Vazamento de petroleo

Categories: Trabalhos

0

O petróleo O petróleo é um importante recurso natural. Em suas formas refinadas é usado para produção de energia e para a manufatura de materiais sintéticos como plásticos, enquanto seus resíduos asfálticos são usados para quelma, construção e estradas. A produção de energia é sem dúvida a maior utilização de petróleo, responsável por 39% da energia produzida. Porque a maioria do petróleo é extraido em locais distantes do seu consumo é normal que este seja transportado em grandes quantidades.

Os mais importantes métodos de transporte de petróleo ocorrem por reservatórios oceânicos e por oleodutos sobre a terra. Estes métodos de tra de acidentais derram descarga (por exemp Ocorreram alguns de OF5 S. wp view nent page ambiente através operações de de estocagem). s de petróleo envolvendo grandes quantidades de petróleo bruto de super reservatórios sem capacidades e plataformas fora da costa. Em adição, as grandes facilidades que são usadas para o refinamento do petróleo causam crônicas contaminações e poluição pela descarga de hidrocarbonetos e por frequentes pequenos derramamentos.

A Poluição no meio ambiente A poluição do petróleo pode ser causada por qualquer derramamento de petróleo bruto ou de seus produtos refinados. Os maiores e mais danosos eventos poluidores usualmente envolvem derramamentos de petróleo ou pesados combustíveis de tanques sem capacidade ou plataformas furadas no mar, de navios ou embarcações ou explosões de poços ou de oleodutos danificados na terra. o seu potencial de causar danos. Um pequeno acidente pode causar sérios danos a um ambiente de grande sensibilidade. Além disso o tipo de produto do petróleo pode afetar a gravidade do dano ecológico.

As mais importantes considerações devem ser feitas ao grau de toxicidade e a persistência ambiental dos materiais derramados. Descargas operacionais de lavagens de tanques de óleo também são uma fonte frequente de derramamentos marinhos, embora a importância desta fonte tenha decrescido. Esta fonte de poluição esta associada com a prática de enchimento de tanques com água do mar após a entrega da carga de petróleo ou de um produto refinado e a descarga do óleo no mar quando o navio viaja para pegar sua proxima carga.

Principais danos causados pelo vazamento de petróleo Vários casos de derramamento de petróleo foram estudados para se analisar os reais danos causados aos ambientes afetados por esses eventos, bem como de suas comunidades de animais e lantas. Os casos marinhos estão relacionados com derramamentos provenientes de super reservatórios destruídos e plataformas perfuradas. Uma agressão inexplicável ao meio ambiente. Milhões de litros de óleo vazando sem que qualquer sistema de segurança ou de monitoramento pudesse, no mínimo, avisar que o perigo ao meio ambiente poderia ser evitado. ara agravar ainda mais a situação, a Petrobrás começou tarde a tomar as primeiras providências para conter o vazamento de 4 milhões de litros petróleo cru da Refinaria Getúlio Vargas (Repar) no Rio Iguaçu, o principal do Paraná. Hoje, o que se vê no local atingido pelo vazamento, na Região Metropolitana de Curitiba, é um cenário desolador: os danos causados à flora e à fauna da região ainda são incalculáveis. O acidente superou o v desolador: os danos causados à flora e à fauna da região ainda são incalculáveis.

O acidente superou o vazamento ocorrido no início do ano na Baía de Guanabara, que foi contaminada com 1 ,3 milhão de litros de óleo combustível, uma das maiores tragédias ambientais de todos os tempos. O vazamento na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, município da Grande Curitiba, ocorreu com a ruptura da junta de xpansão de uma tubulação da refinaria. Danos causados à flora e à fauna da região, de acordo com os ambientalistas, ainda são incauculáveis. A estimativa dos ambientalistas é de que a mata ciliar apresente problemas por, pelo menos, um ano.

Na avaliação de especialistas em degradação ambiental, ainda é dificil medir os prejuízos causados à flora e à fauna da região. Milhares de peixes já morreram devido à falta de oxigênio. Nos últimos anos, a Petrobrás enfrentou vários problemas similares ao que ocorreu na Grande Curitiba. A própria Repar já registrou um incidente em agosto de 1999, quando vazaram 3 etros cúbicos de nafta de xisto, produto que possui benzeno. Durante três dias o odor praticamente impediu o trabalho da refinaria.

NTRODUÇÃO Nesse trabalho irei falar sobre os danos causados pelo vazamento de petróleo no Brasil e os danos causados por esses vazamentos na natureza. Normalmente, o derramamento de petróleo ocorre em maior grau nas águas como consequência de acidentes ocorridos no transporte do mesmo. Dessa forma, as águas além de não sustentar a vida não servem ainda para consumo dos seres humanos, pois forma-se uma película sobre ela impossibilitando-a de ser utilizada e ainda quando chega à costa rovoca também grandes prejuízos a natureza. CONCLUSÃO 3 grandes prejuízos a natureza.

Após cada grande acidente ocorrido nas últimas décadas tem ficado claro que os donos da indústria do petróleo, e os legisladores de maneira geral, pouco se dedicaram a prevenir catástrofes. Por trás desses erros fica claramente a impressão que os empresários dessa indústria pouco investem em prevenir os riscos inerentes a esta atividade e que são sobejamente conhecidos. Por outro lado, inúmeros estudiosos do direito ambiental são categóricos ao afirmar que o Brasil possui uma das mais rigorosas legislações ambientais do mundo.

Apesar dos vetos presidenciais, a Lei dos Crimes Ambientais e a Lei das Águas se constituem em modernos e eficientes instrumentos jurídicos para coibir a agressão ao meio ambiente. Existem, ainda, desde a década de 80, várias resoluções do Conama que, se aplicadas, evitariam inúmeras agressões ao meio ambiente que são praticadas com regularidade pela industria do Petróleo. E o mérito desta legislação deve-se a atuação de organizações sociais e ambientalistas junto ao legislativo, mas também a todo o Poder Legislativo que ja compreendeu a importância de se preservar o Meio Ambiente.

Se há capacidade tecnológica para resolver problemas e se há uma legislação no Brasil que permite coibir a agressão ao meio ambiente, só há uma explicação para a continuidade das agressões ambientais, praticada por este (bem como outros) ramos industriais no Brasil: o respeito e a preservação do meio ambiente, na realidade, ainda não são elementos decisivos na política de desenvolvimento das atividades econômicas no Brasil. ÍNDICE Introdução 4DF5 pag. O petróleo — …. pag. 2 A Poluição no Meio Ambiente…………………………………………………………………….. ?g. 2 Danos causados pelo vazamento de petrÓleo. .. pág. 3 Imagens de Vazamento de ……. pág. 4 Conclusão „ -pág. 5 ….. pág. 6 BIBLIOGRAFIA http://www. brasilescola. com/geografia/poluicao-por -derramamento-petroleo. htm acessado em 18/11/2011 às 14:54 http://www. tierramerica. net/2002/1124/pconectate. shtml acessado em 18/11/201 lacessado em 18/11/2011 às 15:20 http://www. problemasambientals. com. br/lista-problemas -ambientais/derramamento-de-oleo-catastrofe -ambiental-nos-mares/ Acessado em 18/11/2011 às 16:02 Imagens de Vazamento de Petróleo Praias atingidas por vazam S leo no RS são

Teoria da administração anhanguera

0

Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo? Teorias Clássicas da Administração, tidas como mecanicistas e racionalistas, contrapondo-as à

Read More

Introdução ao android

0

As ferramentas para dispositivos móveis trazem significativas mudanças ao dia-a-dia da população, uma vez que incorporadas a estes conseguem disponibilizar

Read More