Trivinos

Categories: Trabalhos

0

Questões preliminares básicas Situa necessidade de disciplina intelectual em relação à escolha de um pólo teórico- metodológico, entendendo como indisciplina a falta de rigor científico, o ecletismo, e a falta de coerência entre discurso e prática. Ressalta a importância da Visão de homem e de mundo, “decisão e ontológica e gnosiológica do investigador’ (p. 13), ou seja, as bases filosóficas, compreensão fundamental para definição epistemológica.

De modo geral a formação em nível de graduação não situa satisfatoriamente o acadêmico nesta discussão, de como evoluiu o pensamento na n ut page busca do conhecime O grande embate filo se foi a idéia, a consciência, ou se fo questionamento sob OF2 p o que veio primeiro, se do bate se originaram duas grandes vertentes filosóficas: idealismo filosófico e materialismo filosófico. E destas se originaram dois outros questionamentos, os quais são: o mundo é cognoscível ou não? E o outro: qual o critério da verdade? para o idealismo filosófico o espírito, a consciência tem primazia sobre o material.

Ele se divide em: idealismo subjetivo e idealismo objetivo. No idealismo subjetivo “a única realidade é a consciência do ujeito” (p. 19), ele é representado pelos filósofos Berkeley (1685-1753), Hume (1711-1776) e FiChte (1762-1814). No idealismo objetivo a base primária é a consciência objetiva, consciência suprema, Hegel (1770-1831) é o grande nome que o representa. Na Filosofia Moderna ele se expressa no personalismo e no neotomismo. Ele se encontra também na base das religiões. O idealismo subjetivo não admite a idéia de o mundo ser cognoscível, já no idealismo objetivo existem correntes que admitem.

Quanto ao materialismo filosófico, este explica o mundo, o omem, a vida, a partir das descobertas e das verdades científicas. “A essência do mundo é a matéria, e a matéria é anterior a consciência” (p. 23). As suas raízes estão nos povos antigos do oriente. Entretanto, devido a hegemonia da Igreja, durante a Idade Média, ele se manteve sufocado, reascendendo no século XVI com Francis Bacon (1561-1626), e com Thomas Hobbes (1588-1679), e mais tarde com o movimento dos enciclopedistas franceses. As descobertas científicas do século XIX, principalmente as de Darwin, também influenciaram fortemente a sua construção

Rotina de dp

0

Práticas trabalhistas PROCESSO ADMISSIONAL O candidato aprovado e apto a exercer cargo dentro de uma empresa no ato de sua

Read More

Fundição

0

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA Curso de Fabricação Mecânica Disciplina: Tecnologia de Produção Professor: Nelson Rampm Filho OF8 p estipulado.

Read More