Administração

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTANCIA POLO DE JUARA-MT Nome: Cristiane Paul Turma 02, 1 Semestr PACE 1 ors to view nut*ge Envio do Texto a respeito das Ciências e métodos com os respectivos tipos de pesquisas e técnicas utilizadas para análise de dados obedecendo as formas de escrita da ABNT (citações). dispensa. Assim, caracteriza-se como fonte eterna de inspiração cientifica, não devendo ser jamais desprezado, pois dissemina curiosidade e interesse em comprovar ou desmistificar fatos acerca dele.

O conhecimento religioso manifesta-se diante do mistério ou de algo que provoca a curiosidade, estimulando o interesse de entender o que se desconhece, mas que não se pode ser verificado. Para muitos é uma crença, na verdade, uma verdade incontestável, ao passo que, para outros, não passa de afirmações sem explicações claras e objetivas de como a ‘Verdade” se manifesta. Mas não pode e não deve ser questionado por ser concebido de fundamentos sagrados, relacionado com a fé e a crença no dlvino, orignado na inspiração e não na razão.

O conhecimento filosófico é grande “questionador das ações acontecimentos sociais. Busca compreender tudo, porém nao de modo científico puro, mas através de estudo, pesquisa, teorias e pensamentos. Visa despertar a capacidade de discernir o certo e o errado, debater o que é verdadeiro e o que é falso, o bem e o mal. Assim a filosofia é entendida, pelo seu significado, como “amiga da sabedoria”, pois possibilita o desenvolvimento do raciocínio e expansão da sabedoria.

Quanto ao conhecimento científico, este é obtido por meio de procedimentos metodológicos que possibilitam investigar a realidade de modo organizado e ordenado, percorrendo etapas través de métodos pré-estabelecidos. Este resulta de pesquisa científica e sistemática da realidade dos fatos. Sabendo que a ciência busca, constantemente, explica ciência busca, constantemente, explicações que se renovam por meio de novas descobertas, apresentando fragilidades e contradições. Logo, a ciência se difere e muito do senso comum ou do conhecimento informal.

As Ciências Sociais estudam as relações sociais: o homem e a sua dinamicidade para com a sociedade, com a comunidade e com os grupos sociais. Seu objeto de estudo é histórico, uma ez que, as relações estão em constante transformação e o homem evolui no seu modo de pensar e agir. Possui, também, consciência história, os indivíduos e grupos sociais são “frutos de seu tempo histórico”, onde geram influência a outros fatores e também são influenciados por estes. Ocorre uma identidade forte entre sujeito e o objeto da pesquisa.

A Ciência Social é intrínseca e extrinsecamente ideológica, pois não existe distanciamento entre o sujeito e o objeto pesquisado. E esse objeto de estudo é qualitativo, pois se trata do homem, onde são analisadas suas qualidades e ações. m determinada condição social, pertence a determinado grupo social ou classe com suas crenças, valores e significados” (MINAYO, 1996, p. 22). Método e metodologia estão intimamente ligados, de tal forma que um completa o outro, tanto em existência quanto em significação.

Assim, método pode significar “ao longo do caminho”, forma de proceder ao longo de um carninh0″ (TRUJILLO FERRARI, 1982, p. 19). Ern Ciências, o método é a maneira que o cientista escolhe para ampliar o conhecimento sobre determinado ob PAGF3rl(FS o método é a maneira que o cientista escolhe para ampliar o onhecimento sobre determinado objeto, fato ou fenômeno. Segundo Hegenberg (apud LAKATOS; MARCONI, 1 991), método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão, de modo refletido e deliberado.

Existem tipos de métodos que podem ser seguidos, como o método indutivo, que aquele onde o pensamento percorre um caminho partindo de fatos particulares para fatos universais. Assim, a generalização é constatada após a observação de dados, seguindo três etapas: observação dos fenômenos (parte da investigação de fatos e fenômenos para descobrir as causas e manifestação); descoberta de relações (comparação e aproximação dos fatos) e generalização da relação (baseado na relação verificada, ocorre generalização).

Tem também o método dedutivo, que parte de uma premissa geral para o particular. Segundo Severino (2007), a dedução é um procedimento lógico, raciocínio pelo qual se pode tirar de uma ou de várias proposições uma conclusão que delas decorre por força puramente lógica. A conclusão segue necessariamente as premissas. E a ainda tem-se o método dlalético, bastante antigo que passou por diferentes concepções, por exemplo: Platão onsiderava a dialética como a arte do diálogo. Na Antiguidade e Idade Média significava lógica.

Em tempos modernos, por Hengel, a lógica e a história da humanidade seguem uma trajetória dialética, nas quais as contradições se transcendem, mas dão origem a novas contradições, que passam a req PAGF dialética, nas quais as contradições se transcendem, mas dão origem a novas contradições, que passam a requererem soluções. Falando da metodologia, que é o estudo dos caminhos a serem percorridos para realizar uma pesquisa. Em ciência, é o caminho que o pesquisador percorre em busca da compreensão a realidade, do fato e do fenômeno.

Que, numa visão simplória, nada mais é do que um complemento para o método e complementada por este. Conceituando pesquisa, temos que esta é a atividade básica da ciência e é por meio dela que descobrimos a realidade. Há uma infinidade de definições de pesquisas, porém três são consideradas como as mais importantes, porém evidencia-se como ponto comum que ela seja um processo de construção de conhecimento e ferramenta de evolução e desenvolvimento das capacidades psicossociais e intelectuais do homem, agente ativo e seu processo de formação ideológica.

Concluindo, pode-se dizer que o conhecimento é a chave para a evolução e mais ainda, que o seu pleno domínio, contemplado nas mais variadas áreas de atuação, estudo, pesquisa e debate é sem dúvida o meio promotor de desenvolvimento em todos os níveis socials, POIS a partir dele tudo mais se pode conquistar e alcançar objetiva e verdadeiramente. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências e Administraçaowsc; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.

A gestao de pessoas nas organozaçoes dentro do contexto economico atual

0

WEB AULA 01 perfil do Profissional do Século XXI / Processo de Comunicaçãol Conhecimentos, Habilidades e Atitudes essenciais ao gestor

Read More

Tempos modernos

0

Histórico do filme Por volta de 1932, Chaplin começou a trabalhar na história do filme que, a principio, Iria se

Read More