Processos administrativos
1 INTRODUÇÃO A administração é um fator variável, sofre um processo de mutação constante, isso para se adaptar, enquadrar, ? necessidade não só dos nossos dias, como também para os dias vindouros. Antigamente a administração se enquadrava perfeitamente a época, mas hoje seria totalmente inadequado, pois estamos em uma nova era, vivenciados outro quadro social, pode-se assim dizer, um suicídio premeditado.
O que é tido certo, hoje, daqui a um mês já pode estar errado essa nova era está repleta de trabalhadores esperando oportunidade de demonstrar as suas habilidades e quem não estiver preparado para essa ompetição será “pisoteado” pelos demais. A empresa é o retrat ações. Se o líder for será, a empresa dep uma empresa perma permanente. O que or7 Sv. çx to view o reflexo de suas empresa também s lideres e para crescimento empresas de crescer são os hábitos e costumes de seus I deres, o que certamente ocasionará a “morte” da empresa. Abordaremos nesse trabalho a principio entendendo a ênfase a preocupação e a teoria da administração. Mas o foco maior será sobre a história de uma empresa de cana-de-açúcar, desde sua fundação, a maneira como essa empresa contribui para as cinco aráveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.
Como uma Swipe to víew next page empresa que estava quase na falência conseguiu dar a volta por cima, depois de um pedido de recuperação Judicial, o que contribuiu pra que se chegasse a essa crise, qual foi o impacto econômico causado e como fol elaborado processo administrativo: o planejamento, a organização, a direção e o controle. E por fim veremos que depois de superada a crise, quais são as expectativas para o futuro e como se preparar para não passar por outra, como os administradores pretendem fazer para anter a uma gestão de competências. DESENVOLVIMENTO A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanistica surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência.
Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário PAGFarl(F7 procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
Para que uma empresa alcançasse o objetivo de produção atual amos falar um pouco da história dela, afinal foi necessário contar com alguns fatores e atitudes que influenciaram direto ou indiretamente no modo de gestão e administração. A Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool SA. , foi fundada em 17 de Dezembro de 1964 pelo seu proprietário o Senhor Mounir Naoum, ao longo de sua história a empresa passou por autos e baixos momentos, mas a maior crise aconteceu em 2008 quando a empresa não conseguia saldar suas dividas e os credores não vendiam mais por falta de pagamento devido a uma má administração.
Houve vários processos trabalhistas e ações sofridas, os funcionários recebiam seus salários parcelados os prestadores de serviços também recebiam do mesmo modo. Essa crise foi sentida pela cidade inteira afinal a empresa é responsavel por empregar quase toda a população seja com seus efetivos ou com safristas além dos prestadores de serviços e seus funcionários. A empresa também sofria com os arrendatários de terra, pois a mesma necessitava pagar o arrendo se não perderia as terras e conseqüentemente a produção cairia.
A empresa então contratou uma consultona para avaliar a ituação, depois de analisar tudo os consultores chegaram a uma decisão, a única maneira de tentar sair da crise era pedir recuperação judicial, fo PAGF3rl(F7 recuperação judicial, foi então que seu dono entrou em cena, ele estava afastado por um bom período da administração deixando para seu sucessor cuidar dos negóclos juntamente com alguns diretores, ele não vendo alternativa, concordou com a recuperação judicial.
O primeiro passo tomado por ele foi demitir a atual administração, pois foi comprovado pela consultoria que houve gastos excessivos e uma péssima administração, ele fez várias euniões com os credores, funcionários e arrendatários, com essa ação ele motivou os colaboradores, pois com a crise não aparecia nenhum diretor para dar uma justificação, todos se omitiram deixando os colaboradores sem saber como agir, e já não tlnham mais motivação alguma para trabalhar.
O segundo passo era aguardar a decisão do juiz quanto ao pedido de recuperação judicial porque se fosse negado a empresa decretaria falência, a safra terminou em Dezembro de 2008 e a empresa vivia um drama, sem saber se funcionária no ano seguinte, resolve-se então dar férias coletiva para todos olaboradores.
