Os segredos da cacau show
[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRACAO LUIS HENRIQUE MENDES VELOSO to view nut*ge “OS SEGREDOS DA C Pirapora oras …. … 35 3. 2 Análise dos Dados. • • • • • • • • • • • • • CONSIDERAÇOES FINAIS . — 38 REFERENCIAS… 39 APêNDICES….. 40 ANEXOS. . . . . . . . . 41 Introdução Na sociedade contemporânea, a complexidade dos estudos efetuados talvez venha a ressaltar a relatividade do retorno esperado em longo prazo.
De outra vertente, sabe-se que a valorização de fatores subjetivos pode nos levar a considerar a reestruturação das condições financeiras e administrativas xigidas para a abertura de um novo empreendimento. Neste trabalho será apresentado quais são s procedimento para a abertura de uma empresa alem de informações sobre ações contábeis para solução de problemas contábeis e algumas questões de matemática.
A diferença e termos uma visão de longo prazo, verificando-se que a contínua expansão de nossa atividade é uma das conseqüências do impacto na agilidade decisória. É de suma importância questionar quanto o competitivo cenário globalizado causa influencia direta e indireta na reavaliação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro.
Tornando assim nossa profissão cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa seja de pequeno a grande porte, o estudo de situação e assessoramento para abertura de um empreendimento e imprescindível. Todas estas questões serão devidamente demonstradas ao longo deste e PAGF longo deste estudo, levantando quais os caminhos para abertura de um empreendimento e também sobre alguns exemplos de utilização da contabilidade, alem de responder questionamentos feitos sobre matemática financeira. esenvolvimento 2. 1. COMO LEGALIZAR 1) Faça a consulta prévia junto a Prefeitura para verificar a ossibilidade de instalação do negócio no local de sua escolha e posterior obtenção do Alvará de Funcionamento. 2) Realize consulta da situação fiscal dos sócios (CPF) na Secretaria da Receita Federal e na Secretaria Estadual da Fazenda onde será verificada a existência de pendências ou irregularidades que impeçam a obtenção da inscrição nos cadastros fiscais (federal e estadual). ) Verifique a possibilidade de registro do nome empresarial, consultando a Junta Comercial ou o Cartório de Registro. Em relação ao registro da marca escolhida, faça a verificação no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INA). ) Elabore o Contrato Social ou Estatuto Social, que deverá se levado para registro na Junta Comercial (Jucemg) ou no Cartório de Registro.
No caso de Contrato social inclua as informações a seguir no documento: o Qualificação dos sócios; o Nome empresarial; o Forma de constituição societária• o Endereço; PAGF 3 informações: o Denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver; o Nome e individualização dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; o Forma de administração, representação e aprovação de contas; o Obrigações sociais, direitos e deveres dos membros; Requisitos para admissão, demissão e exclusão dos associados; o Fontes de recursos para sua manutenção; o Modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativos e administrativos; o Condições para alteração das disposições estatutárias, dissolução da pessoa jurídica e o destino do patrimônio, nesse caso. I Tipo de empreendimento Associações CIVil de pessoas Juridicas Fundações Civil de Pessoas Jurídicas I Sociedade Registro Civil de Pessoas Jurídicas Cooperativas Onde registrar Cartório do Registro Simples Cartório do Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais)
Empreendedor Individual- MEI público de Empresas Mercantis (Junta Comercial) Registro Empresário Individual de Empresas Mercantis (Junta Comercial) ISociedade Empresária de E-mpresas Mercantis (Junta Comercial) I Registro Público Registro Público Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial) ISociedade Individual de Responsabilidade Limitada – EIRE LI (Junta Comercial) — natureza empresána ou Cartório do Registro Civil de I natureza simples I Pessoas Jurídicas 5) Documentos necessários para obtenção do registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Ministério a Fazenda (wvm. receita. fazenda. gov. br) e Inscrição Estadual (dependendo da atividade): Em Minas Gerais, desde 2008 a conferência de documentação e o deferimento do Documento Básico de Entrada – DBE serão efetuados pela Jucemg – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais / Minas Fácil. Para requerer o CNPJ e a Inscrição Estadual é necessário os seguintes passos: 1. Acessar o site da Jucemg (www. jucemg. mg. gov. r) para fazer a Consulta de Viabilidade do Nome Empresarial; 2. Em alguns municípios, como Belo Horizonte, por exemplo, é necessário fazer a Consulta Prévia de ompatibilidade da atividade econômica com o endereço pretendido na Prefeitura; 3. Após resposta positiva da Junta Comercial e da Prefeitura (se necessário), acessar o site da Receita Federal do Brasil (www. receita. fazenda. gov. br) e preencher o aplicativo Coleta Online – Programa Gerador de Documentos do CNPJ (CNPJ versão Web), disponível no site da Receita Federal do Brasil – www. receita. fazenda. gov. br; 4. Aguardar a resposta do Cadastro Sincronizado e imprimir o Documento Básico de Entrada – DBE; S. Gerar ag PAGF s OF 5.
