A revolução científica e o aparecimento das ciências humanas

Categories: Trabalhos

0

A Revolução Científica e o aparecimento das Ciências Humanas Denomina-se Revolução Científica o período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Filosofia e a Teologia, separa-se destas e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático. Substitui a mentalidade teórica, pela explicação dos fenômenos da natureza, constituindo as denominadas Ciências Naturais.

Com a crise do século XII houve o impulsionamento das guerras “santas” – as Cruzadas, que consolidaram a reabertura SWP to p age o Mediterrâneo, res ora entre o Ocidente e o ie estruturação do siste ao reaparecimento d Burgos. comerciais a a mudança da mico, levaram urgimento dos Dessa forma, com as atividades comerciais em processo de ascenção, a estruturação e mentalidade social também sofreu modificações ao longo desse período transitório, formando novas classes sociais, como a burguesia.

Esta, foi a parcela da sociedade que se dedicou ao comércio ambulante. Com o passar dos séculos, essa classe obteve grande acúmulo de riquezas a partir da atividade prática, alterando as relações econômicas da época: inanciamento da nobreza decadente, das produções Místicas, sistema de impostos. No fim do século XIII, começa o período período da história conhecido como Renascimento, caracterizado pela ruptura das estruturas medievais, em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica.

Sendo assim, houve a mudança do ideal em direção ao humanismo e ao naturalismo; a transição do teocentrismo para o antropocentrismo. Além disso, as alterações no sistema, levaram a valorização do trabalho ao invés da ociosidade, e também do catolicismo para o protestantismo ue prega a favor do trabalho e da riqueza terrena. Foi em pleno Renascimento que se originou a Revolução Cientifica, onde a razão é o meio de alcançar o conhecimento. Considerando isso, a Revolução Científica revolucionou a maneira pensar.

Se nos períodos clássico e medieval, o critério da verdade limitava-se a um conceito teórico, no período moderno, o saber deveria ser técnico, testado empiricamente e ter observação experimental. O conhecimento passou da concepção finalista para utilitária e prática, que atende a nova mentalidade capitalista de trabalho e produção. As técnicas eram financiadas direcionadas para que atendessem a economia, visando o resultado experimental e prático – o conhecimento é “enxugado” para ser utilitário, e não voltado para a contemplação teórica.

Nesse contexto, em que as estruturações estamentais cediam lugar à um sistema maleável, o comércio começou a se tornar o centro das relações de poder, tornando as cidades o foco do novo impulso e aqu PAGFarl(F3 tornar o centro das relações de poder, tornando as cidades o foco do novo impulso e aquecimento da sociedade. Assim, com a rápida ascensão do desenvolvimento tecnologico – juntamente om o interesse burguês por maiores lucros, menores custos e produção acelerada – o processo produtivo sofreu grande alteração, tanto no aspecto econômico, quanto social.

Nesse momento, se inicia a Revolução Industrial. Com o surgimento das indústrias, a produção agrícola foi designada para o abastecimento das matérias-primas, causando grande fluxo migratório para as regiões urbanas. Isso originou um crescimento populacional desordenado, provocando grande desigualdade social: a discrepância do enriquecimento dos industriais comparada com a crescente mlséna, alcoolismo, violência. Perante a vigente crise social, houve a necessidade de se entender melhor a sociedade, para poder melhor controlá-la e modificá-la, tomando como exemplo as Ciências Naturais. ? então, no século XIX que surgem as Ciências Humanas, acopladas junto aos pensamentos de Karl Marx e das ideologias socialistas da nova classe existente, o operariado, trabalhadores pobres das fábricas. Apesar de a economia ser Sldo elaborada por volta do século XVII, foi a Sociologia, no século XIX que marcou o aparecimento das Ciências Humanas, em medida que as modificações da sociedade são os objetos da ciência. PAGF3ÜF3

Samba

0

O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e

Read More

Tipos de recrutamento

0

Tipos de Recrutamento Recrutamento Externo: Incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações. Consulta aos arquivos

Read More