Agregados na construção civil

Categories: Trabalhos

0

1 ÍNDICES DE QUALIDADE Para serem considerados de boa qualidade, os agregados devem apresentar determinados requisitos para não prejudicarem as reações do cimento e não reduzirem a resistência das argamassas e concretos. A qualidade dos agregados deve ser avaliada através de índices, definidos por normas da ABNT, de acordo com os respectivos valores de qualidade que deve possuir um agregado. Entretanto em casos especiais, deve-se recorrer a normas estrangeiras para orientação mais precisa. 1. RESISTCNCIA: * À Compressão * À abrasão * Ao esmagamento * Ao choque ? forma dos grão * À impurezas * À baixa absorção or6 to view nut*ge Devem apresentar grãos resistentes, dur veis e inertes. Não conter impurezas que prejudiquem o endurecimento do cimento. Não apresentar mais de 1 5% de grãos lamelares (defeituosos). Resistência ao desgaste. Quando apresentam cloretos, dão lugar ao aparecimento de eflorescências e manchas de umidade, contribuindo para oxidação de ferragens quando em concretos armados. Em relação aos sulfatos, dão origem a inchamentos. 1 RESISTÊNCIA MÉDIA À COMPRESSÃO Granito (Serra da Cantareira, SP) -154MPa Granito (Ri0,RJ) – 120MPa Basalto — 150MPa 1. 2 RESISTÊNCIA À ABRASÃO Ao desgaste superficial dos grãos de agregado quando sofrem atrição, dá-se o nome de abrasão.. É medida na Máquina “Los as características da máquina e das cargas de agregado e bolas de ferro. 1. 3 FORMAS DOS GRÃOS Os grãos dos agregados não têm forma geométrica definida. podem ser classificados como alongados, cúbicos, lamelares e discóides conforme o seu comprimento, largura e espessura.

Angulosos (britas) e arredondados (seixos), quanto à conformação da superfície. Têm efeito importante no que se refere ? compacidade, à trabalhabilidade das argamassas e ao ângulo de atrito interno. Nos agregados industrializados, a forma dos grãos depende da natureza da rocha e do tipo de britador. 1. 4 DETERMINCAÇÃO DA ABSORÇÃO – DNIT ME 081/98 Absorç¿o: Aumento da massa de agregado, devido ao preenchimento por água de seus vazios permeáveis, expresso como porcentagem de sua massa seca.

OBS: quanto maior a absorção significa que este material é bastante poroso e, consequentemente, de baixa resistência. 2. 0 PROPRIEDADES FÍSICAS . 1 Massa Especifica Para efeito da dosagem do concreto, e importante conhecer o volume ocupado pelas partículas do agregado, incluindo os poros existentes, portanto somente e necessário a determinação da massa especifica do agregado. Massa especifica ‘e a massa do material, por unidade de volume, incluindo os poros internos das particulas. Para muitas rochas utilizadas a massa especifica varia entre 2600 e 2700 kg/m 2. Massa Unitária Segundo a NBR 7810 a massa unitária é a massa da unidade de ‘Volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste olume os vazio massa da unidade de “volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste volume os vazios entre os grãos. A importância de se conhecer a massa unitária aparente vem da necessidade, na dosagem de concretos, de transformar um traço em massa para volume e vice-versa, ou também, para cálculos de consumo de materiais a serem empregados no concreto.

Definindo massa unitária de outra maneira,poderíamos dizer que massa unitária é definida como a massa das partículas do agregado que ocupam uma unidade de volume, tal fenômeno urge porque não é possivel empacotar as partículas dos agregados juntas, de tal forma que não exista espaços vazios. O termo massa unitária é assim relatlvo ao volume ocupado por ambos: agregados e vazios. A massa unitária aproximada dos agregados comumente usados em concreto normal varia de 1300 a 1750 kg/m.

