Manejo e conservação do solo:spd (sistema de plantio direto) uma melhor produtividade a caminho da sustentabilidade

Categories: Trabalhos

0

Manejo e conservação do solo:spd (sistema de plantio direto) uma melhor produtividade a caminho da sustentabilidade Premium gy brunorolim anpc•nR 23, 2012 2 pagos VIII E-NCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL • ENEEAMB FOZ do Iguaçu • Brasil, 18 a 24 de julho de 2010. Manejo e conservação do solo:SPD (Sistema de plantio direto) uma melhor produtividade a caminho da sustentabilidade Tarcísio Lira Mihomem , Bruno Rolim da Silva , Angela Fernanda Naves Neves Acadêmico do curso de En enharia Ambiental,CJEPA,

Redenção — PA, Brasil curso de Engenharia bruno_itbsilva@hotm 1123 2 Acadêmico do ora d ao – PA, Brasil, . co Introdução O processo de produção agrícola é uma das praticas mais antigas conhecidas pelo homem, e desde seu inicio a aproximadamente 15 mil anos atrás, o homem veem usufruindo de um dos principais recursos naturais, o solo.

Segundo Lepsch (2007), a base para a produtividade agrícola é o solo, que contem os principais nutrientes necessários para o crescimento vegetal, tais nutrientes que são classificados em macro e micro utrientes, apresentam grandes intensidades nos primeiros horizontes de solo, principalmente nos horizontes A e B, que são os principais utilizados pela agricultura, pois são neles que ocorrem as principais trocas de nutrientes entre a planta e o meio terrestre, e apresentam maiores quantidades SWipe IO View page de matéria orgânica principalmente no horizonte A.

Com o desenvolvimento tecnológico, a agricultura passou por uma inovação. Novos maquinários foram implantados no sistema agrícola, e o solo passa a ser diretamente influenciado, essa forma os principais horizontes utilizados pelo sistema passaram a sofre uma constante degradação. um dos principais impactos ocasionados pela implantação desses maquinários é a compactação do solo, erosão, perca da impermeabilidade e perca de grande parte da matéria orgânica, devido ao revolvimento do solo (BRAGA, 2002).

Assim os impactos na agricultura são evidentes devido a falta de um planejamento adequado, logo a utilização de um novo modelo de produção apresenta-se ecessária para uma diminuição nos impactos ambientais. Dessa forma o presente artigo retrata de uma ferramenta que vem auxiliando pequenos e médios agricultores em quase todo o Brasil.

O sistema de plantio direto, que além de uma forma viavelmente econômica é caracterizada por uma das formas mais sustentáveis para a agricultura. O trabalho tem como principal objetivo evidenciar os benefícios tragos pela implantação do sistema viabilidade econômica, sustentabilidade ambiental, melhor qualidade e produtividade dos alimentos.

Trabalho empreendedorismo e inovação

0

UNIJORGE SAVANA MICAELE DE JESUS AVILA VENEZA EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO SALVADOR 2012 GESTÃO DE PESSOAS Trabalho apresentad aprovação na discip ar

Read More

Requerimento do reconhecimento de doenças causadas pelos efeitos da bomba atômica

0

Para Requerimento do Reconhecimento de Doenças causadas pelos efeitos da Bomba Atômica Para tornar ágil a divulgação do resultado da

Read More