Análise de marketing
TRABALHO DE MARKETING I ANALISE DE MARKETING [PiC] to view nut*ge Pontifícia Universidade Cat lica de São Paulo Professor Palandi [pic] Introdução Histórico da Empresa Com acesso a 100% dos mercados consumidores do mundo e capacidade de produção nos 4 principais países produtores de carne bovina (Brasil, Argentina, EUA e Austrália), a JBS torna- se líder em exportação neste setor, primeira no mundo em capacidade de abate – 47,1 mil cabeças por dia e em faturamento (R$ 22 bilhões/ano) -, maior multinacional brasileira de alimentos unidades de confinamento).
A busca pela modernização, crescimento e bem estar dos arceiros, clientes, colaboradores, da sociedade e a satisfação de seus acionistas, marcam a gestão empresarial vinculado às questões de Responsabilidade Social e Ambiental. A empresa está em constante evolução. Após uma reestruturação dos segmentos de negócios, a empresa deixou de ser Ltda para se tornar SIA. não se chama mais Friboi, e sim JBS, iniciais do fundador, José Batista Sobrinho.
Hoje, as marcas são independentes, sendo que Friboi continuará sendo nome de seus produtos do segmento de carnes in natura, em virtude de sua forte credibilidade e recall tanto no mercado interno como internacional. Pontos Marcantes na evolução da Empresa – A história da empresa começa com José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, que em Anápolis (GO) comprava boi para revender aos frigoríficos. – Em 1953, ele abre o açougue chamado de Casa de Carne Mineira, quando passam a entender melhor sobre peso e preço de boi. Devido à qualidade do produto, em apenas um mês, ele se torna marchante (profissional que abate e vende gado para açougues) exclusivo de Anápolis. – Em 1957, com a inauguração de Brasaia, Zé Mineiro percebe a oportunidade de expandir o negócio. – Com a ajuda de cinco funcionários, ele estabelece um dos rimeiros abatedouros da região. – Eles passam a abater de 25 a 30 bois por dia e fornecer carne bovina para as construtoras uee uiam a futura capital – E-m 1962, Zé Mineiro alu uro em Luziânia, situada PAGF 30 é elevada para cerca de 55 bois por dia.
Inicia-se a comercialização com os açougues que nasciam na cidade. – Em 1969, o Matadouro Industrial de Formosa é comprado. Com os investimentos, de 40 abates por dia, eles passaram a 120 cabeças apenas nesta localidade. – Neste mesmo ano, Zé pensa em batizar a empresa. É quando um fornecedor de equipamentos e amigo, Mário Nassiute, sugere Friboi. Com o objetivo de deixar a categoria matadouro de lado e entrar em frigor[ficos, o nome é aceito. – Para fortalecer a identidade da empresa, em 1970, a logomarca é criada por um pintor catalão chamado Wilson. Em 1997, iniciam-se as exportações de carne in natura. – A Unidade Barra dos Garças (MT) é adquirida, com opção de compra do Frigorífico Mouran, em Andradina (SP), que foi oficializada em 1999. A cidade tornou-se o marco na expansão para São Paulo. – Em 2000, o Friboi inova e cria a frota de busca, que permite levar 42 bois por unidade, permitindo aumentar a produção e reservar a qualidade e característica do produto durante sua distribuição. Em 2003, é criada a Transportadora de Andradina, da Divisão de Transportes do Grupo. – Em 2005, o Grupo adquire a Swift Argentina, tornando-se a primeira multinacional brasileira do setor de carnes. – Em 2006, a empresa deixou de ser Ltda para se tornar SIA. Friboi passa a ser uma das marcas da empresa. O nome é alterado para JBS, iniciais do fundador, José Batista Sobrinho. – Em março de 2007, a JBS promove um marco na Bolsa de Valores do Brasil.
