Quimica inorganica

Categories: Trabalhos

0

CENTRO EDUCACIONAL PROFISSIONAL DO ESTADO DA BAHIA CEEP CURSO TECNICO EM QUIMICA QUÍMICA INORGÂNICA DOCENTE GESIANE NOVAES TESTE DA CHAMA OBJETIVOS O objetivo desse rela em alguns metais co uma lamparina). INTRODUÇÃO ora to view r a radiação visível nsen ( neste caso Existem metais que na forma de composto dão coloração características a chama azul no bico de gunsen (neste caso a lamparina). Essa propriedade é usada em laboratório no conhecimento de metais.

Com o calor da chama do bico de Bunsen os elétrons dos ons metálicos absorvem energia e saltam para os níveis mais externos, ao retornarem para os níveis internos, são emitidas radiações com as colorações características para cada metal. Quando se cozinha em fogão a gás a chama azul fica amarela quando nela cai um pouco de sal ou do alimento contendo sal. O sódio do sal é o responsável por essa cor. foi repetido algumas vezes para saber se a coloração da chama foi observada por todos os componentes da equipe.

Usou- se também um pequeno fio de cobre (fazendo o mesmo rocedimento que foi feito com a vareta de vidro e o algodão), o experimento consistia em umedecer o algodão da vareta de vidro com égua e com o reagente indicado que logo após iria em contato com a chama na lamparina , percebendo-se assim a coloração da chama. RESULTADO E DISCUSSÃO Foi observado ao longo do processo químico que realmente a chama muda a sua coloração ao se colocar alguns sais na sua presença.

Sal analisado *Sulfato de cobre *cloreto de potássio *hidróxido de cálcio *sulfato de zinco * hidróxido de sódio Material presente sulfato de magnésio cobre – potássio cálcio zinco sódio magnésio Cor da chama verde laranja transparente amarela azul As cores aqui presentes foram as detectadas pela equipe. O processo foi repetido algumas vezes para saber se a coloração da chama do (hidróxido de cobre era transparente. ) e se a do ( hidróxido de zinco era amarela ) foi chegada a uma só conclusão, que a chama representa a cor observada. Porém no experimento técnico profissional as chamas apresentam coloração diferentes.

Experimento Profissional Material Presente Cor da Chama *Cobre Potássio *Cálcio *Zinco *sódio *Magnésio *Lilás *Laranja para vermelho *Verde Turquesa *Amarelo Intenso *Branco Brilhante Experimento Realizado pela equipe *zinco *Sódio *Verde *Laranja *Transparente *Amarelo *Azul A divergência entre as cores pode ter ocorrido em razão de métodos diferenciados como: Uso de lamparina, a qual apresentou falha algumas vezes, A chama que por sua vez não permanecia alta o suficiente para visualização do processo químico; A claridade do ambiente; A ilusão ótica (cores diferenciadas no mesmo ambiente) Também pode ter nfluenciado na percepção das cores da chama.

CONCLUSÃO O trabalho foi realizado para melhor compreensão do modelo de Bohr, com a experiência do teste da chama, estabelecendo assim espectros visíveis de energia, detectados na coloração da chama. Fica nítida a importância da experiência no laboratório pois conhecemos materiais lá utilizados. ANEXO PAGF3ÜFd utilizados. Questionário 1 Em que se fundamenta o teste da chama? 2. O teste da chama pode ser aplicado a todos os metais? 3. Grandes partes da iluminação de Teresina é feita com âmpadas a vapor de sódio. Porque elas apresentam a coloração amarela? 4. Qual a diferença entre “Espectro eletromagnético” e ” espectro atômico”? Respostas 1. O teste da chama fundamenta-se em um procedimento químico que se detecta a presença de alguns [ons metálicos baseado no espectro de emissão para cada elemento. 2. Sim.

No caso dos metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos por estes possuírem poucos elétrons e precisarem de pouca energia para mudar de nível, fica mais perceptível observar a transformação. 3. Cada metal quando aquecido emite uma determinada cor, e essa cor é responsável por um comprimento de onda específico que o elemento (metal) possui. Esta cor amarela é característica do comprimento de onda do Sódio. 4. Espectro Eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética que contém desde as ondas de rádio, o infravermelho, a luz visível os raios ultravioletas, o raio x . Espectro Atómico: distribuição da intensidade de radiação eletromagnética com relação comprimento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Química Moderna

As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental i: espaço para a construção de diálogos intercuturais e compreensão do contexto escolar.

0

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL l: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCUTURAIS E COMPREENSAO

Read More

Vazamento de petroleo

0

O petróleo O petróleo é um importante recurso natural. Em suas formas refinadas é usado para produção de energia e

Read More