Administração

Categories: Trabalhos

0

Sistema de Ensino Presencial Conectado BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO ALINE MASCARENHAS OLIVEIRA ANDREIA MASCARENHAS OLIVEIRA CAROLINA BRITO PEREIRA CRISTIANE PAULA DE SANTANASANTOS HERMILANE SILVA LOPES perspectivas de GESTÃO Da Teoria Clássica à Modernidade Cruz das Almas 2011 ALINE MASCARENHA ANDREIA MASCAREN to view nut*ge Trabalho apresentado às disciplinas Teorias da Administração Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia da Universidade Norte do paraná – UNOPAR Professores: Adriana Rampazo, Marcelo Silveira, Wilson Sanches e Márcia Bastos. uanto profissional – nos dispomos a conhecer cada aspecto nerente à proposta da mesma, visto que futuramente estaremos aplicando o conhecimento adquirido em nossa rotina administrava. REFERENCIAL TEÓRICO EVOLUÇAO DA TEORIA DA ADMINISTRACAO A Teoria Clássica pregava a visão de Homo Economicus, ser humano considerado previsível e controlável, egoísta e utilitarista em seus propósitos, dotado de racionalidade absoluta e reagente a incentivos monetários, ao contrário do que diziam os teóricos da Escola de Relações Humanas.

Segundo tais estudiosos o Homo Socialis é um ser cujo comportamento não pode ser reduzido a squemas simples e mecanicistas, o homem é, a um só tempo, condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. E em que se pese as características individuais, todo homem possui necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização (SILVA, 2001).

Os teóricos de motivação e liderança, por sua vez, acreditam no Homo Complexus, dotado de necessidades múltiplas e complexas, desejo de autodesenvolvimento e realização, um ser que encontra sentido à sua existência no trabalho e que tem autonomia de pensamento. Já o Homem organizacional da Escola

Estruturalista é um individuo flexível, resistente à frustração, capaz de adiar recompensas, desejo ávido de permanente realização, participa simultaneamente em vários sistemas sociais, fácil adaptação a mudanças rápidas e contínuas e sobretudo, politico, age estrategicamente para o alcance de suas metas no âmbito organizacional (MOTTA. 006). Na Teoria Geral dos Sistemas, o Homem Funcional tem conflitos de papéis a resolver e expectativas de papéis determinadas por contexto organizacional mais amplo. para F PAGF70F11 papeis a resolver e expectativas de papéis determinadas por Para Fayol as funções do administrador são planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

No entanto, da época de Fayol aos dias atuais, tais concepções acerca das habilidades do administrador foram moldadas, acrescidas em muitos aspectos, a exemplo do que diz Meireles: as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar idéias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade de comunicação, redação e criatividade; Capacidade e trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. MEIRELES (2003, p. 34). ” 2. 2 TEORIAS DO TRABALHO A separação entre o trabalhador (produtor) e os meios de produção, segundo Marx, gera uma classe de proprietários e uma de trabalhadores. E a implementação da lógica de mercado u nexo monetário na totalidade das relações humanas seria responsavel pelas desigualdades sociais e pela exploração do homem pelo homem. Marx acredita na destruição do capitalismo – sistema injusto, irracional e anárquico – e a instauração de uma sociedade socialista sem classes (MARTINS, 2006).

Conhecedor da estrutura do capitalismo moderno, Max Weber diz que as instituições produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituem clara demonstração de uma o PAGF30F11 produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituem clara demonstração de uma organização racional que desenvolve uas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência 2005). Exalta em diversas oportunidades a constituição histórica das sociedades inglesa e norte-americana, salientando a figura do empresário, considerado às vezes um grande revolucionário. De certo modo, o seu elogio ao caráter anti tradicional do capitalismo inglês, especialmente do norte-americano, era a forma utilizada por ele para atacar os aspectos retrógados da sociedade alemã, principalmente os latifundiários prussianos. O capitalismo, enfim, lhe parecia a expressão da modernização e uma eloqüente forma de racionalização do homem ocidental.

Durkheim acredita que a raiz dos problemas de seu tempo não era de natureza econômica, mas sim uma certa fragilidade da moral da época em orientar adequadamente o comportamento dos indivíduos. Com isso, procurava destacar que os programas de mudanças esboçados pelos socialistas, que implicavam modificações na propriedade e na redistribuição da riqueza, ou seja, medidas acentuadamente econômicas, não contribuíam para solucionar os problemas da época (MARTINS, 2006). Segundo ele, seria de fundamental importância encontrar novas ideias morais capazes de guiar a conduta dos indivíduos. Considera que a ciência poderia, por meio de suas investigações, encontrar soluções nesse sentido. A divisão do trabalho deveria em geral provocar uma relação de cooperação e de solidariedade entre os homens.