Foi a primeira empresa do setor de frigorifico a abrir capital. – No mês de julho de 2007 adquire 100% da ompanhia americana Swift Foods & Company (unidades nos EUA e Austráli julho de 2007 adquire 100% da companhia americana Swift Foods & Company (unidades nos EUA e Austrália), tornando-se a maior empresa de carne bovina em capacidade de abate (47. 100 cabeças/dia), maior multinacional brasileira do setor de alimentos e gera atualmente mais de 40. 000 empregos pelo mundo.
Estrutura Organizacional Divisões de Negócios JBS SIA está organizada em cinco segmentos – Divisão de transportes, Divisão de Alimentos EUA, Divisão de Alimentos Austrália, Divisão Alimentos Brasil e Divisão Alimentos Argentina Divisão Alimentos Brasil A empresa atua com uma extensa linha de industrializados e de cortes nobres de carne in natura, que conquistaram o mercado brasileiro e internacional a partir da excelência da qualidade de seus produtos e respeitando hábitos religiosos de regiões e clientes. Toda a produção segue os mais rígidos controles de qualidade e padrões fito-sanitários internacionais.
Salas climatizadas permitem a manipulação ideal das carnes que são posteriormente enviadas para as câmaras de resfriamento ou congelamento com temperaturas controladas por sistemas totalmente computadorizados. São permanentes os programas de Limpeza e Higienização (PPHO – Procedimento Padrão de Higiene Operacional); Treinamento de pessoal (GMP – Good Manufacture pratlce); de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP – Hazard Analysis and Critical Control point) e ainda, o Programa de Qualidade Total Rib0i (TQF).
Todas as carcaças são inspecionadas do Serviço de Inspeção Fe 0 elos médicos veterinários tério da Agricultura – Agricultura – SIF e recebem a autorização para a produção e processamento. Complementarmente aos acompanhamentos de sanidade e rastreabilidade da matéria-prima, controles são fetuados por modernos laboratórios e técnicos experientes, em suas Unidades Industriais. Linhas de Produtos AJBS tem linhas de produtos in natura e industrializados. In Natura: Maturatta, Organic geef e Cortes Tradicionais Friboi. Industrializados: Swift e Anglo.
Mais de 500 clientes no mercado externo apreciam os produtos nas linhas: carne in natura, roast beefwith gravy , stewed steak, cubed beef, corned beef e beef extract. Unidades: Anápolls-GO, Andradina-sp, Araputanga-MT, Barra do Garças-MT, Barretos-SP, Cáceres-MT, Cacoal 1 -RO, Cacoal 2-RO, Campo Grande-MS, Goiânia-GO, Iturama-MG, Maringá- PR, pedra preta-MT, Pimenta Bueno-RO, porto velho-R0, Presidente Epitácio-SP, Rio Branco-AC, Santo Antonio de Posse- eófilo Otoni-MG, Três Rios-RJ, Uberlândia-MG, Vilhena-R0 e Votuporanga-SP.
Divisão Alimentos Argentina A Swift Armour S. A. foi fundada em 1907 e participou em 1996 do programa NFPA-SAFE, da National Food processor Association, tornando-se o primeiro frigorífico da Argentina a cumprir as normas estabelecidas pela ISO 9001 (versão 2000), em todo seu processo produtivo. Atualmente é formada por cinco grandes Unidades Industriais: Rosário e Venado Tuerto, na província de Santa Fé; Sáo José, rovíncia de Entre Rios; Ponte Vedra e gerazategui, em Buenos Aires; e uma Unidade Industrial de embalagens em lata, localizada em Zárate.
A Swift oferece os seguintes produtos: cortes resfriados e congelados, carne cozida congelada, carne cozida congelada IQF (Individual Qu PAGF s 0 e congelados, carne cozida congelada, carne cozida congelada IQF (Individual Quick Frozen), carnes enlatadas, hambúrgueres, salsichas, fiambres, gorduras de carne, extrato de carne, caldo de carne, caldo de miúdos e miúdos. Também produz e comercializa produtos com as marcas Plate e Cabaña Las Lilas. In Natura: Cabaña Las Lilas, Plate e Exeter. Industrializados: Swift. Unidades: Rosário, Venado Tuerto, Pontevedra, São José e Berazategui.
