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J. A. APOCALIPSE INTRODUÇÃO Symposium on Revelation – Book I – Cap. IX Revelation: DARCOM Report” – pp. 175-181 pnnc(pios Gerais O Comitê concorda que: “Issues in 1 . A estrutura literária divide o livro do Apocalipse em duas seções principais: (1) uma seção histórica (Ap 1-14) que enfatiza a experiência da igreja e eventos relacionados durante a Era Cristã, e (2) uma seção esca particularmente sobr mundo. Embora os estudio (somewhat) sobre o PACE 1 or12 to view nut*ge 5-22) que focaliza empo e o fim do ‘r ligeiramente ha divisória deveria ser traçada, estudos s rios pelos eruditos Adventistas tais como
Kenneth A. Strand (Interpreting the Book of Revelation, 2a ed. , 1979). C. M. Maxwell (God cares, vol. 2, 1985) e W. H. Shea (vários artigos em Andrews University Seminary Studies) confirmam plenamente esta divisão literária e seu consequente efeito sobre a interpretação. 2. A série dos selos e das trombetas ocorrem na seção histórica do Apocalipse. Consequentemente seu cumprimento deveria ser buscado no tempo histórico, a Era Cristã. 3. As profecias dos selos e das trombetas têm somente um cumprimento profético. a.
O modelo daniélico da profecia apocalíptica é claro sobre ste ponto: cada metal, animal e chifre tem somente um cumprimento. (Mesmo o “chifre pequeno” de Daniel 8, usado como um símbolo para R Roma em suas duas fases, tem somente um cumprimento: Roma). Não há evidência contextual de que às profecias apocalípticas de Daniel e Apocalipse deveriam ser dadas cumprimentos dual/múltiplo. Esta última proposição foi examinada profundamente (at lenght) e rejeitada pelo Sanctuary Review Comimittee (representativo das divisões mundiais) em 1980 (ver “Statement on Desmond Ford Document,” Ministry, October 1980.
The Daniel and Revelation Committee gualmente a rejeitou (ver “Fulfillments of Prophecy,” The Seventy Weeks, Leviticus, and the Nature of Prophecy, pp. 288-322). Cumprimentos duais/múltiplos de Danielmpocalipse também falham em encontrar suporte em Ellen White (ver o documento do Biblical Research Institute, “Ellen G. White and the Interpretation of Daniel and Revelation”). b. Cumprimento dual pode estar presente em algumas profecias gerais/clássicas em que há marcadores (markers) indicando – por exemplo, a profecia do derramamento do Espírito Santo, Joel 2; a profecia do nascimento virginal, Isa[as 7.
Mas tais arcadores não estão presentes nas profecias apocalípticas de Daniel e Apocalipse. c. Em relação às trombetas, o próprio Apocalipse faz uma aplicação fim-do-tempo (end-time) da linguagem das trombetas em sua descrição das sete últimas pragas. É portanto uma desnecessária pressing destas escrituras colocar as trombetas e as pragas em um cumprimento post-probation simultâneo. A. M. Rodríguez Prólogo 1:1-11 Epílogo 22:6-21 1:1 Revelação de Jesus C 12 simultâneo.
Prólogo 1:1 1:1 Revelação de Jesus Cristo enviada mostrar as por um anjo com respeito às coisas acontecer que logo acontecerão Bênção para os prestam atenção prestam atenção à profecia 22: 6 Anjo enviado para coisas que logo devem 22:7 Bênção para os 1 :4-6Saudação às igrejas 22:16 Exortação e testemunho às Igrejas 1 : 7,8 Eis que vem, alfa e ômega Ô mega 22:12,13 Eis que venho, Alfa e 1 o vidente 22:8 João, o vidente Posição quiástica com relação à igreja Igreja Militante Igreja Triunfante 1 : 16 Resplendor de Cristo 21 1:17; primeiro e último 21:6 2:7 Árvore da vida 2 19 58-10 e anciãos Louvor dos seres viventes 5:13 Todas as criaturas louvam 1 g:l, 6 5:6; 7:10, 17 0 Cordeiro 19:7, 9 6:2 :4 6:10 6:15 O Cavaleiro no cavalo branco 19:1 1 Espada 19:15, 21 Julgando e vingando Angústia dos homens 19:2 19:17, 18 -z:g; 6:11 Roupa branca 7:9, 10 Multidão louva a Deus 19:6, 7 21:3 7:15 7:17 Deus habita com Seu povo 19:4 Templo/tabernáculo com os homens Não haverá lágrimas 21:4 Seção Central – 8:2 – 14:20 — trombetas e a luta das forças do mal contra o povo de Deus. Esta seção pode dividir-se entre juízos de advertência contra os (mpios (82-11:18), e a luta das forças do mal contra a igreja (11:19-14:20). Por outro lado, em 15:1-1 ra o paralelo desta seção. mesmas forças. Exemplos: 1 1 : 19 Vozes, trovões, relâmpagos 16:18, 21 1 Mulher vestida do sol e a prostituta 1 12:3; 13:1 gesta de 7 cabeçase IO chifres 17:3 14:8 Queda de Babilônja 18:2 Nas duas seções em discussão se encontram sete juízos seguidos por ataques das forças do mal. Como se pode perceber, o Apocalipse tem um caráter repetitivo.
