Ad direito empresarial unisul

Categories: Trabalhos

0

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual Atividade de Avaliação a Distância I [pic] Disciplina: Direito Empresarial Curso: Gestão Financeira Professor: Nome do aluno: Data: 21 de outubro de 2011 to view Orientações: • Procure o profe • Entregue a ativi • Esta atividade é • Encaminhe a ati Aprendizagem (EVA). Em relação às respostas: orfi vidas. a sua média final. Virtual de 1 . Será levada em conta a argumentação utilizada, em consonância com as matérias estudadas no livro didático; 2. Na elaboração de textos, considere as normas da ABNT; 3.

Utilize originalidade nas palavras e, ao utillzar frases de outros autores, faça-o com referência e de acordo com as normas da ABNT; 4. Não deixe de citar as fontes pesquisadas: revistas, livros ou sites da internet. Responda as situações e indagações abaixo: 1 . Quais as grandes mudanças que sofreu o Direito Comercial o comércio já atingira um estágio mais avançado e não era mais uma característica de apenas alguns povos, mas de todos eles, e é nesta época que se costuma apontar o surgimento das raízes do direito comercial.

Falasse, então, na prmeira fase deste ramo do Direito, Nesta primeira fase do Direito Comercial, le compreende os usos e costumes mercantis observados na disciplina das relações jurídico-comerciais. Uma outra característica marcante desta fase inicial do direito comercial é o seu caráter subjetivista, devido as corporações de ofício (comerciantes associados a corporação).

A 2a fase, conhecida como objetiva, surge com a Revolução Francesa que com a difusão dos ideais de igualdade e liberdade, pôs fim aos privilégios criados pelas corporações de ofício, há o desdobramento da base da pessoa do comerciante para outros elementos, mais do que um sujeito (o comerciante), m objeto ( atividade, um ato de comércio). Justamente essa fase ficou conhecida como a fase dos atos do comércio. Outras atividades econômicas, tão importantes quanto o comercio, não se encontravam na enumeração legal dos atos de comércio.

Algumas delas porque se desenvolveram posteriormente (ex. : prestação de serviços). Com o Códlgo Civil, o Brasil abandona a Teoria dos Atos do Comércio, para adotar a teoria italiana da empresa, chega ao fim à fase objetiva dentro do direito Comerc para adotar a teoria italiana da empresa, chega ao fim à fase objetiva dentro do direito Comercial, as mudanças iniciam-se ela propria expressão Direito Comercial por Direito Empresarial, e inaugura a fase contemporânea que trata do empresário e a sociedade empresária.

As obrigações civis e mercantis foram unificadas, acabando com a distinção entre sociedades civis e comerciais as sociedades simples foram alteradas para sociedades empresariais, Desaparece a figura do comerciante, e surge a figura do empresário. Não se fala mais em comerciante, como sendo aquele que pratica habitualmente atos de comércio. Fala-se agora em empresário, sendo este o que “exerce profissionalmente atividade econômca organizada para a produção ou a circulação e bens ou de serviços” (CC/02, art. 66). Fonte: http:/h. wm’. iesb. br/atena/arquivos/revista/artigol . pdf. 2. Assinale a alternativa correta em relação à sociedade limitada (3,0 pontos): a) ( ) Na sociedade limitada a responsabilidade dos sócios é irrestrita ao capital social integralizado; b) (X) Possuindo previsão no contrato social da sociedade limitada, aplicam-se supletivamente as normas referentes às sociedades anônimas; c) ( ) obrigatória a criação de conselho fiscal; d) ( ) A designação do administrador pode se dar por ato informal.

