Relatório de pesquisa e prática profissional – contexto escolar

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA ANDREZA DANIELE ALVES – RLJ: 301 569 TURMA: 2008/05 MARCIA CRISTINA RODRIGUES ALVES – W: 301580 – TURMA: 2008/05 1 orlo to view nut*ge RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – CONTEXTO ESCOLAR “Contexto Escolar”. Nosso objetivo ao realizá-la é poder relacionar a prática e a teoria, para ser possÑ’el conhecer progressivamente e refletir sobre ambiente escolar atual, bem como nos aperceber de como os sistemas de ensino e as políticas públicas afetam a prática docente.

Também objetiva levantar problemas e dados para aumentar nossa compreensão da prática realizada na instituição. Esta pesquisa é realmente importante pois nos situa em nossa futura área de atuação. Também nos proporciona um aprendizado que nos ajuda a crescer profissionalmente, além de contribuir para desenvolvimento do nosso trabalho de conclusão de curso. E por fim esta pesquisa constará em nosso portifó110, onde será um dos meios utilizados para avaliação nesta Unidade Temática.

Para realização deste trabalho será adotada a seguinte metodologia: Realização de um roteiro para obsewaçdes; Escolha de uma instituição, para realização da visita de campo; Comparecimento na instituição para solicitação de utorização para realizar as visitas; Visita a instituição, para observações, entrevistas e levantamento de dados; Realização de um relatório, que fará parte do portifólio da UTA.

Historicidade Farão parte deste documento uma breve caracterização da escola visitada, localização, tempo de funcionamento, tempo de oferta do ensino fundamental, número de alunos, professores e sua formação entre outras informações. Seguem-se as apresentações das informações coletadas no decorrer da pesquisa, onde constarão o resultado das pesquisas realizadas, da realidade observada e análise do projeto político o qual tivemos acesso. 10 contexto escolar envolve as relações sociais e históricas nas quais se encontra a escola, devendo sempre englobar os espaços locais, nacionais e transnacionais.

Por exemplo, estudos revelam que no decorrer da nossa história ocorreram avanços científicos, tecnológicos e comunicativos, porém todos estes avanços geraram também sérios problemas, crises que ameaçam a vida no planeta, que causam esgotamento das fontes de água doce, dos recursos minerais e da energia, entre outros. O contexto escolar atual, está passando por um momento de profundas mudanças sociais, culturais, econômicas, cientificas tecnológicas que afetam nossa vida no planeta, bem como a existência do próprio planeta.

E portanto, não podemos nos apegar apenas ao contexto local, pois para compreender todas as mudanças atuais e suas decorrências é necessário um exame de totalidade. Neste sentido percebemos como o Contexto escolar afeta o trabalho docente, Santos mostra que a divisão das ciências em diferentes campos tornou o conhecimento fragmentado, o que dificulta a compreensão dos problemas do nosso tempo, isso torna necessário um esforço por parte dos docentes, em tratar as questões com uma abordagem de interdisciplinaridade. ra tanto é de grande relevância o docente ter conhecimento sobre o contexto escolar. Marin afirma que “Saber é poder”. A educação tem um importante papel social por trabalhar com a formação dos grupos sociais, o profissional que atua com a formação de outros indivíduos, precisa formar um conhecimento critico que supere a percepção equivocada, o saber cego e fechado, para então ajudar seus alunos a buscar um conhecimento pertinente e contextualizado.

O professor deve então adequar sua prática e englobar as questões referentes ao contexto escolar, estabelecendo uma compreensão entre o conhecimento local ompreensão entre o conhecimento local e o conhecimento universal, onde o saber cotidiano constituirá o ponto de partida para o conhecimento cientifico e, por sua vez, o conhecmento cientifico é incorporado ao saber cotidiano, alterando sua prática. O docente precisa exercer sua atuação de forma a gerar dúvidas, incertezas, com intuito de provocar uma investigação, de levar seus alunos a uma permanente indagação.

A educação tem que contribuir para uma formação crítica de modo que a população possa organizar-se e reivindicar que seus governantes definam politicas públicas para promover o esenvolvimento humano. 2. 1 VIVENCIANDO UM CONTEXTO ESCOLAR Depois de escolhida a instituição a ser visitada, comparecemos na unidade escolar para pedir autorização e entregar carta de aceite. A instituição visitada encontra-se na periferia da cidade de Limeira localizada a Rua Waldemar Panaro, NO S/N, Parque Abílio Pedro – CEP 13. 83-339, Limeira, SP. Sua fundação data do ano de 2001 , estando em funcionamento há mais ou menos nove anos. Atende níveis de ensino de a 4a séries. Seu horário de funcionamento é das 07:00 às 17:20 horas, respeitados os devidos turnos e períodos de intervalo anto para alunos como para docentes. A escola possui dez salas de aula, com um número médio de 20 a 26 alunos em cada sala, perfazendo um total de 422 alunos, considerando-se os dois turnos, manhã e tarde.