Idéias, expressões e cenários se repetem em diferentes lugares através do livro. Também se pode identificar a característica de recapitulação do material. Quer dizer, o apóstolo, depois de haver desenvolvido uma série de imagens e idéias, regressa e orna a desenvolver as mensagens desde uma nova perspectiva. Não se deve confundir e pensar que ocorre uma simples repetição. Na recapitulação se desenvolvem e se introduzem novas idéias, ampliando assim o alcance da mensagem do livro (Lambrecht, Structuration, 80-81). Jon Paulien Padrão das Introduções do Santuário l. Apocalipse 1:12-20 Terra 2. Apocalipse 4 e 5 (Inauguração) 3. Ap 8:3-5 (Intercessão / átrio exterior) 4.
Ap 1 1 : 19 (Juízo / átrio interior) Céu 5. Ap 15:5-8 (Cessação) 6. AP 19:1-10 (Ausência) 7. Apocalipse21 Macroestrutura quiástica de Apocalipse A Crise Final 7 trombetas 7 selos igrejas 7 pragas Milênio N. Jerusalém 8:2-1 1:18 Prólogo 1:1-8 A. PROLOGO -11 Epílogo 21:1-22. 5 22:6-21 PAGF 19 – 15:24) Visão do santuário 15:5-8 Sete Pragas 16:1-21 Conflito Concluído 1 C. OBRA SALVÍFICA DE DEUS CONSUMADA Parêntese de louvor – 19:1-10 juízo Executivo Nova Terra 21:1-4 B. IGREJA TRIUNFANTE Promessas 21:5-8 Nova Jerusalém 21:9-22:5 A. EPÍLOGO 22:6-21 Conteúdo do Apocalipse by Angel M. Rodríguez Resumo do conteúdo do livro, destacando a relação entre as diversas partes.
Com isto se identificará as ênfases teológicas principais do Apocalipse e a prover uma breve interpretação de lgumas de suas seções. O prólogo do livro (1:1-11 ) se pode dividir em três seções: 1. Introdução (1:1-3) – estabelece a origem do livro e como seu conteúdo foi revelado a João. Conclui com um apelo para se estudar o livro e a obedecer seu conteúdo. 2. Saudação (1:4-8) —João saúda às sete igrejas em nome do Pai, do Espírito Santo, e do Filho, colocando uma ênfase especial na obra do Filho e em seus resultados, e referindo-se à culminação da obra de Cristo em Sua segunda vinda. A saudação conclui com umas palavras pronunciadas por Deus identificando-se. 3.
Ambientação histórica (1:9-11) – João descreve onde se encontrava no momento em que recebeu a revelação de Deus e a razão pela qual estava ali. Ademais, estabelece o dia em que recebeu a visão e a experi I passou. O dia foi um PAGF passou. O dia foi um Sábado e a experiência consistiu em ser possuido pelo Espírito, tendo imediatamente uma audição pela qual se ordenava enviar umas mensagens às sete igrejas da Ásia. Seção — Igreja Militante (1 : 12-3:22) – divide-se basicamente em duas partes: 1 . Visão do Santuário (1:12-20) – João vê ao Cristo exaltado caminhando entre os candelabros do santuário. A descrição de Cristo indica que João O percebe como rei e sacerdote. 2.
