Valores

Categories: Trabalhos

0

TEMA: VALORES O homem é um ser incompleto. Para viver, depende da ajuda de outra pessoa e precisa se prover de diversas coisas. Precisa de carinho, amizade, alimentos, moradia, cultura, lazer… Tudo aquilo que necessitamos torna-se valioso para nós. Valor é, pois uma qualidade que atribuímos aos seres. Para simplificar, denominamos valores os seres com as qualidades atribuídas por nós. Alguns valores são importantes ou necessários para todas as pessoas. São os valores universais. Por exemplo: os alimentos e o ar. Outros são restritos a um povo ou a uma faixa de idade.

São alores particulares. A bicicleta, por exemplo tem bastante valor Swipetoviewn ‘t p para você, mas não p Certas brincadeiras s adultos. O PREÇO DOS VALO Em nossa sociedad que vive no gelo. nças, mas não pelos nte um preço. Não são adquiridos ou usufruídos de graça. Para adquirir comida, roupa, livro, bicicleta é preciso pagar. Paga-se também para ver filmes, jogos, para participar de festas, viajar, etc. Alguns bens adquirem às vezes um exorbitante. As obras do pintor Van Gogh são um exemplo. Enquanto viveu, sua pintura não foi bem recebida pela critica. Ele morreu desconhecido.

E hoje, sua pintura é reconhecida e admirada no mundo todo. Tanto que, recentemente, um dos seus quadros custa 82,5 milhões de dólares. Felizmente, muitos valores não nos custam dinheiro algum, o ar que respiramos, amizade, amor de n Sv. ‘ipe to View next page nossos familiares, honestidade, a solidariedade… QUAL É O SEU VALOR? No atual estágio de evolução da humanidade, a pessoa ainda não é valorizada como deveria. A sociedade de consumo em que vivemos leva-nos leva- nos a supervalorizar os bens materiais em detrimento de nosso valor como pessoas inteligentes, livres e esponsáveis, capazes de amar e semelhante Deus.

MUNDO MUDO O velho Que bateu á minha porta Não queria pão, Nem roupa, Nem dinheiro queria! Ele queria papo, Queria conversa. Ah! O mundo é mudo. Mila Ramos. TIPOS DE VALORES É característica do ser humano avaliar tudo. Como necessitamos de muitas coisas é natural que analisemos e julguemos o que é melhor para nós. Ao fazer isso, estamos estabelecendo valores. Para compreender melhor os valores, vamos dividi-los em quatro grupos: VALORES MATERIAIS: Satisfazem necessidades do corpo: alimentos roupas, casas, brinquedo, carro calçados, alguns são ndispensáveis ( alimentos) outros não.

Alguns úteis outros supérfluos. ” Dinheiro tem valor quando se asta. Um pedaço de papel, é u papel. 2 literatura, a musica, o teatro a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a fotografia – cada uma das artes é a fonte de prazer e alegria, necessários à existência humana. Cada individuo. Cada geração. Cada sociedade tem seu gosto artístico.. É lamentável que a pobreza prove da convivência com as artes grande parte da humanidade. Assim, o aprimoramento do gosto artístico restringe-se às pessoas bem alimentadas, saudáveis e om certo nível de instrução.

VALORES MORAIS: referem-se às relações das pessoas em sociedade. Exemplo de valores morais: o amor, a justiça, a verdade, a honra, a honestidade, a liberdade, o caráter, a responsabilidade. Os valores morais são indispensáveis ? convivência humana. por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se pratica justiça e a verdade. VALORES RELIGIOSOS E ESPIRITUAIS: os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens e vice-versa. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, elo e verdadeiro e justo.

Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. Exemplo: a fé, a esperança e caridade. 3 3 – Localize no caça-palavras 13 ( treze) valores que necessitamos para viver e depois escreva as palavras que você achou. A MO R SC XA ZH O N ESTIO ADE QP D FTI_J R MSFH Ul P MG D SXO LD G JUA LI MEN TO STSV B DV FEU R TYU ZG FH AVAROU R SE Ta V N MUI A YU ER MU LIJ XI TR VIR STV V D D F R FD SFG XD SC V D XD ESZN ROUP A STEFH J K LSMDCAR STD R DEB H LO UTO OMO RAD TC U L TU R A V BN FG H K R ESP EYTOJGCA 00 SH ATIVI DADE 02 LETK YQ ID K UAD O que é valor? – Porque o texto afirma que o homem é um ser incompleto? 3- Qual é a diferença entre o valor universal e particular? Dê exemplo de casa um. 4 – A religião é importante 0as? Por que? 7 – Cite quatro tipos de valores e seu significado. 8 — Faça um acrostico sobre valores universais e valores particulares. 9 – Dê exemplos de valores religiosos, materiais, morais e estéticos: 10- O que são valores estéticos? S pertence: como objetos, respeito amor… PRUDÊNCIA: é controlar os próprios atos para evitar consequências desagradáveis. FORTALEZA: é a coragem de agir corretamente, mesmo diante de dificuldades.

HUMILDADE: é reconhecer os próprios limites e agir de acordo. TEMPERANÇA: é ser moderado nos próprios atos ( como comer, beber, praticar esportes,) para não prejudicar a saúde. OBEDIÊNCIA: é acatar voluntariamente leis e normas dos superiores. Os principais v[cios são: PREGUIÇA : é andar ou proceder com moleza e lentidão. ÓDIO: é rancor, raiva, antipatia, profunda e duradoura que se sente por alguém. INJUSTIÇA: é falta de justiça, violação dos direitos de alguém. IMPRUDÊNCIA: (imprudente) é aquela pessoa descuidada, desmazelada , desleixada que age com impulso e que não tem cautela.

DESOBEDIÊNCIA é nao ter disposiçao para obedecer a normas ou ATIVIDADE OI Leia as questões a seguir com atenção, pense e responda: 1 — Cristina, mesmo com problemas de saúde na família e com problemas financeiros, conseguiu, com esforço, boas notas, não faltou às aulas, conservando-se otimista( pessoa que acha que tudo vai dar certo) apesar das dificuldades. Que virtude sobressai em Cristina: ) Prudência ) Fortaleza ) Preguiça ) ) Injustiça 2 – João, rapaz inteligente, e deve haver ordem e acata os conselhos e normas que deles recebe.

Que virtude João está praticando? b ) ( )Fortaleza c ) ( ) Obediência d ) ( ) Humildade 3 – Jorge, muitas vezes não pensa no que faz, nem mede as consequências dos seus atos. Na ultima semana, teve a ousadia de passar em alta velocidade por um sinal vermelho. E o seu carro foi de encontro a um ônibus. Felizmente não houve danos pessoais. Ao ultrapassar o sinal vermelho, ele faltou contra: b) ( ) Humildade c) ( ) Temperança d) ( ) Prudência – Pedro , pedreiro de profissão, recebeu adiantado certa importância por um muro que ia levantar.

Trabalhou dois dias e abandonou o serviço sem conclui-lo. Ele cometeu uma: ) Temperança 5 – É expressamente proibido fumar no colégio. Danilo inconformado, sempre acha um jeitinho de acender seu cigarro no pátio, ele esta cometendo um ato de: a) ( ) Desobediência c) ( ) Odio ) emperança 6 — Emiliano, apesar da insistência dos pais e do barulho do despertador, costuma demorar-se muito na cama e, como consequência, chega frequ trasado no colégio.

Assistencia social

0

SÉRIE: TRABALHO E PROJETO PROFISSIONAL NAS POLÍTICAS SOCIAIS Este texto foi publicado inicialmente em 2007 na forma de cartilha intitulada

Read More

Peca

0

Limeira,04 de Maio de 2009 AT:PRO ARCO PATAGONIA A-TRANSPORTADOR CONTINUO (LONA TRISCADA) ransportador A de 4. 500 de comp. X

Read More