Em virtude da proposição assinalada, explique com um texto de 0 a 15 linhas os motivos de tal escolha. PAGF3rl(F6 assinalada, explique com um texto de 10 a 15 linhas os motivos de tal escolha. O artigo 1. 53 do Código Civi de 2002, determina que a sociedade limitada, em casos de omissões e falta de regramentos do capítulo IV do referido código civil, rege- se pelas normas da sociedade simples, inclusive, o mesmo artigo, em seu parágrafo único, diz que no ato constitutivo e na elaboração do contrato social, os sócios poderão prever e eleger a regência supletiva pelas normas da sociedade anônima, desde que expressamente prevista em contrato social, determinando aplicação da lei das sociedades por ações aos casos não regulados no capítulo especifico do Código Civil de 2002, assim as lacunas e omissões do capítulo atinente às sociedades limitadas poderão ser supridas pelas disposições contidas na Lei 6404/7, porém mesmo que a regência supletiva seja da CSA porque assim quiseram os sócios no contrato social, o regime constitutivo e dissolutório da limitada será o das sociedades contratuais. Fontes: – Código Civil de 2002 (lei no 10. 406, de 10 de janeiro de 2002) – ‘mn,’w. http://’vvw•w. junsway. org. br – http://jus. com. br 3.

O que difere o “lucro” da “rentabilidade social”. Explique e dê exemplos com texto de no mínimo 20 linhas (4,0 pontos). Lucro é o retorno positivo de um investimento de capital feito por um indivíduo uma pessoa ou uma empresa nos negócios, ou seja, é a vantagem que se obte PAGF indivíduo uma pessoa ou uma empresa nos negócios, ou seja, é a vantagem que se obteve em um negócio ou Investimento ou até mesmo o retorno de seu capital investido, por exemplo, se um investido ou empresáno gasta x João comprou um imóvel por R$100. 000,00 e, meses depois, v em tal investimento ou produto, seu retorno tem que se X+Y, suponhamos que eu compre um terreno no valor de 10. 0 reais, e no período de um ano o venda por 15. 000 reais, meu lucro foi de 50%. Rentabilidade social é quando uma empresa busca além do lucro, o bem estar de quem com ela interagem sejam seus funcionários, consumidores, e até mesmo a sociedade em si. É a forma ética, responsável e sustentável com a qual a empresa desenvolve todas as suas ações em relação ao ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes do processo. “A lógica básica é simples: quando um grande produtor de soja expulsa agricultores para as periferias urbanas da região, podemos, eventualmente, dizer que aumentou produção de grãos por hectare, a produtividade da empresa rural.

O empresário dirá que enriqueceu o município. No entanto, se calcularmos os custos gerados para a sociedade com as favelas criadas e com a poluição das águas, por exemplo, ou o próprio desconforto de famllias expulsas das suas terras, além do desemprego, a conta é diferente. Ao calcular o aumento de produção de soja, mas descontando os custos indiretos gerados para a sociedade, o calcular o aumento de produção de soja, mas descontando os custos Indiretos gerados para a sociedade, o balanço sistêmico será mais completo, e tecnicamente correto. Ou seja, temos de evoluir para uma contabilidade que explicite o resultado em termos de qualidade de vida, de progresso social real”.

Certamente o maior objetivo de uma empresa é o lucro, disso não se tem dúvidas, porém, a sociedade cada vez mais se preocupem com a geração de empregos e os trabalhos sociais, e as empresas certamente não devem ignorar essa tendência, pois os consumidores são propensos a recomendar a um amigo a aquisição de produtos e serviços de empresas que apóiam projetos educacionais, sociais e artísticos, investem em espartes e exigem comportamento socialmente responsável e seus fornecedores, mesmo que isso esteja longe de ser uma obrigação da empresa, porém tudo isso melhora a imagem da empresa aumentado prestígio, confiabilidade, suas vendas e seu posterior lucro. http://pt. wikipedia. org/wiki/l-ucro; – http://www. cbtu. gov. br/sociocultural/responsab/veja/conceito . htm; – http://www. administradores. com. br/informe-se/informativo/o -estigma-do-lucro/4402/; – http://wvm. compendiosustentabilidade. com. br ‘compendiodeindicadores. Obs: em todas as questões respondldas as fontes de consulta foram utilizadas com complemento do livro didático

Um computador por aluno

0

UNIVERSIDADE PAULISTA ANDRÉ FONSECA SANTIAGO – RA: 0908135 ANDRESSA LUZIA BARBOSA SILVA – RÃ: 0910297 CRISTIANO QUEIROZ DE ARAÚJO ALBQUERQUE

Read More

Eficiencia e eficácia sob a ótica da organização

0

Eficácia e eficiência sob a ótica das organizações. Eficiência e eficácia seriam apenas duas palavras normais se não as observássemos

Read More