Avaliação de impacto ambiental: implantação de um plano de sistema de gestão ambiental em um condomínio residencial.

Categories: Trabalhos

0

Avaliação de impacto ambiental: implantação de um plano de sistema de gestão ambiental em um condomínio residencial. Premium 3 andreiarm anpcTIR IO, 2012 | E pagos [picl Avaliação de Impacto Ambiental: Implantação de um Plano de Sistema de gestão Ambiental em um condomínio residencial. ASSI,N. ; CARVALHO,K. ; DOMINGOS,H. ; FLÔRES,F. ; RODRIGUES,A. ; ZANINI,A. or6 to view nut*ge Introdução Atualmente, o paradigma do desenvolvimento sustentável vem influenciando diretamente a construção de novos prédios e o desenvolvimento econômico e social dos países, que visam m melhoramento contínuo em suas atividades, tentando assim entrar em harmonia com o meio ambiente provocando cada vez mais, impactos menores. No processo de urbanização o grande desafio das cidades é o crescimento e o desenvolvimento urbano que proporcionem a geração de riqueza, qualidade de Vida e qualidade ambiental para os seus presentes e futuros habitantes (ARAÚJO e CARAM, 2006).

A verticalização seria, então, “o processo de adensamento de trabalho tem por objetivo implantar um sistema de gestão ambiental (SGA) em um condomínio localizado na Zona Sul de São Paulo — SP, visando obter informações a respeito do consumo de energia elétrica, água, atividades comumente realizadas dentro do condomínio, entre outras atividades que possam afetar diretamente o meio ambiente, a fim de criar uma proposta de melhoria. 1 .

Metodologia Foi escolhido para a implantação de um sistema de gestão ambiental, o Condomínio Nossa Senhora do Sabará, situado na Zona Sul de São Paulo, com uma torre de treze andares contendo quatro apartamentos por andar de com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, totalizando cinqüenta e ois apartamentos e uma área interna de 57,09 m2 e, na área externa, o condomínio possui 01 depósito para lixo, coleta seletiva de lixo,l playgrounds, uma quadra poli esportiva, um centro comunitário com 2 banheiros, um salão de festas para o bloco com d01S banheiros, uma copa, uma churrasqueiras, uma guarita e vagas de estacionamento . O prédio possui um jardim de 7,5 m de comprimento e de largura, contendo uma rampa de entrada ao hall entre o jardim. Obtivemos nossos resultados através de entrevistas com o síndico e os moradores, avaliações de consumo de água energia, atividades que poderiam causar algum impacto ambiental, análise do ambiente interno e externo a fim de avaliar também a estrutura física do prédio. 2.

Levantamento de aspectos e im actos ambientais de todas as atividades realizadas dentr ínio Levantamento de aspectos e impactos ambientais de todas as atividades realizadas dentro do condomínio : Foi realizado o levantamento das atividades e seus devidos aspectos e impactos ambientais de forma que, entenda-se o quê realmente acontece na ‘ Vida” do condomínio. O prédio, possui uma área externa com um jardim e em volta ma parte de espécies nativas, como o pinheiro. É cuidada com freqüência mas, não possui um sistema de economia para energia para manutenção do jardim (utilização de máquinas,cortadores de grama) e, nem para o sistema de irrigação. (regar as plantas) Na ara externa também possui um playground, com um espaço de 26m2 para as crianças com uma vegetação pequena, bem cuidada freqüentemente e um centro comunitário, onde se localizam 2 banheiros usados diariamente pelas pessoas que utilizam o mesmo, uma quadra poliesportivas e salão de jogos.