Mensagens às sete igrejas (2:1-3:22) – as mensagens estão estruturadas em forma muito semelhante. Praticamente todas têm um destinatário, um autor, a mensagem, um conselho e promessas e bênçãos. Seguindo o método de interpretação historicista, a mensagem destas igrejas cobre a história da igreja desde o primeiro século até o fim da história. A seguinte visão descreve a Obra Salvífica de Deus em Progresso a favor do homem (4:1-8:1). Esta seção do livro se divide em quatro partes: 1 . Visão do santuário (4:1-5:14). Esta é a visão do trono de Deus no santuário celestial. Livro selado. 2. Abertura dos Seis Selos (6. 1-17). 3.
Parêntese escatológico (7:1-17) – aqui se permite um vislumbre dos eventos finais que tem que ver com a vitória final dos servos de Deus. O sexto selo termina com a pergunta, “Quem pode suster-se? ‘ (6:17). 4. Clímax Glorioso (8:1). Descrição da abertura do sétimo selo e, portanto, do livro. A visão subseqüente descreve as Forças Opostas ao Povo de Deus Esta seção do Apocalipse se divide em duas extens Opostas ao Povo de Deus Esta seção do Apocalipse se ivide em duas extensas partes: 1. Trombetas (8:2-11:18). 2. Descrição da Grande Controvérsia em progresso (11:19-14:20). Em ambas o conceito de recapitulação está presente.
A fim de antecipar a natureza dos juízos escatológicos, Deus envia contra as forças do mal umas advertências – As Sete Trombetas. As trombetas são realmente juízos punitivos de Deus realizados na história. Esses ju(zos não colocam um fim à controvérsia entre o bem e o mal e são, portanto, uma advertência somente do juízo punitivo que porá um fim às forças do mal. As trombetas revelam ue Deus está ativo na história castigando a Seus inimigos. Deve-se notar que as sete trombetas se introduzem com uma Visão do Santuário (8:3-5). No santuário celestial se recebem as orações dos santos e são respondidas na história trazendo ju[zo sobre os inimigos do povo de Deus.
Depois da sexta trombeta se encontra outro Parêntese Escatológico (10:1-1 1 : 14). Este parêntese está formado por duas mensagens: 1 uma nova ordem dada ao profeta para ir e profetizar, depois de haver comido o livrinho que um anjo lhe entregou (10:1-11). 2. Explicação do porquê é necessário ir e profetizar de novo: os estemunhos de Deus foram rejeitados e Deus vai julgar Seu povo. Finalmente se introduz a sétima trombeta. Este é outro Clímax Glonoso (1 1:15-18). Ao tocar-se a últlma trombeta o mistério de Deus é consumado (10:7). Deus e Cristo são proclamados soberanos eternos. E trombeta o mistério de Deus é consumado (10:7). Deus e Cristo são proclamados soberanos eternos.
Esta visão é paralela à de Daniel 7, na qual se descreve ao Filho do Homem chegando ao Ancião de dias para receber o reino. O Conflito em Progresso (1 regressa ao princípio da história da igreja. Aqui se encontra uma descrição vívida da luta ntre Deus e as forças do mal. Esta seção se introduz também com uma Visão do Santuário (11:19). O profeta vê a arca do pacto no santuário celestial. Deus está pronto para sair e pelejar pelo Seu povo. As forças do mal saem para lançar um Ataque contra o Povo de Deus (12:1-13:18). Os protagonistas dc conflito são o dragão, a mulher e o filho, e o remanescente. Já o tema deste conflito havia sido introduzido levemente em 11:2-3. Agora se desenvolve amplamente.
O capítulo 12 resume o conflito fazendo referência ao conflito primeiro entre Miguel e o dragão no céu. Logo descreve a continuação do conflito na terra. O capítulo 13 desenvolve a temática do 12. Em 13:1-10 se amplia a informação encontrada em 12:13-16; e em 13:11-18 se desenvolve a luta contra o remanescente mencionada em 12:17. Em 14:1-13 encontramos outro parêntese Escatológico. Aqui se antecipa a vitória final do remanescente de Deus. Esse remanescente se há reunido no Monte Sião, no santuário de Deus. Ali eles estão seguros. Os versículos 6-13 explicam como foi que eles foram reunidos. Isto foi possível graças à mensagem dos três anjos. Finalmente temos o que se poderia chama