing, utilizando-as de forma inteligente e eficaz. . Conclusão A comunicação integrada de marketing é essencial para PAGFsrl(F7 eficaz. A comunicação integrada de marketing é essencial para obter sucesso no mercado. Os profissionais precisam entender além das ferramentas, a empresa e seu público-alvo, para descobrir ual é a melhor maneira e quais as melhores ferramentas para chegar ao objetivo final (que podem ser interativas ou não). Além disso, os profissionais precisam estar atentos ao que está para surgindo e identificar oportunidades.

Outros meios de comunicação estão surgindo, com foco em interação. Como consequência surge também novos consumidores, mais exigentes e seletivos. As empresas precisam entender esse novo consumidor e o cenário em que ele está inserido. Um case de sucesso foi citado, mostrando como uma estratégia e comunicação bem estruturada e organizada alteraram todo posicionamento de uma empresa, e como a utilização dessas midias integradas podem contribuir para o sucesso de uma organização, quando bem utilizadas.

O resultado alcançado por essa resenha foi a reflexão sobre a importância da utilização da Comunicação Integrada nas empresas e de como as ferramentas de marketing são importante para o sucesso de uma campanha/empresa. Todas as citações do autor Las Casas, AL foram retiradas do livro: “Marketing Interativo – a utilização de ferramentas e midias digitais” – cas casas, A. L, 2009, saint paul Editora. 2 Todas as citações de Du ram tiradas da apostila

Resenha do filme desmundo

0

Resenha. Filme: “Desmundo”. O filme começa com o fundo cronologico de 1570, contando a história de Oribela uma jovem portuguesa,

Read More

Assistência de enfermagem em frente ao aborto: revisão de literatura

0

SUMÁRIO I TEMA E SUA DELIM TAÇÃO… 2 JUSTIFICATIVA…. 6 3 PROBLEMA DA PESQUISA. 4 HIPOTESE…….. or2s 5 OBJETIVO…………… to

Read More