A importância da tecnologia de informação para a empresa

Categories: Trabalhos

0

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD JOSÉ ALYSON FERREIRA DE LUNA JOSÉ HENRIQUE BEZERRA DE SOUZA “TIA NIELE ALVES DOS SANTOS A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA A EMPRESA PATOS/ PB NOVEMBRO/ 2010 JOSÉ ALYSON FERREI JOSÉ HENRIQUE BEZE “TIA NIELE ALVES D or13 D DE Relatório apresentado à Universidade do Tocantins (UNITINS), como requisito parcial para a obtenção do Título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof.

Marcelo Rythowem Dedicamos este trabalho, as nossas famílias AGRADECIMENTOS empresa Sn Representação, cogitando o tipo de serviço prestado m quase 10 anos de existência, e teve como objetivo geral identificar a importância das tecnologias de informação para a empresa. A metodologia empregada baseou-se na análise de conteúdo e nas etapas do processo de gestão da informação, ressaltando as particularidades da empresa, que trabalha com representação de produtos.

Os resultados demonstraram que há tecnologia de informação enfatizando o hardware, porém necessita de melhoria e aperfeiçoamento de softwares voltados para a administração da empresa. Espera-se que com estruturação da arquitetura a empresa aprimore ainda ais a sintonia entre os setores e possa usar as ferramentas e informações para melhor tomar suas decisões. Palavras chave: arquitetura de informação, gestão da informação, estruturação da arquitetura. SUMÁRIO INTRODUÇAO…. 1. 1 APRESENTAÇÃO DO TEMA.. • • • • • • • • • • • • • • • • • 9 1. 2 JUSTIFICATIVA………… — 1. 1. 3. 1 Objetivo 1. 3. 2 Objetivos Específicos…………. 13 … 10 2. 2 SISTEMA. • • • • 2. 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2. 4 TECNOLOGIA…. ….. …. 12 2. 5 TECNOLOGIA DE INFORMAÇAO…… 3 CONSIDERAÇOES FINAIS….. 4 REFERÊNCIAS TEÓRICOS.. 1 INTRODUÇÃO Nome da empresa em estudo é Sn Representação, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica 03. 936. 634/0001-49 localizada na Rua Espinharas, 167 – Centro – Patos – Paraba, com Telefone/ fax: (83) 34214070, E-mail: sn_repres@hotmail. com, sob a direção do Sr. Silvino Corcino de Medeiros Neto, empresário com ensino superior incompleto em Bacharel em Administração.

Atua no ramo de distribuição de alimentos. Atualmente, a Tecnologia da Informação participa do dia-a-dia das organizações, vezes como uma arma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial ompetitivo no mercado, vezes como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas há muito tempo centralizados em pessoas. A competitividade e a sobrevivência das organizações dependem cada vez mais de sua capacidade de perceber as mudanças e antecipar-se às novas demandas, realinhando os investimentos em competências, tecnologias, produtos, serviços e mercados.

A velocidade com que a informação e o conhecimento são criados e circula produtos, serviços e mercados. A velocidade com que a informação e o conhecimento são criados e circulam sem fronteiras, potencializa a importância do capital intelectual para s empresas. A tendência natural é tentar medir o valor da informação pelo quanto adicional ela traz, entretanto, o conceito mais amplo e correto é o custo de oportunidade quanto custa não tê-la. Neste sentido, medir o valor da informação passa a ser um processo semelhante ao de um seguro ou propaganda quanto custa não ter. Portanto, nesta abordagem amplamente utilizada, a informação é tratada como recurso, possuindo então custo e valor, taxa de retorno, custo de oportunidade de não se ter a informação. JUSTIFICATIVA É notória a importância e a necessidade da tecnologia, dos plicativos de gestão e de uma infra-estrutura capaz de suportar a demanda do negócio dentro das organizações.

Independente da escolha, mas considerando os objetivos, as melhorias e o valor que este agregará ao negócio, um ou outro terá melhor adaptação na organização. Contudo, a informação tecnológica pode ser a maior ferramenta dos tempos modernos, mas é o julgamento de negóclos dos humanos que a faz poderosa. Menos previsível, cada vez mais complexa e dependente da TI, as organizações vêem, atualmente, a gestão estratégica da tecnologia da informação como uma parte crítica e integrada a ualquer estrutura gerencial de sucesso.

