Substancias puras e misturas

Categories: Trabalhos

0

TEMA : Substancias Puras e Misturas . Substâncias “puras” são substâncias que contêm apenas um tipo de molécula , enquanto que as “misturas” é composta de várias substâncias . ou seja se houver mais do que uma substância a que era inicialmente “Puras’ ela vira “misturas” SUBSTÂNCIAS PURAS As substâncias puras podem ser classificadas em: Substâncias puras simples:sào formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás hidrogênio formado si; o ozônio formado r r or6 to view nut*ge Substâncias puras co gênio ligados entre ên10. ela combinação de ?tomos de dois ou mais elementos qu micos diferentes, como por exemplo a água formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio; ácido clorídrico. formado por um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro. Uma outra característica importante das substâncias puras refere-se a sua composição, que é sempre fixa e definida, por exemplo, para se formar água é necessário a combinação de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio MISTURAS As misturas, não possuem composição fixa e definida. 420 Substancia (Pura) (pura) -Moléculas Iguais Iguais SIMPLES contem atomos de mesmo elemento atomos de elementos diferentes -Moléculas diferentes . H2 + H20 MISTURA HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEOS Substancia – Moléculas COMPOSTA – contem Tudo aquilo que existe e o ocupa lugar em um espaço podemos chamar de materia. Geralmente a matéria é encontrada na natureza na forma de misturas. Mistura é uma porção de cada matéria que contém duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas.

Essas misturas podem ter aparência uniforme ou disforme. Quando a aparência de uma determinada mistura é uniforme, chamamos esta de homogênea, pois as substâncias contidas na istura não podem ser identificadas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme. Exemplos de misturas homogéneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase.

A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxi resen apresenta aspecto homogêneo. Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que presenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.

EXEMPLOS DE FASES DAS MISTURAS HOMOGENEAS HETEROGÊNEOS PROCESSO DE SEARAÇÃO DE MISTURAS Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. para isso, utiliza-se vários métodos e separação, que vão desde a “catação” até complicada “destilação fracionada”. Nas misturas homogêneas, deve-se aplicar primeiro métodos que envolvam fenômenos físicos (evaporação, solidificação).

Nas misturas heterogêneas, deve-se separar as ‘fases” (os diferentes aspectos da mistura) utilizando métodos mecânicos (catação, levigação), e depois, os mesmos métodos utilizados em substâncias homogêneas (pois cada fase poderá ter mais de uma substâncla, passando a ser então, uma substâncla homogénea). Filtração Simples: A filtração é utilizada para realizar a separação o líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso.

O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo basta uso da filtra filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos onfícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. O nome dado á substância que passou pelo filtro é “filtrado”. O filtro é feito de fibras interlaçadas, formando uma peneira microscópica.

FILTRAÇÃO A VACUO : Na filtraçao normal voce observa a assagem do liquido pelo papel de filtro devido a força da gravidade. Na filtração a vacuo, voce conecta uma bomba de vacuo ao funil (funil de Buchner). Ao criar vacuo no seu sistema, a velocidade de passagem do liquido pelo papel vai ser maior, pois é como se sua amostra fosse sugada. A grande diferença entre esses dois tpos de filtraçao é a velocidade de filtração.

DECANTAÇÃO: usado para separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de dois componentes liquldos, estes líquidos devem ser imiscíveis. Esse método consiste em deixar a mistura em epouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso ocupará a fase superior. Quando a mistura a ser separada é constituída de dois líquidos imisc[veis, pode se utilizar um funil de vidro, conhecido como Funil de Decantação ou Funil de gromo.

A decantação é usada nas estações de tratamento de água, para precipitar os componentes sólidos que estão misturados com a agua. CENTRI PAGF água, para precipitar os componentes sólidos que estão misturados com a água. CENTRIFUGAÇÃO : é usado para acelerar a decantação da fase ais densa de uma mistura heterogênea constituída de um componente sólido e outro liquido. Esse método consiste em submeter a mistura a um movimento de rotação intenso de tal forma que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente.

LEVIGAÇÃO : passa-se pela mistura uma corrente de água e esta arrasta o mais leve. CATAÇÃO : os grãos ou fragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça. PENEIRAÇÃO : usada quando os grãos que formam os componentes tem tamanhos diferentes. FLO AÇÃO : é um processo de separação onde estão envolvidos s três estados da matéria – sólido, líquido e gasoso. As partículas sólidas desejadas acumulam-se nas bolhas gasosas introduzidas no líquido.

As bolhas têm densidade menor que a da fase líquida e migram para superfície arrastando as particulas seletivamente aderidas. O produto não desejável é retirado pela parte inferior do recipiente. componentes é sólido e o outro líquido. A destilação simples é utilizada quando há interesse nas duas fases. Este processo consiste em aquecer a mistura em uma aparelhagem apropriada, como a esquematizada abaixo, até que o liquido entre em bulição.

Como o vapor do líquido é menos denso, sairá pela parte superior do balão de destilação chegando ao condensador, que é refrigerado com água, entra em contato com as paredes frias, se condensa, voltando novamente ao estado liquido. Em seguida, é recolhido em um recipiente adequado, e o sólido permanece no balão de destilação. DESTILAÇÃO FRACIONADA : é usada na separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos. A destilação fracionada é baseada nos diferentes pontos de ebulição dos componentes da mistura.

A técnica e a aparelhagem tilizada na destilação fracionada é a mesma utilizada na destilação simples, apenas deve ser colocado um termômetro no balão de destilação, para que se possa saber o término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição. O término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição, ocorrerá quando a temperatura voltar a se elevar rapidamente. SEPARAÇÃO MAGNÉTICA : Método usado para separar metais ferromagnéticos, presentes em uma mistura, por meio da força de atração do [ma. O uso do eletro[má é empregado de forma segura em usinas, indústrias, ferros-velhos, etc

Direito romano

0

Direito Romano O Direito romano é o sistema legal da Roma antiga, e mais tarde aplicado também ao Império Romano,

Read More

Henrique

0

Sistemas de Informação Miniteste de SQL 14 de Abril de 2010 Instruções Leia as seguintes indlcaçbes cuidadosamente e cumpra escrupulosamente

Read More