Gerar a guia de “Documento de Arrecadação Estadual” DAE través do Site da Junta Comercial e pagá-la; 6. Providenciar a documentação necessária conforme o tipo jurídlco adotado 6. 1. Cópia dos atos constitutivos (Contrato Social ou Estatuto ou Declaração de Firma Individual) devidamente registrados na JIJCEMG; 6. 2. Cópias do CPF dos sócios, quando se tratar de pessoa ffsica, e do CNPJ do sócio, quando se tratar a pessoa jurídica; 6. 3. Demais documentos exigidos pela Junta Comercia (confira o checklist no site da Junta Comercial); 7. Apresentar a documentação na unidade da Junta Comercial/Minas Fácil; 8. A Junta Comercial / Minas Fácil efetua a conferência a documentação, registra o ato e efetua o deferimento do DBE; g.
Automaticamente é gerado o CNPJ, a Inscrição Estadual (de acordo com a atividade) e a Inscrição Municipal (para as empresas localizadas em gelo Horizonte) Nas cidades que há o Minas Fácil, após o prazo estipulado que geralmente é de até 8 dias, o empreendedor poderá buscar na unidade da Junta Comercial (onde fol protocolado o serviço), o contrato social registrado, o CNPJ, a inscrição municipal, o alvará de localização e, de acordo com a atividade, a inscrição estadual. Nas cidades que não há o convênio Minas Fácil, a nscrição municipal é solicitada diretamente na Prefeitura, após ser gerado o CNPJ. 6) para empreendimentos que envolvam outras peculiaridades ou outras exigências legais, será preciso apresentar: o Licença Ambiental; o Licença Sanitária; o Licença do Corp PAGF 6 OF o Licença do Corpo de Bombeiros; o Disponibilidade de capacidade elétrica; o Registro especifico em órgão de classe; o Entre outras. 7) Verifique as exigências diretamente nos órgãos.
Para mais informações: o Consulte um contador, um contabilista ou advogado; o Sites dos órgãos envolvidos no registro, como: Minas Fácil, Secretaria de Estado de Fazenda, Prefeitura Municipal, Copasa, Cemig etc. 3. 6 — Licenças necessárias para cada tipo de negócio Existem licenças espec(ficas para cada ramo de atividade desenvolvida. Essas licenças podem ser cumulativas, ou seja, dependendo do negócio a ser explorado podem ser exigidas várias licenças. As três primeiras licenças, do quadro a seguir, em Minas Gerais, são exigidas para todo tipo de empreendimento, podendo ser cumuladas – conforme informação anterior – com outras, dependendo da atividade explorada.
Conforme a complexidade e risco do empreendimento podem ser exigidas diversas licenças específicas. Não basta que o empreendedor registre sua empresa e consiga as inscrições em níveis federal, estadual e municipal. O empreendedor deve se ater às legislações específicas de cada ramo da atividade e obter as licen as necessárias para o regular funcionamento do negóci PAGF 7 expedidor Exemplos I Licença ou Alvará de Funcionamento I Prefeituras Todos os empreendmentos I Vistoria e observância às normas de I Corpo de Bombeiros I Todos os empreendimentos I segurança I Licença Ambiental Órgãos municipais ou estaduais Todos os empreendimentos dentro do I de Meio Ambiente Estado de Minas Gerais
I Licença Sanitána lórgãos municipais, estaduais Oul Empreendimentos que explorem atividades Supermercados, federal de Vigilância Sanitária I relacionadas a alimentos, cosméticos, I restaurantes, produtos de (Anvisa) higiene e perfumes, higiene, farmácias, insumos Idrogarias, produtos de I produtos para medicamentos elou farmacêuticos, saneantes e produtos limpeza, fábricas de para a saúde medicamentos veterinários, entre outros Produtos de origem animal prefeituras, IMA, Secretaria de Estado de Saúde ou Ministério da Agricultura, de acordo com a competência de cada órgão Empreendimentos ligados a rodutos de origem animal, principalmente para consumo e comercialização entre estados ou internacionalmente Matadouros e açougues, fábricas de embutidos e de laticínios, entre outros Cadastur Ministério do Turismo Empreendimentos que exerçam atividades relacionadas ao turismo Hotéis, pousadas, agências de viagem, Registro de de emprego e renda, possibilidade de obtenção de linhas de crédito subsidiadas, participação em licitações públicas, reconhecimento social, etc. Confira as orientações do caminho a ser percorrido clicando aqui.
Apás a escolha da melhor forma jurídica, ou a imposta ela legislação vigente, siga os passos abaixo para criçao de uma Sociedade Empresária, ou uma Sociedade Simples ou Declaração de Empresário. Passo a Passo Para Registro de Empresário 1 – Consulta prévia à prefeitura do Município. 2 – Os riscos desta forma jurídica de constituição. 3 – Consulta do nome comercial. 4 – Consulta do nome ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, quando for o caso. 5 – Pesquisa do nome do titular junto a SRF – Secretaria da Receita Federal. 6 – Certidão Negativa do titular perante a SEF – Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. – Elaboração da Declaração de Empresário. – Visto do advogado na declaração de firma. 9 – Encaminhar declaração de empresário à Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG, para registro. 10 – Solicitar a inscrição no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 11 – Solicitar o alvará de licença para localização junto a Prefeitura do Município. 12 – Solicitar inscrição estadual quando for o caso (empresa obrigada: indústria, comércio, serviços de transporte etc. ) 13 – Cadastrar a empresa no sindicato da classe ou entidade de classe (CREA, CRC, CRF, CRO, CRM etc. ) 14 – Tabela de axas. 1. Como Fazer 2. 1 – Consulta Prévia Ju a Municipal do Meio