A vida é a melhor opção

Categories: Trabalhos

0

RITA OLIVEIRA DA SILVA VITÓRIO A VIDA ÉA MELHOR OPÇÃO SALVADOR NOVEMBRO, 2011 A VIDA MELHOR OPÇÃO Projeto de Intervenção à Faculdade de Tecnologia e Ciências — to view Educação a Distância Pesquisa e Prática Pe Costa da Mata, curso Carlena Azevedo, Ci NOVEMBRO 2011 or7 ção da disciplina Gestora Nildete do da tutora 1 . A VIDA É A MELHOR OPÇÃO – Embarque em Hábitos Saudáveis As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica.

Social, pois desestrutura a amília e econômico por gerar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento. No Brasil, as drogas também financiam a violência e o crime. Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente de determinadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel. 2.

PROBLEMATIZAÇAO A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global o jovem e da sociedade. Qual a relação entre educação e prevenção? A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano.

Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade, ao invés de dar ênfase às consequências como a doença e a rogadição por exemplo. Neste sentido, a prevenção é mais adequada quando discute o uso de drogas dentro de um contexto de saúde. O que nós pais e professores, podemos fazer através de orientação segura e sem nenhum alarme, criar a condição necessária para que o adolescente se torne refratário aos assédios de maus amigos e traficantes? É na adolescência, ou pré-adolescência, que se deve dar maior destaque a um programa de caráter educativo preventivo? 3.

OBJETIVOS PAGFarl(F7 Promover um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e comercialização de e ntorpecentes na escola; – Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “A VIDA É A MELHOR OPÇÃO” – Estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola; Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola; – Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem; – Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e fora da Escola; Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras; – Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida espiritual, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde fisica e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas. 4. HIPOTESES Nos dias de hoje, o adolescente recebe um bombardeio de informações através dos unicaçào, que o deixam PAGF3ÜF7 despertar sua curiosidade, que deve ser utilizada para a formação de conceitos sadios e exatos sobre as drogas e as desvantagens de seu uso.

Devemos observar que os traficantes, sabedores que nesta fase se consegue o viciado certo de amanhã, nos dias de hoje, estão levando para o mundo das drogas meninos e meninas de até 9 anos, portanto, o quanto antes iniciarmos nossa conscientização, não estaremos cometendo exagero algum. No meio escolar nasce, geralmente, o círculo de amigos. E abemos a que o ponto a experiência da amizade é importante nessa idade. Um adolescente não vive sem seus amigos. As vezes ele só vive por eles. Um grupo de amigos se forma então, cuja regra suprema é a fusão e solidariedade. Sua palavra de ordem é verdadeiramente o clássico (e que parece um pouco ridículo) um por todos e todos por um. 5. JUSTIFICATIVA A prevenção é mais adequada quando discute o uso de drogas dentro de um contexto de saúde.

Segundo o psiquiatra Jairo Bauer, 2002, “A informação traz o mundo da razão, o mundo das regras, o mundo do real para a vida do jovem. Talvez em alguns omentos ele queira justamente esquecer esse mundo real para viver em outro, mais livre, sem limites, mais emocional, onde possa fazer o que quiser. Nessa hora, ele entende que a informação atrapalha e, assim, desliga o filtro e deixa a vida exposta ao risco acontecer. “O psiquiatra acrescenta ainda: questão da droga não vai sumir da sociedade. Ela sempre existiu e vai continuar existindo, por muitos e muitos anos. Vivemos uma situação relativamente complicada em relação à existência da droga hoje, ela está muito presente, ela está muito próxima.

Ex complicada em relação à existência da droga hoje, ela está uito presente, ela está multo próxima. Existem um monte de drogas novas, um monte de coisas que estão aparecendo a cada momento. Então eu imagino que a gente vá ter que aprender cada vez mais com a existência dessa droga. Como pessoas que estão preocupadas com o comportamento do jovem, o que podemos fazer é tentar formar e informar melhor esse jovem para que ele lide melhor com essa questão. A droga não vai sumir do mapa. Ela está aí, e temos que ver uma forma melhor de se relacionar com ela. 6. METODOLOGIA Os problemas de saúde trazidos pelo uso indevido de drogas são muito variados. Há drogas que podem matar na primeira vez m que são utilizadas.