No entanto, como as transformações socioeconômicas ocorriam velozmente nas sociedades européias, inexistia ainda, de acordo com ele, um novo e eficiente conjunto de ideias mor PAGFd0F11 sociedades europeias, inexistia ainda, de acordo com ele, um novo e eficiente conjunto de ideias morais que pudesse guiar o comportamento dos indivíduos Tal fato dificultava o “bom funcionamento” da sociedade. Essa situação fazia com que a sociedade industrial mergulhasse em um estado de anomia, ou seja, experimentasse uma ausência de regras claramente estabelecidas. Para Durkheim, a anomia era uma demonstração contundente de que a sociedade encontrava-se socialmente doente. As freqüentes ondas de suicídios na nascente sociedade industrial foram analisadas por ele como um bom indício de que a sociedade encontrava-se incapaz de exercer controle sobre o comportamento de seus membros (MARTINS, 2006). 2. 0 HOMEM NA IDADE MODERNA Para Barth (2007), o homem moderno é o que faz a experiência e ser parte do cosmos, liberto de todo controle, aberto para novas experiências. Um homem que se nega a sujeitar-se a uma ideologia, seja capitalista ou socialista, que resgata a subjetividade e exige sua expressão, em todos os sentidos. O que permite constatar que a concepção inaugurada da figura humana contempla aspectos demonstrativos do desprendimento, a liberdade conquistada, o sentimento de autonomia, visto que não faltam aparatos tecnológicos para satisfazer os mais esdrúxulos desejos da humanidade. Perdeu-se a limitação, já não há tanto apego ao conservadorismo. 2. GESTOR E A COMUNICAÇAO Conforme Cardoso (2006), a comunicação organizacional vem assumindo uma nova dimensão estratégica nas organizações que, como se vê, modifica paulatinamente antigos limites. A comunicação assume um papel muito mais abrangente, fazendo referência a tudo que diz respeito à posição social e ao funcionamento funcionamento da organização, que envolve desde seu clima interno até suas relações institucionais. As empresas precisam abrir portas, reduzir desconfianças e iniciar um diálogo — sem com os formadores de opinião, o que só será possível limites — e as opiniões e posturas da sociedade forem levadas em conta.

Num ambiente de incertezas e complexidade, é necessário compreender a estratégia organizacional não mais como um exercício de previsão conduzido por um grupo limitado de experts, mas sim como um processo de emergência estratégica envolvendo toda a coletividade, em cujo centro está a comunicação. (CARDOSO, 2006) Tendo em vista a influencla que a boa comunicação tem no âmbito das organizações, o gestor deve manter uma postura cuidadosa em relação àquilo que profere aos demais. Dar preferência ao uso da norma culta, preservando a linguagem ormal ou informal de acordo à situação. Nas missivas referentes a procedimentos com clientes, fornecedores e colaboradores é mais que desejável ter cuidado com a escrita e fazer bom uso da norma padrão, passando uma boa “imagem” aos destinatários, do contrário não é descartável a probabilidade de perda de bons contatos por conta da displicência. PESQUISA 3. APRESENTAÇAO Pesquisa feita através de entrevista com gestora e trabalhador de uma empresa (produção) de calçados, cuja finalidade é aprofundar os conhecimentos relacionados à profissão do administrador. GESTORA – D. S. S, 36. Há quanto tempo é gestor (a da em resa? Aproximadamente 4 anos PAGF60F11 administração? Se não, possui outra graduação? Qual? Sou graduada em Administração e pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos. No seu ponto de vista, quais habilidades são importantes hoje para um gestor? Saber controlar, planejar, coordenar, ter espírito de líder. Ser centrado, paciente, p udente e dedicado ao desempenho correto de suas funções. Estas habilidades se alteraram desde que começou a trabalhar?

Mudaram em alguns aspectos, antes tinha uma microempresa, agora atlngimos o nivel de médio empreendimento e por conta esse crescimento às vezes tenho que me empenhar mais para manter a calma e controlar as atividades dentro da empresa. Na sua opinião, por que as pessoas trabalham? Primeiro porque necessitam de uma renda para manter as necessidades básicas para a sobrevivência, por exemplo, alimentação, vestuário e moradia. E segundo que algumas pessoas o fazem por prazer, por gostarem muito das atividades que desempenham, satisfazendo a si mesmas e contribuindo para o desenvolvimento do empreendimento. O que, para você, motiva as pessoas no trabalho? O reconhecimento do trabalho realizado, bonificações, apoio os colegas de trabalho, ambiente de trabalho confortável, entre outras motivações.

Qual sua percepção sobre as mudanças na administração desde que começou a trabalhar? As novas formas de incentivo no trabalho facilitaram bastante a maneira de delegar atividades e metas. A produção cresce com os funcionários mais motivados. As novas tecnologias também ajudam muito na otimização da rodu ao, além de aumentarem a mareem de lucro em curt stam menos os Como estas mudanças refletiram para os trabalhadores? Refletiram em melhores condições de trabalho e aumento da rodutividade. Você muda o modo de falar (de maneira formal e informal) conforme a pessoa e a situação dentro da empresa? Sim. Quando converso com uma pessoa mais próxima, acerca de assuntos não empresariais, falo informalmente.