A gestão das tecnologias de informação passa então a ser muito mais administrativa do que tecnica, pois a visão sistêmica é essencial para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico, exigindo um perfil profissional muito peculiar, um técnico com conhecmentos administrativos ou um administrador com conhecimentos técnicos. OBJETIVO GERAL Mostrar que os administrativos ou um administrador com conhecimentos técnicos. Mostrar que os processos podem ser mais eficazes e eficientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Classificar Tecnologia de Informação; Apontar softv. ‘are de gerenciamento; Aplicar software e processos; – Avaliar o resultado da organização; – Avaliar o bem-estar dos colaboradores. 2 DESENVOLVIMENTO A tecnologia da informação participa do dia-a-dia das organizações, vezes como uma arma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial no mercado, vezes como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas há muito tempo centralizado em pessoas.

Entender a força da informação e das tecnologias e sua importância para as organizações auxilia os gestores na administração da tecnologia, potencializando e otimizando o seu uso para atingir melhores resultados. . 1 INFORMAÇÃO Tarapanoff (1 995, p. 14) cita Drucker que afirma: “a informação é a ferramenta do Administrador”. Partindo desta afirmação, pode-se considerar que a necessidade da informação nas organizações é inquestionável. Pode-se assim dizer, sem medo de errar, que sem informação não existe Administração eficaz. Mas, afinal, o que é informação?

Stair (1998,p. 04) define como “um conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor em si”; complementando ainda que dados: “são fatos em sua forma primária como, por exemplo, o nome de um empregado e o número de horas trabalhadas em ma semana, números de pe as em estoque ou pedidos em venda”. É valiosa precisamente porque alguém deu às informações um contexto, um significado, uma interpretação; alguém refletiu sobre o conhecimento, acrescentou a ele sua própria sabedoria considerou suas implicações mais amplas.

Anteriormente considerava-se a informação como um requisito burocrático necessário, que contribuía para reduzir o custo do processamento de muitos papeis, posteriormente passou- se a compreender a informação como um fator de controle e gerenciamento de toda a organização, ajudando a acelerar s processos de tomada de decisão e hoje a informação é reconhecida como um recurso estratégico, uma fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa. ara assegurar a permanência, a sobrevivência e os lucros as organizações devem investir na firmeza da informação, possibilitando assim o conhecimento do seu próprio ambiente, mercado, consumidores, fornecedores e competidores. 2. 2 SISTEMA Bertalanffy citado por Cláudio gogui e Ricardo Shitsuka (2007, p. 23) afirma que “tudo pode ser considerado como sistema”. Nesse sentido podemos dizer que sistema é um conjunto de partes, as uais formam um todo como objetivo comum.

Qualquer coisa que se encaixe neste conceito pode ser considerada um sistema: o sistema solar, o sistema financeiro, uma universidade, uma sala de aula, um universitário sentado numa cadeira, uma loja de artigos importados, um consultório dentário, um homem puxando uma corda amarrada num balde para retirar água de um poço, uma pessoa usando óculos para enxergar melhor, uma dentadura na boca de um desdentado mastigando um alimento, 2. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) Sistema de Informação é o conjunto composto por Hardware, Software, Peopleware, Redes e Dados que procuram transmitir a nformação numa d PAGF 13 composto por Hardware, Software, Peopleware, Redes e Dados que procuram transmitir a informação numa determinada organizaçao. (1999, p. 04) complementa: Conjunto de componentes inter – relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.

Quanto mais estruturado for o sistema de informação, entendido como um conjunto de meios humanos e técnicos, dados e procedimentos, articulados entre si, com vista a fornecer nformação útil para a gestão das atividades da organlzação onde está inserido e quanto melhor representar a organização em funcionamento, mais flexível poderá ser essa organização, na medida em que o SI vai atuar sob a forma de análise da organização e seus sistemas envolventes.

O SI vai raiar como um instrumento de mudança estratégica na estrutura organizacional, colocando novos desafios e exigindo a utilização de novas metodologias com a presença de Tecnologias de Informação, na medida em que estas constituem um potencial de desenvolvimento para as organlzações. 2. 4 TECNOLOGIA Tecnologia (do grego tEXvn — “técnica, arte, ofício” e Àoyta — “estudo”) é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados elou utilizados a partir de tal conhecimento.

Organizações usam o termo tecnologia como a forma pela qual transformam seus insumos em produtos, substituindo o trabalho humano por máquinas, aumentando consideravelmente sua produtividade e deixando o processo mais rápido e eficaz, proporcionando uma abundância de sistemas de apoio à decisão. 2. 5 TECNOLOGIA DE INFORMA Ao De 2. 5 TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO De acordo com Rezende e Abreu (2001 , p. 78) “O termo Tecnologia de Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação”.