Lâmpadas grandes e fluorescentes para economia de energia Na entrada do edifício, possui 3 tipos de halls com lâmpadas não fluorescentes o quê já implica para o aumento de consumo de energia mas, porém, é acionada por sensores de presença. No segundo hall após a entrada no mesmo, possuí o quadro de energia, do lado direito com manutenção e sem vestígios de má utilização. No terceiro hall de entrada, localizam-se dois elevadores, social e de serviço que ficam em utilização o dia inteiro, com baixa frequência de uso no período da tarde pois, uitos dos moradores, não estão em suas casas. Possui uma salão de festas no térreo com 2 banheiros, que não PAGF3rl(F6 em suas casas. ão usados com frequência, uma copa que possui um fogão com sistema de gás encanado e uma pia. As âmpadas, não são fluorescentes e não iluminam muito bem, dão uma sensação de escura por causa de sua cor amarelada. O edifício possuí 13 andares e, escadas de emergências com luzes por sensores de presença, em cada andar um hall com uma lâmpada não fluorescente, (todos os andares) e é acionada por ensores de presença também e em casos de falta de luz, luzes de emergências se acionarão em todos andares, inclusive no térreo. 3. Análise do Ambiente Externo e do Ambiente Interno avaliando oportunidades e ameaças, forças e fraquezas: 3. Ambiente Interno: O edifício recebe manutenção anualmente, o que proporciona um conforto maior para os usuários, porém, o bloco sofre em dias ensolarados uma vez que o quarto um recebe tanto calor que fica abafado causando desconforto durante os dias de verão A cozinha, não recebe luz solar e é fria o ano inteiro, os demais ômodos recebem luz durante o dia e entrada de ar. 3. 2 Ambiente Externo: O edifício está situado em uma avenida, o que é um fator tanto positivo quanto negativo, os moradores têm fácil acesso às rodovias principais da cidade de São Paulo através dessa avenida, porém, a poluição sonora e do ar são maiores devido ao grande numero de carros que passam por ali todos os dias. 4.

Avaliação do consumo d trica: Avaliação do consumo de Energia Elétrica: Foi realizada uma pesquisa no prédio sobre a conscientização e utilização de equipamentos com uso de energia. O resultado obtido é de que o prédio tem uma base de consumo de 444,3 kW/mês o quê chega a ser considerada grande para a população que não utiliza racionalmente o uso da energia uma vez que no condomínio também, não possui uma proposta de racionamento e bom uso da energia. 5. Avaliação do uso da água : pensar em sustentabilidade é pensar em conscientização ambiental para a população uma vez que é a mesma quem usa a natureza e precisa dela. Fizemos um questionário no qual perguntamos sobre o uso de água e energia no geral, o resultado ão é dos melhores.

As pessoas concluem que para um “bom banho” é necessário de 30 à 45 minutos com o chuveiro ligado para estarem satisfeitos. Calculando 30 minutos por pessoa se chega ao resultado de 288 litros/dia, e 105. 120 litros por ano! Em um prédio com um porte grande como este deve se ter campanhas sobre o uso raconal tanto da água como da energia, pois as pessoas ainda pensam que a natureza é inesgotável e que não precisamos tanto assim dela. Conscientização ambiental é necessário para a sustentabilidade não ser apenas a palavra da moda. Foi feita a avaliação do consumo de energia foi feita com base da conta de água do prédio visando a quantidade do consumo de ms. O prédio tem uma base de consumo de 387,3 m3/mês. 5.

Avaliação, através de critérios de sustentabilidade, a sltuaç¿o das estruturas físicas do condom Avaliação, através de critérios de sustentabilidade, a situação das estruturas físicas do condom(nio: No condomín10, não é existe um programa de racionalização para o consumo de água, não possui um sistema de reúso de água e nem para racionamento do consumo de energia e nem sistemas e energies renováveis por ser um condomínio de pequeno porte. Existe no condomínio uma lei para que não se fume na janela dos apartamentos mas, existes pessoas que não respeitam a lei. O não cumprimento da lei é uma multa de 100, reais para o morador. para a qualidade sonora, existe uma lei para que não haja barulho de ferramentas e services após ás 18:00 h e demais barulhos, (sons de festas,etc. ) até as 22:00 h. O não cumprimento ocasionará em multa. O condominio produz cerca de 550 kg de lixo por mês e 400 kg de lixo reciclável atráves do sistema já implantado de lixo reciclável.

Etica

0

UNIVERSIDADE CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTANCIA Superior de Tecnologia em Logística Araguaína – To Ética e relações humanas no trabalho

Read More

Teorias da administração

0

I – SINAIS DO FIM Entre os muitos “sinais” que estão acontecendo diariamente, estudaremos apenas: 1. Multiplicação da ciência: Dn

Read More