Atento para que isso não se torne constante e que não se estenda aos outros colaboradores. No mais, prevalece a conversa formal com os demais. TRABALHADOR – R. G. p, 41 Como o gestor da empresa conversa com você? Com linguagem técnica, popular ou formal? Com linguagem formal. Às vezes usa da linguagem técnica quando se refere a algo sobre as máquinas. Quais foram as mudanças nas condições de trabalho desde que começou a trabalhar? As pessoas valorizam mais o meu trabalho, o espaço está mais confortável. E as novas máqunas facilltam o meu trabalho, além de que não tenho tanto cansaço quanto antes. Como estas mudanças nas condições de trabalho refletiram na sua vida?

Ah, hoje eu estou mais disposto a trabalhar, não acordo pensando na hora de largar o trabalho. É prazeroso saber que estou sendo valorizado, antes não tinha tantas facilitações como tenho agora. Por que as pessoas trabalham? para não passar fome, para poder comprar roupas, investir em i mesmos ou na educação dos filhos. Eu, particularmente, invisto muito em meus filhos. uma pessoa deve ter? Apenas tem que se dar bem com os funcionários, entender que nós também fazemos um trabalho importante. Que habilidades são necessárias para manter um bom relacionamento com as pessoas que trabalham com você? Ter bom humor, não aceitar provocações, evitar fofocas. Fazer o possível para não ter inimigos 3. ANÁLISE DOS RESULTADOS A partir das respostas de ambos é possível inferir que a gestora percebeu mudanças nas habilidades do administrador nos ?ltimos anos, entretanto, não demonstra ter percebido tais modificações em sentido amplo, segundo afirma, o crescimento da empresa lhe levou a perceber algumas mudanças em relação a sua própria postura, já que deveria ter mais paciência e controle para lidar com as novas perspectivas, mas não demonstra ter absorvido tais mudanças acerca do contexto global da administração. O trabalhador, por sua vez, percebe que a postura de sua superior mudou, ao relatar a respeito das melhores condições de trabalho, do ambiente confortável, as máqunas que facilitam o trabalho. Ambos demonstram linhas de pensamento nálogas, visto que percebem tais mudanças e implicitamente demonstram percepções que convergem ao mesmo ponto.

A gestora vê o ser humano como parte constituinte da empresa, um colaborador que deve ser valorizado e motivado através de incentivos monetários e psicossociais. Desse mesmo modo pensa o trabalhador. Acred ta que as pessoas trabalham por necessidade e por valorização, aceitação social. Os dois demonstram pensamentos que levam a crer na Teona Estruturalista, entretanto, percebe-se maior tendência à Escola de Relações Humanas, seja pela excepcional valorização do individuo través de incentivos psicossociais, seja na vi PAGF40F11 seja pela excepcional valorização do individuo através de incentivos psicossociais, seja na visão romântica do ser humano.

Por outro lado, ao imaginar qual teoria sociológica melhor se aplica ao conceito de Administração encontrado nesta pesquisa é pertinente asseverar que nenhuma das teorias é estritamente adequada, talvez seja possível estabelecer um paralelo entre as idéias de Weber e Durkheim, a racionalização se faz presente nos procedimentos da empresa e percebe-se certa solidariedade orgânica entre gestora e trabalhador. Finalmente, é perceptível a concepção humanística e, por que não dizê-lo, ‘amorosa’ de ambas as partes em relação ao ser humano – o que não significa perder de vista o lucro da empresa -, a gestora denota preocupar-se com o bem estar de seus funcionários (o que é ótimo), mantém uma gestão que, aparentemente, consegue estabelecer um custo de produção sustentável e ao mesmo tempo sua gestão comporta mecanismos que oferecem ao operário boas condições de trabalho, o que resulta em empenho e sentimento de realização nos empregados, D. S.

S faz uso das ideias propostas pelo casal Gilbreth e demais teóricos da scola de R. H.. CONsideraçbes finais Com base nas questões norteadoras desta pesquisa, podemos elaborar nossas conclusões, bem como compartilhar nossa satisfação com tal realização. Dentre as teorias administrativas, ressaltamos a inovação e o papel important[ssimo da Escola de Relações Humanas ao propor a preocupação com a satisfação do empregado, fazendo uso de incentivos psicossociais, o que foi uma idéia magnifica ante a Teoria Clássica – metódica, racionalista e mecanicista — então preponderante. Foi esclarecedora a oportunidade de ter contato com as teorias sociol

Albert einsten

0

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN (HIAE) Caso preparado e cedido pelas Professoras Doutoras Ana Carolina S. Queiroz, Eva Stal e Ana

Read More

Variações linguisticas

0

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL TRAVAGLIA, Luiz Carlos. crs Swipe to page As variações lingü[sticas e o ensino da I ngua materna.

Read More