Divisão Alimentos EUA Em maio de 2007, a JBS S. A. realizou a aquisição da Swift & Company, e transformou-se na maior empresa em alimentos de origem bovina e líder absoluta na exportação mundial deste setor. A Swift & Company fornece produtos bovinos e suínos de qualidade aos consumidores há 1 50 anos. Com pensamento inovador, a Swift tornou-se uma indústria pioneira de novas idéias, produtos e tecnologia. O compromisso continua hoje com nossos esforços para desenvolver e fornecer produtos bovinos e uínos com praticidade e extremo sabor.
AJBS S. A. passou a ter capacidade de abate de 47. 100 bovinos por dia, tornando-se a no mundo em capacidade de abate. AJBS S. A. conta com um total de 40 Unidades Industriais espalhadas pelo Brasil, Argentina e agora EUA e Austrália. Além de fornecer para o maior mercado consumidor de industrializados e de carne fresca, a Swift americana abriu também a oportunidade de exploração do segmento de carne suína. Essas novas aquisições estrategicamente localizadas, aliadas às melhorias na gestão da nova empresa, impulsionam o avanço da JBS S. A. cenário mundial e consolidam sua posição de líder global em alimentos de origem bovina. Bovinos: G. F. S PAGF 6 30 consolidam sua posição de líder global em alimentos de origem bovina. Bovinos: G. F. Swift 1855 Brand Black AngusT, Swift premum@ Black Angus, Swift@ Angus Select, Swift’s Angus Guaranteed Tender@ Suínos: Swift Premium@ Guaranteed Tender@ e Swift@ Natural Fresh Pork Divisão Alimentos Austrália Com quatro unidades de abate e quatro de confinamento de bovinos na Austrália, a JBS segue sua trajetória de sucesso em aquisições.
A conquista da liderança mundial é resultado do osicionamento estratégico da Companhia. Australia Meat Holdings pty Limited (AMH) é a maior e mais abrangente processadora e exportadora australiana de carne. A AMH é uma subsidiária pertencente à Swift & Company, estabelecida em Greeley, Colorado. A empresa exporta para mais de 27 países, com interesse significativo em negócios na costa do Pacífico e América do Norte. As operações norte-americanas da AMH são conduzidas pela sede administrativa da Swift & Company.
Com uma cadeia de valores verticalmente integrada e sofisticados processos de logística, a AMH fornece soluções no ercado de carnes aos clientes pelo mundo todo. Bovinos: AMH Imports Divisão Transporte AJBS possui uma eficaz estrutura de logistica, desde a busca do gado, com caminhões de dois pavimentos, à distribuição de seus produtos pelo país e no transporte de contêineres aos portos para exportação. É responsável por garantir a segurança e qualidade do gado durante o transporte e a característica do produto quando de sua distribuição com temperaturas ade uadas.
Também cuida dos custos e da economia de mizar a operação. PAGF 7 30 custos e da economia de escala para otimizar a operação. Por isso, modernos veículos tem o objetivo de garantir o cumprimento de metas e o compromisso da empresa com a qualidade do produto para consumo final. Localização: EUA Número de plantas: 3 (suínos), 4 (bovinos) e 1 (carnes fatiadas). Colaboradores: 15. 055. Capacidade de abate: 46. 800/dia (suínos), 20. 000/dia (bovinos). ARGENTINA Número de plantas: 6. Colaboradores: 2. 339 (2006).