Começa 2009 e as noticias não são animadores, vários colaboradores com anos de empresa não aguentaram a pressão e pediram demissão indo trabalhar em outras usinas da região, aliás, essas usinas se beneficiaram bastante contratando os colaboradores que saíram da empresa. O certo é que ninguém sabia o que aconteceria não tinha previsão de nada os salários sendo empresa. O certo é que ninguém sabia o que aconteceria não tinha previsão de nada os salários sendo pagos ainda as prestações.
Enfim sai a decisão favorável a favor da recuperação udlclal, com isso entra em cena novamente o seu administrador, depois de algumas reuniões ficou definido que iria ter safra. Foram feitas várias mudanças na administração, com isso a empresa se reestruturou, cortou gastos desnecessários, as contratações foram somente as necessárias, os prestadores de serviços reduzidos, mas a empresa ainda sofria com a falta de mão-de-obra para o corte de cana e outras funções principalmente na área agrícola.
Com essa necessidade em encontrar colaboradores a empresa resolver trazer de volta os que tinham se desligado com uma proposta salarial elhor, fizeram também um ajuste de salários para todos os Hoje a empresa tem cerca de mil e setecentos funcionários diretos e indiretos, a produção para moagem é de dois milhões e cem mil toneladas, produzindo assim cerca de dois milhões e oitocentos mil sacos de açúcar e uma média de setenta e seis mil metros cúbicos de álcool, o bagaço que antes era descartado hoje a empresa usa para gerar sua própria energia o resto é vendido, o restilo da cana é usado como adubo, ou seja, é pratlcamente todo derivado da cana é aproveitado. A empresa conta também com alguns projetos como uma arceria feita com o SESI e a prefeitura da cidade, no qual recruta os colaboradores para a escola feita com o SESI e a prefeitura da cidade, no qual recruta os colaboradores para a escola para concluírem o ensino fundamental, outro beneficio é uma unidade móvel com um dentista para atender duas vezes por semana tem também um médico que atende diariamente dentro da empresa. Um dos melhores beneficios foi o plano de saúde oferecido para os colaboradores efetivos, e logo depois um cartão alimentação com um valor de cinqüenta reais.
Com essa nova estrutura a empresa hoje tem o seu produto, no aso o açúcar, como o terceiro mais aceito pela região centro- oeste, com isso ela caminha para um recorde de produção para o próxmo ano, a previsão é para moer dois milhões e meio de cana e produzir mais de três milhões de sacos de açúcar e mais de oitenta mil metros cúbico de álcool, com isso gerar mais empregos e renda para a cidade. A preocupação maior é sempre controlar os gastos, pois ficaram várias dividas que foram parceladas com a recuperação judicial, mas de modo geral a atual administração. 3CONCLUSAO Percebemos que se trata de uma empresa conceituada, om quarenta e seis anos de mercado e com quase dois mil colaboradores e que é responsável quase que direta pela economia e a renda da cidade.
O interessante foi a utilização do bagaço que antes era jogado fora para a geração de energia própria. Porém o que mais chamou a atenção foi o modo como essa empresa superou a crise, tudo começou com o seu proprietário que administrou por um longo PAGFsrl(F7 como essa empresa superou a crise, tudo começou com o seu proprietário que administrou por um longo tempo deixando para seu sucessor uma empresa consolidada no mercado, desafio maior era manter o que ele tinha deixado e como bons administradores estarem preparados para os desafios do mercado global. O que se viu então foi uma crise enorme a ponto de quase levar a empresa a uma falência, não fosse a interferência de seu dono com certeza teria ocorrido o pior.
A forma mais correta de iniciar uma reestruturação para inicio foi a demissão da administração que foi comprovado pela consultoria como a principal responsável pela crise, outro fator foi o contato direto com os credores, com os arrendatários e com os colaboradores agindo essa maneira ele ganhou a confiança dos colaboradores, uma vez que os antecessores se omitiam diante da situação. De maneira geral a empresa conseguiu se livrar de uma falência, isso se deve por conta da atual administração que usando as quatro regras básicas do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle, conseguiu seu devido sucesso e reconhecimento no mercado. REFERÊNCIAS Maximiano,Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração – 5. ed. rev. e ampl. – São Paulo : Atlas, 2000 Chiavenato, Idalberto. Introdu ão à Teoria Geral da Administração. 4. ed. Sáo , 1993.