Sua determinação deverá ser feita em recipiente, com forma de paralelep[pedo, de volume nunca inferior a 15 litros. Quanto ao enchimento do recipiente, o material deverá ser lançado de uma altura que não exceda a IO cm da boca. Após cheio, a superfície o agregado é rasada e nivelada com uma régua. No caso do agregado graúdo, a superfície é regularizada de modo a compensar as saliências e reentrâncias das pedras. 2. 3 PROPRIEDADES: Mineralogia, Alteração e Impurezas: * Minerais essenciais: devem ter resistência mecânica, durabilidade, reagirem bem com o cimento e serem abundantes na natureza. k Subst PAGF3rl(F6 mecânica, durabilidade, reagirem bem com o cimento e serem abundantes na natureza. * Substancias deletéria (especialmente para concreto): torrões de argila, siltlto e partículas frláveis (1 a 3%; material pulverulento 1 h); minerais de fácil decomposição: óxidos, sulfetos e micas, fragmentos ferromagnesianos, feldspato; minerais que regem mal com o cimento; calcedônia, pirita, gipsita, minerais alcalinos; matéria orgânica (0,5 a 1%), salinidade (sais solúveis) Granulometria, forma e Textura. Boa distribuição granulométrica e formas arredondadas determinam baixa porosidade, menor consumo de cimento, melhores características mecânicas e durabilidade do concreto, maior fluidez e economicidade. * Textura superficial áspera melhora a aderência do cimento 3. RESISTENCIA MECANICA 3. 1 À compressão: A resistência varia conforme o esforço de compressão se exerça paralela ou perpendicularmente ao veio da pedra. O ensaio se faz em corpos-de-prova cúbicos de 4 cm de lado.

As rochas ígneas, assim como a escória de alto forno resfriada ao ar, apresentam resistências médias à compressão da seguinte ordem :Sob o aspecto de resistência à compressão, estes materiais não apresentam qualquer restrição ao seu emprego no preparo de concreto normal, pois tem resistência muito superior às máximas dos concretos. As rochas sedimentares apresentam resistência um pouco abaixo das ígneas. Ao desgaste: a pasta de cimento e água não resiste ao desgaste. Quem confere es PAGF ígneas. Ao desgaste: a pasta de cimento e água não resiste ao desgaste.

Quem confere esta propriedade aos concretos é o agregado. Ao desgaste superficial dos grãos de agregado quando sofrem “atrição”, dá-se o nome de abrasão. 3. 2 A abrasão: Mede a capacidade que tem o agregado de não se alterar quando manuseado (carregamento, basculamento, estocagem). Em algumas aplicações do concreto, a resistência à abrasão é característica muito importante, como por exemplo, em pistas de eroportos, em vertedouros de barragens e em pistas rodoviárias, pois o concreto sofre grande atrição.

A resistência ? abrasão é medida na máquina “Los Angeles”, que consta, em essência, de um cilindro oco, de eixo horizontal, dentro do qual a amostra de agregado é colocada juntamente com esferas de ferro fundido. A NBR 6465 trata do ensaio à abrasão, dando as características da máquina e das cargas de agregado e esferas de ferro. O cilindro é girado durante um tempo determinado, sofrendo o agregado atrição e também um certo choque causado pelas esferas de ferro. Retirada do cilindro, a amostra é peneirada na peneira de 1,7mm; o peso do material que passa expresso em porcentagem do peso inicial é a “Abrasão Los Angeles”.

CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA RENATO MAZZINI 1100368-2 JESSICA PETERMAN 100549-2 KAREN LORETO 1100302-2 INDICE E PROPRIEDADES DOS AGREGADOS MARINGA 2012 BIBLIOGRAFIA Curso de Engenharia Civil Materiais de construção Civi Prof. Mauro Barbosa – http://pt. scribd. com/doc/51 736280 /Agregadoserochas-Apostila ALECRIM, José Duarte (2002). Recursos minerais do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: METAMIG. CHIOSSI, Nivaldo José (1979). Geologia aplicada à Engenharia; 2a ed. ; págs. 103— 110. OLIVEIRA, A. M. S. ; BRITO, S.

N. A (2002). Geologia de Engenharia, 1a ed. , 3a reimpressão, São Paulo. pág. 331. http://www. dnpm. gov. br/portal/assets/galeriaDocumento ‘BalancoMinera12001/agregados. pdf INTRODUCAO Uma vez que cerca de % do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica o produto acabado como,também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural.

Procura-se, neste capítulo, apresentaras principais propriedades dos agregados, analisando o seu grau de importância e responsabilidade na geração das caracteristicas essenciais aos concretos, tais como: resistência à compressão, a abrasão, tração na flexão, impermeabilidade, durabilidade. São apresentados também, baseados alguns critérios seletivos para a obtenção dos agregados, proporcionando concretos que irão corresponder plenamente às expectativas de projeto e execução das obras onde serão empre adas.

Relatório de pesquisa e prática profissional – contexto escolar

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA ANDREZA DANIELE ALVES – RLJ: 301 569 TURMA: 2008/05 MARCIA CRISTINA RODRIGUES ALVES – W: 301580

Read More

Legítima defesa

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE ors to view nut*ge DANIELE DENISE MAI QUILIN sobre a lei muitas dúvidas que, para nós como

Read More