Variação linguística x diátopica e diafrática

Categories: Trabalhos

0

[pic] cr Swipe to page socio-cultural dos indivíduos. Compreender a realidade linguística é também conhecer a formação histórica e social e sobretudo entender o preconceito que existe para com aquelas pessoas que não são dominantes da norma culta, imposta por gramáticos, que infelizmente não levam em consideração alguns aspectos sobre os quais o individuo adquire determinada forma de falar. 2. DESENVOLVlMENTO A nossa linguagem é muito complexa, formada por símbolos, mensagens, códigos, podemos compará-la a um grande mistério das letras.

Tamanha variação, dá-se por diversos fatores aos quais destacamos ás relacionando ao meio de orgem, designada variação diatópica e ao meio sócio-cultural, designada variação diastrática. A primeira corresponde a variação que ocorre de local para local, característica de uma região ou continente, considerando os obstáculos naturais e as grandes distâncias. , por exemplo temos a variação baiana, variação curitibana, carioca, paulista etc…

Num espaço de trabalho por exemplo, observamos esta variação, visto que, convive-se com pessoas de diversas regiões, o que resulta uma variação não só linguistica como também fonética e gramatical, como por exemplo o uso dos pronomes; No nordeste há uma preferência pela posposição gramatical de negação ” sei não”, enquanto no sudeste têm-se “nao sei”; uso do artigo definido: “Falei com Fernanda Nordeste), falei com a Fernanda (Sudeste)”. os falantes e sua organização sócio cultural, na qual destacamos a classe social, o contexto social, idade, sexo. Por exemplo, a situação contexto social, muito conhecida, a pessoa muda sua fala de acordo com seus interlocutores (se este é mais velho ou e uma hierarquia superior); segundo o lugar que se encontra em um bar, em uma conferência; segundo a idade, se esta for inferior tem-se a presença de gírias e vocabulários reduzidos, e segundo o sexo, a presença de palavras diminutivas como bonitinho e adjetivos caracteriza o sexo feminino.

Por tanto são essas variações que determinam e caracterizam o individuo revelando sua identidade, seus costumes e sua forma de agir. Não é preciso preconceito, uma vez que devemos adaptar-se ás diferentes linguagens , principalmente no ambiente de trabalho, o ambiente escolar. A língua não é imutável, seus símbolos uma vez combinados, gera entendimento, é preciso coesão, coerência e sobretudo auto-confiança na fala, principalmente no aspecto profissional, em que é necessário um poder de persuasão aguçado. . cONCL1_JSAO A língua é o código mais complexo utilizado para se comunicar, daí entende-se sua multiplicidade de formas. Suas variações relacionados ao meios já citados anteriormente e a outros diversos aspectos revelam a identidade do individuo. Portanto com o estudo dessas diferentes formas, chegamos a onclusão de que a linguagem é o fator determinante para o sucesso, essencial ao desenvolvimento do intelecto, para o desenvolvimento das relação pessoais e profissionais.

Já parou para pensar que nossos atos sempre correspondem a um gesto, a uma palavra? então nada t profissionais. Já parou para pensar que nossos atos sempre correspondem a um gesto, a uma palavra? então nada teria sentido sem esse “código da vida”. No dla-dia deparamo-nos com pessoas de várias origens, porém mesmo com aspectos semânticos e fonéticos distintos temos a apacidade de adaptação e adequação ao processo em questão. Não existe língua melhor, maior que a outra, existe sim identidades e culturas diferentes.

No trabalho , na faculdade, ou em outra situação devemos sempre aprimorar, levando ao entendimento e a clareza de idéias. 4. REFERÊNCIA BI BLIOGRÁFICAS FIORIN José Luiz, Introdução á Lingü[stica: I Objetos teóricos. 2aed. São Paulo. Contexto. 2002. WWW. unoparvirtual. com. br, webaula/disponível em 02/08/2010. Acesso em 19/08/2010. MUSSALIN, Fernanda; BENTES Anna Christina. Introdução á ed. São Paulo. Ática, Linguística: Domínios e Fro

Marketing

0

Eficácia operacional não é estratégia Para o especialista tanto eficácia operacional como estratégia são essenciais para o desempenho superior, que,

Read More

Sistema financeiro

0

1 INTRODUÇAO O presente trabalho refere-se a uma abordagem sobre o Sistema Financeiro Nacional, com o objetivo de aprofundar os

Read More