Através do projeto “A VIDA E A MELHOR OPÇÃO” buscamos esclarecer e conscientizar os alunos de que quem as consome frequentemente tem sua saúde gradualmente enfraquecida e mostra-se abatido e envelhecido. O aluno pode pesquisar sobre pessoas famosas que tiveram sua vida destruída devido ao consumo de drogas. A apresentação de fotos e vídeos mostrando situações onde aparecem adolescentes e jovens que compartilham seringas adquire doenças como AIDS e hepatite 3. Os alunos devem e precisam saber que a oferta de drogas sempre irá existir, mas ninguém pode obrigá-lo a consumir rogas se ele não quiser, e que a vida oferece muitos modos saudáveis de encontrar prazer, paz e satisfação. As drogas não estão entre eles.

A construção de um grande painel elaborado com a participação de toda a escola, envolvendo toda a comunidade, professores, alunos e funcionários de todos os setores, onde aparecem textos explicativos e fo professores, alunos e funcionários de todos os setores, onde aparecem textos explicativos e fotos de pessoas que após o uso de drogas aparecem magras, abatidas, desempregadas, sem famllia, e muitas que vem a óbito anda em idade jovem. Deve ser feito em um dia especial. Nesta data um profissional de saúde ministrará uma palestra sobre os benefícios da prática de esporte e a incapacidade de praticá-lo por parte do usuário de drogas.

Ainda na oportunidade deve ser feita uma palestra com os pais dos alunos apresentando-lhes sugestões sobre como lidar com o problema mesmo que ele não exista na sua família e outro profissional deve realizar atividade interativa com pais, alunos e funcionários. Os professores e todos os demais funcionários devem se envolver, trazendo as diversas instituições públicas e entidades a sociedade civil para dentro da Escola, de modo a ocorrer integração das políticas educacionais com as demais políticas públicas que visam reduzir os danos sociais, à saúde e à vida causados pelo consumo, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcoólicas, fumo e entorpecentes. No planejamento das atividades preventivas devem ter como meta diminuir a probabilidade do jovem envolver-se de maneira indevida com o uso de drogas. ara isso, os programas de prevenção ao uso de drogas devem enfatizar a redução dos fatores de risco e ampliação dos fatores e proteção. A droga deve ser vista como uma grande vilã destruidora de lares, de vidas; que traz violência e impossibilita as boas relações do indivíduo na sociedade, bloqueando seu acesso ao mundo saudável. A geração saúde é o que m PAGFsrl(F7 relações do indivíduo na sociedade, bloqueando seu acesso ao mundo saudável. A geração saúde é o que mais Interessa. A Vida é um bem precioso e deve ser preservada. As drogas mesmo vendidas legalmente como o álcool e o fumo são extremamente prejudiciais.

CRONOGRAGAMA Atividades I período de realização I Local I Apresentação de atividades 07:15h Sala e aula I Apresentação de atividades 1 10:20h Montagem de painel dos alunos 1 11:00h às 09:00h I às 11:30h I às 11 :30h I Corredores da escola Montagem de painel dos alunos com comunidade escolar 1 1 :30h escola às 12:00h Corredores Palestra de Profissional de Saúde I 10:00h 11:00h I salão de evento I Momento de Interação | 12:00 de eventos I da às 12:30 | salão O presente cronograma é de atividades realizadas em um dia de trabalho do projeto envolvendo escola e família. As demais atividades envolvendo outras entidades públicas devem ser desenvolvidas em processo no decorrer da unidade. BI BLIOGRAFIA:

Negociação

0

[picl [pic] Christopher Tony Wolstenholme Dominic James Howard Biografia Matthew James Bellamy OF3 p A banda foi formada Muse, já

Read More

Associativismo urbano

0

UNIVERSIDADE DO ALGARVE Escola Superior de Educação e Comunicação FICHA DE LEITURA ASSOCIATIVISMO URBANO E PARTICIPAÇÃO NA CIDADE Vilaça Sociologia

Read More