Capacidade de abate: 5. 000/dia. BRASIL Número de plantas: 23. Colaboradores: 16. 981 (2006). Capacidade de abate: 18. 100/dia. AUSTRÁLIA Número de plantas: 4 plantas e 4 unidades de confinamento. Colaboradores: 4. 00. Capacidade de abate: 5. 765/dia Missão “Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer, com foco absoluto em nossas atividades, garantindo os melhores produtos e serviços aos clientes, solidez aos fornecedores, rentabilidade satisfatória aos acionistas e a certeza de um futuro melhor a todos os colaboradores. Crença “Por acreditarmos que um dos Inci ais diferenciais competitivos é a qualidad por acreditarmos que Simplicidade Analise do Composto de Marketing da Empresa Nosso esforço de marketing toma por base a diversificação de nossos produtos buscando uma maior rentabilidade. No mercado interno, investimos na criação de marcas fortes de carne in natura e de cortes especiais. Comercializamos os produtos de carne bovina in natura com as marcas “Friboi”, “Maturatta”, “Cabaña Las Lilas”, “Linha Organic Beef Friboi”, “Plate” e “La alanca”.
Já na linha de carne industrializada, comercializamos as marcas “Swift” e “Anglo” e nossa linha de pratos prontos, tais como o hambúrguer, almôndega, mortadela, salsicha, presuntada, feijoada, milho e ervilha. A mais recente novidade na linha de carnes industrializadas foi o lançamento, em outubro de 2006, do rimeiro hambúrguer orgânico do Brasil, que faz parte da “Linha Organic Beef Friboi”, e que já acreditamos ser um sucesso no mercado, principalmente pela tendência cada vez mais forte do consumo de produtos orgânicos, que são mais saudáveis.
Em nossos mercados de exportação, comercializamos marcas customizadas, tais como “Friboi”, “Swift”, “Mouran”, “Anglo”, “Cabaia Las Lilas” e “Plate”. Exportamos também produtos com marcas próprias de terceiros. Sazonalidade: Nossos produtos não estão sujeitos a sazonalidade. Mix de Produto: In-Natura AJBS SIA tem tradicional atuação no mercado de carnes e é econhecida por sua qualidade. A Linha Organic Beef Friboi, conhecida pelo consumidor pelo slogan “especial por natureza”, é composta por cortes especiais provenientes de gado orgânico.
A em resa também tem sucesso com a linha Maturatta, co rnes bovinas especiais Maturatta, composta por carnes bovinas especiais para churrasco. Cabana Las Lilas, nem toda carne é igual, é reconhecida internacionalmente como a melhor carne argentina. As carnes que levam a marca Friboi são facilmente encontradas nos supermercados. Os produtos são porcionados em embalagens práticas, dimensionadas com quantidades ideais ao consumo. Linha Maturatta. A linha Maturatta é líder no mercado de cortes especiais para churrasco, em virtude da qualidade e sabor dos produtos.
São nove opções de cortes resfriados, limpos e desossados (picanha, miolo de alcatra, filé mignon, cupim, picanha fatiada, granito, fraldinha, maminha, costela três ripas). Os produtos são embalados a vácuo e prontos para a grelha. Organic geef Seguindo a tendência de produtos ecologicamente corretos, em outubro de 2004, o Grupo JBS-Friboi foi pioneiro ao lançar a Linha Organlc Beef Friboi, conhecida pelo slogan “especial por natureza”. É composta por 15 opções de cortes especiais de carne n natura embalados a vácuo e um de congelado, provenientes de gado orgânico.
O animal é alimentado em pastos adubados organicamente e criado com cuidados especiais. Quando necessário, são tratados com homeopatia por veterinários especialistas. Como resultado, bifes mais macios e suculentos. Também faz parte desta linha o primeiro hambúrguer orgânico do Brasil. Para garantir a procedência do animal, foram firmadas as parcerias com a Associação Brasileira dos Produtores de Animais Orgânicos (Aspranor) e o Instituto de Biodinâmica (IBD). O objetivo deste lança presente em todos os