Dispersões coloidais

Categories: Trabalhos

0

As dispersões coloidais são misturas heterogêneas ( ainda que possa parecer às vezes uma mistura homogênea). As dispersões coloidais são compostas por dipersante e disperso, o dispersante é o equivalente ao solvente e o disperso é o equivalente ao soluto. As partículas dispersas não se sedimentam , nem podem ser filtradas por filtração comum, tais partículas são chamadas de coloides.

As partículas coloidais possuem tamanho médio entre 1 a 100 nm (nanômetros, cada n Existe um outro tipo uspensões , elas pa partículas tem dimen ora to view 9centímetros. ) que são as ais ,mas suas m. É o caso do leite de magnésia e da mistura formada entre agua e areia. As part[culas coloidais podem ser fomadas por até milhares de átomos ou moléculas ( o caso do leite por exemplo : o dispersante é a água e o disperso, a partícula dispersa, é a caseína , uma proteína. . Entre os produtos que conhecemos muitos são dispersões coloidais como: leite, maionese, creme chantilly, rubi, neblina, umaça, queijo, safira, pedra-pomes, espuma de sabão , geléias, gelatina pronta, cremes hidratantes, entre outros. Tipos de dispersões coloidais Sol: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o por exemplo um pouco de maizena com água.

Gel: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é o líquido, por exemplo gelatina pronta e geléia. Emulsão: é uma dispersão coloidal no qual o dispersante é o líquido e o dsiperso é o líquido, por exemplo cremes hidratantes base de óleo e água , você sabe pelo tópico misturas que água e óleo não interagem , são utilizadas então substâncias que facilitam tal interação, elas são chamadas emulsificantes (que funcionam como um “sabão” unindo água e óleo).

Preste atenção nos produtos que você compra no supermercado e veja quais possuem emulsificantes. Espuma sólida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é gasoso, como por exemplo pedra -pomes (aquelas utilizadas nos salões de beleza). Espuma líquida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é gasoso, como por exemplo espuma de sabão e creme chantilly.

Aerossol sólido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é gasoso e o disperso é sólido, por exemplo a fumaça Aerossol líquido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é o gasoso e o disperso é o l[quido ,por exemplo a neblina Sol sólido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é sólido e o disperso é sólido, por exemplo o rubi e a safira.

Atps mkt

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4a Série Estratégias de Preço CST em Marketing A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de

Read More

Relatório de estagio de técnico de segurança

0

SANDRA MENTI or36 to view nut*ge RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO PAGF 36 EPI’s

Read More