Para Cruz (2000, p. 24) ‘Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados elou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, que esteja aplicado no produto que esteja aplicado no processo”. A TI está fundamentada nos seguintes componentes: * Hardware e seus dispositivos e periféricos; Softwares e seus recursos; * Sistemas de telecomunicações; ‘k Gestão de dados e informações.

O Setor de TI precisa de uma estrutura organizacional definida, com suas responsabilidades e suas unidades organizacionais claramente estabelecidas, documentadas e divulgadas, e políticas de pessoal adequadas, quanto à seleção, segregação de funções, treinamento e avaliação de desempenho. Esta estrutura é necessária para que se gerencie racionalmente os recursos computacionais da organização, de modo a supnr as necessidades corporativas de informação de forma eficiente e economca.

Um departamento de TI apresenta as seguintes divisões: * Administração; * Desenvolvimento e suporte de aplicação; * Operações; Suporte de Produção; * Software de sistemas; * Redes. A tecnologia da informação tem um custo elevadíssimo, e os computadores não possuem “poderes magicosi’ de resolver problemas de gestão, racionalizar processos ou aumentar a produtividade. Máquinas e softwares idênticos executarão maravilhas em organismo rados e organizados, mas bem-estruturados e organizados, mas serão apenas uma fonte de gastos naqueles que não planejarem adequadamente suas necessidades de informação.

O bom aproveitamento das facilidades trazidas pela tecnologia da informação depende de um processo periódico e estruturado de planejamento a informação. para isso, é preciso se preocupar em adquirir uma visão estratégica de como os sistemas de informação da organização deverão ser implementados ou alterados, de forma a atender as necessidades de informação da organização por um período considerado adequado.

O planejamento da informação deve resultar em um um plano estratégico que defina a direção documento futura dos recursos de TI, refletindo as políticas, padrões e procedimentos de recursos de informação como um todo, e oferecendo orientação para todos os setores da organização. O plano estratégico ou estratégia de TI é o ponto e partida para qualquer investimento em tecnologia, identificando as mudanças futuras que deverão constar dos planos e orçamentos do departamento de tecnologia da informação.

Os processos organizacionais (conjuntos de atividades que governam a forma como os recursos são usados para criar produtos e serviços), as necessidades de informação e a tecnologia são itens interdependentes. Quando um processo organizacional é remodelado ou criado, podem surgir novas exigências de informação, e, consequentemente, ser necessários novos investimentos em tecnologia. As organizações de sucesso insistem em que o redesenho de rocessos oriente a aquisição de tecnologia da informação, e não o Inverso.

Deve-se levar em consideração que a missão da organização define os processos organizacionai define os processos organizacionais que executam as decisões considerando a informação aplicando a tecnologia que por sua vez processa a informação dando suporte as decisões que guia os processos organizacionais alcançando a missão. A informação exata, completa e relevante assume um papel significativo em todas as etapas de elaboração e execução de uma estratégia competitiva.

Ela é fundamental tanto para a efinição de estratégias quanto para que a organização tenha a capacidade de bem executar essas estratégias, levando em conta o ambiente competitivo. A complexidade do contexto atual obriga que as organizações deixem de tratar a TI como um problema tecnológlco que precisa de soluções tecnológicas, e passem a administrá-la como uma oportunidade para responder aos constantes desafios impostos pelo mercado.

O impacto das novas tendências em TI está no domínio de negócio- perda de posição competitiva, surgimento de produtos ou serviços substitutos, e assim por diante. Dessa forma, o domínio da TI está rapidamente dquirindo um status de agente de desenvolvimento e definição de estratégias em diferentes níveis – corporativo, de negócio e funcional.

O sucesso vai ser alcançado por aqueles que conseguirem utilizar com criatividade o poder da TI para resolver problemas de negócio. Por um lado, os recursos tecnológicos estão se tornando cada vez mais sofisticados e menos onerosos; por outro lado, a maior parte dos gerentes e executivos ainda não se deram conta do potencial da TI, e tampouco iniciaram o necessário movimento em direção do reconhecimento do seu papel fundamental para a gestão em nível

Administração nos dias atuais

0

Administração nos dias atuais É surpreendente a maneira de fazer administração nos dias atuais, pois necessariamente não existe um manual

Read More

Tecnicas de pesquisa

0

APOSTILA PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA • Objetivo da disciplina • Importância de uma pesquisa cientiTica. • O método

Read More