Administração financeira
Administração Financeira Profs. Nelson Antonio Vascon e Marisa Gomes da Costa 42 2. 8. GESTAO DE DUPLICATAS A RECEBER Entre os objetivos do gestor financeiro destaca-se como principal a maximização do lucro da empresa. Quando a margem de lucro é grande, a ‘Vipe view next page possibilidade da emp por uma politica de c OFII Todavia, quando a m en-„_ lucro é relativamente como consequência, nte justificável. do crédito pode, aumentar o nível de incobráveis comprometendo assim a rentabilidade. Outro fator importante na política de duplicatas a receber é o montante de recursos que a empresa pode investir em capital de giro.
Este volume, por sua vez, determinará maiores ou menores volumes de vendas, pois se a empresa possuir recursos limitados, terá dificuldades em conceder crédito a prazos mais longos, comprometendo a ampliação das vendas. Por outro lado, se a empresa estiver em condições de investir em duplicatas a receber, ao flexibilizar o crédito, corre o risco de ter um aumento em seu nível de Incobráveis. Cabe ao gestor financeiro buscar um equilíbrio que As principais medidas financeiras de uma politica de crédito são o investimento de capital, o investimento em estoques, as despesas de cobrança e as despesas com evedores duvidosos. . 8. 2. SELEÇÃO DE CRÉDITO A Seleção de Crédito consiste em determinar se o crédito deve ser concedido a um cliente e o limite quantitativo a ser concedido levando em consideração: Capacidade de pagamento (liquidez e endividamento); Capital (solidez financeira indicada pelo patrimônio líquido); Colateral (ativos disponíveis para garantir o crédito); Condições (influência da conjuntura que pode afetar as partes). Obtenção de Informações: Demonstrações contábeis e financeiras; Empresas prestadoras de serviços; Publicações especializadas em indicadores padrões;
Trocas diretas de informações de crédito; Vendedores; Visita as instalações da empresa e entrevistas com seus executivos. 43 para 45 dias e dos devedores incobráveis de 1% para 2% das vendas. O retorno exigido (custo de oportunidade) sobre os investimentos da empresa é de 15% ao ano. Sabendo-se que a empresa possui capacidade ociosa, pergunta- se: ela deve afrouxar os padrões de crédito? a) Organização dos Dados para Análise Situação Atual Situação Proposta Vendas Anuais a Prazo Custo Variável Custo Fixo Perda com Incobráveis Prazo Médio de Recebimento b) Cálculo da Margem de Contribuição Adicional
Vendas Brutas ( – ) Custo Variável ( = ) Margem de Contribuição ( – ) Custo Fixo Totais Contribuição Marginal dos Lucros Desconto financeiro; Período para obtenção do desconto financeiro; Período de crédito (sazonalidade das vendas, política de crédito da concorrência, natureza do produto, conjuntura econômica, prazo de pagamento dos fornecedores, metas gerenciais da empresa). 45 Exemplo: A Cia. Beta (item 2. 8. 3) pretende introduzir desconto de 2% para pagamento até 10 dias. Espera-se com isso que 60% das vendas serão feitas com desconto e as vendas aumentarão 5%.
O PMR deve cair para 15 dias e as perdas om incobráveis cairão para 0,5% das vendas. O desconto deve ser concedido? a) Organização dos dados para Análise 40F ncobrávels Custo/(Ganho) Marginal com Incobráveis e) Análise da Proposta Contribuição Marginal aos Lucros ( – / + ) Custo/Ganho Marginal do Investimento em Duplicatas a Receber ( – / + ) Custo/ Ganho Marginal com Devedores Incobráveis Resultado Marginal Líquido com a Implementação da Proposta Conclusão: Exercicio 1: A Cia. Pesqueira está pretendendo estender seu período de crédito.
A empresa vende atualmente 150. 000 anzóis ao preço unitário de $3,00. O período médio de obrança é de 40 dias, os devedores incobráveis são 0,5% das vendas, o custo variável unitário é de $2,30 e o custo fixo é de $15. 000. A alteração no período de crédito deve aumentar as vendas para 170. 000 unidades anuais, aumentar o devedores incobráveis para 2% e estender o período médio de recebimento para 72 dias. Você recomendaria a alteração supondo que a empresa exija um retorno mínimo sobre os investimentos que faz de 18% ao ano e que tenha capacidade ociosa?
Prazo Médio de Recebime (360 * PMR) Investimento Médio em Duplicatas a (Custo Variável Total • Giro de Duplicatas Receber) Investimento/(Redução de investimento) Marginal em Duplicatas a Receber Custo/(Ganho) do investimento Marginal em Duplicatas a Receber d) Custo Marginal dos Devedores Incobráveis e) Análise da proposta ( – / + ) Custo/Ganho do Investimento Marginal em Duplicatas a ( – / + ) Custo/Ganho Marginal com Devedores Incobráveis 47 48 Atual Perda com incobráveis Desconto Financeiro b) Margem de Contribuição Adicional Vendas ( – ) Desconto 49 c) Custo do Investimento Marginal em Duplicatas a Receber Giro de Duplicatas a Receber (360 + PMR) Investimento Médio em D 2. 9. 1 LOTE ECONOMICO DE COMPRA (LEO O lote econômico de compra, mais conhecido como LEC, é a quantidade de um item que, quando pedido regularmente, resulta em custos m[nimos de pedido e de estocagem. O custo do pedido de compra (inclui os salários dos empregados do departamento de compra, o custo do tempo de uso de computadores e de suprimentos para preparar os pedidos de compras, etc. e o custo de manutenção (despesas associadas às operações de almoxarifado e aos itens estocados). Modelo do Lote Econômico de Compra Onde: LEC = Lote Econômico de Compra CT = custo Total Q = quantidade do pedido, em unidades D = Demanda do período, em = Custo de pedir, por pedido C Custo de manter estoque no período, por unidade Q = LEC CT = 2 DPC Exemplo 1: Vamos calcular o lote econômico e o custo total a partir dos seguintes dados: D = 1. 600 unidades p = 550,00 unidades o CTP = CTE Exemplo 2: O consumo anual de um item é de 10. 000 unidades, o custo de um pedido de compra é de $1 ,28, e o custo de manutenção por unidade é de $4,00. Sob essas condições calcular o LEC e o Custo Total (pedido + estocagem).
Quantidade por pedido NO de pedidos Estoque médio CTE Custo total CTP + CTE 50 80 exigem maiores cuidados no controle, como registros ermanentes, monitoramento constante, etc. Grupo B: encontram-se os itens que, embora significativos, requerem menores cuidados no seu controle. São normalmente controlados através de verificação periódica. Grupo C: são classificados todos os demais itens, normalmente em grande número, porém, de baixo investimento e que não necessitam de um controle mais rigoroso. Exemplo: Classificar em três classes A, B e C os itens abaixo, segundo a porcentagem que representam no investimento total. Item 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Total Consumo Anual 55. 000 16. 500 1 oo_ooo 66. 500 83. 000 0 DF 11