A instituição possui 20 professores efetivos, todos com terceiro grau completo excetuando-se apenas d01S que cursaram o magistério, e possui também mais ou menos dezesseis professores eventuais. Sua mantenedora é publica e o nível socioeconômico da comunidade escolar é de classe média baixa a baixa (salários entre 2 e 10 mínimos). Na instituição, observamos o es a o fisico e édia baixa a baixa (salários entre 2 e 10 mínimos). Na instituição, observamos o espaço fisico e conversamos com funcionários e alunos, analisamos o projeto político pedagógico e realizamos entrevistas.

O projeto político pedagógico faz referências diretas ao contexto escolar, quando na sua citação do contexto sócio econômico e na caracterização da comunidade, faz referencia as condições e situações que desrespeitam a dignidade humana e afetam as condições de vida dos educandos, ameaçando assim o desenvolvimento das práticas escolares. É levada em conta a localização da escola, que se encontra na eriferia da cidade, que é marcada pela fome, falta de moradia e de segurança, analfabetismo, desemprego e predomínio de atividades econômicas informais, onde muitas vezes ocorre a exploração do trabalho infantil.

Fazendo considerações a esse difícil contexto, que compromete o desenvolvimento da escolaridade dos alunos e que gera a ausência e falta de interesse, tanto da própria família como da comunidade em geral, a escola procura incluir diversos temas em seu plano de curso de ensino e em seus projetos, desde cuidados pessoais, como cuidados com situações que podem comprometer tanto a escola como seu entorno, omo por exemplo, a frequente violência familiar e no bairro, a falta de diálogo e preocupação com o futuro, a isenção de responsabilidades dos pais para com os filhos, entre outros.

Uma vez que a visão de homem, aluno, escola e sociedade engloba o homem como um ser social, sempre em evolução, e que segundo Vygotsky age no meio e com o meio, transformando e sendo transformado por ele, a escola procura oferecer então esse desenvolvimento global através de uma educação que prioriza desde a integridade e cuidados físicos, bem como a sua inserção no mundo que exi e intricados relacionamentos soci uidados fisicos, bem como a sua inserção no mundo que exige intricados relacionamentos sociais, onde incute valores como respeito solidariedade, participação e também conceitos de sobrevivência e bem estar não apenas pessoal mas também da coletividade e do planeta, incutindo valores de sustentabilidade através de objetivos, pesquisas e projetos, sobre o consumo da água, o desmatamento, a reciclagem, etc.

Segundo o pedagogo da instituição, o Brasil como nação sempre teve suas caracteristicas políticas e educacionais importadas e portanto influenciadas por outras nações. Portanto educação, desde seu inicio já começou baseando-se em contextos externos, tanto gregos como romanos ou portugueses, sempre seguindo padrões europeus, fosse na linguagem, na educação física, nas artes, etc. Infelizmente, estamos vivenciando no Brasil, uma mercantilização do conhecimento, onde a instituição encarregada de transmiti-la – a escola, acaba por se tornar uma grande divulgadora desta mercantilização. Nessa política neoliberal, visa-se cada vez mais transformar as ações escolares em ações capitalistas, e cuja rentabilidade a escola procura alcançar.

O contexto sócio histórico atual, também tem sido marcado or um afastamento das políticas públicas, e criação aleatória de leis que acabam dificultando o trabalho das escolas, uma vez que procura adequar-se nas pesquisas internacionais. Podemos citar por exemplo às exigências importantes como a redução dos níveis de reprovação, a alta evasão escolar, e a inclusão de pessoas com necessidades especiais, que necessitariam de uma maior base de sustentação para serem cumpridas, carecem de maior atenção e cuidado na hora de se implementar leis que imponham um cumprimento imediato ou em curto prazo, gerando incapacidade, medo e desconforto aos profissionais da area. PAGF 10 m curto prazo, gerando incapacidade, medo e desconforto aos profissionais da área.

A escola ainda assim, procura se adequar para cumprir e oferecer da melhor maneira possível, a todas as exigências, com todas suas possibilidades , a formação integral do individuo, sem imputar-lhe quaisquer prejuízos, buscando meios de se aprimorar e atualizar, tanto em seus recursos materiais, como humanos. Esses fatos juntos afetam desde a organização dos conteúdos, hoje impostos, e também, a rentabilidade, sendo que esta não prioriza o conhecimento em si, afetando portanto o desenvolvimento de processo ensino/ aprendizagem. Todos os professores entrevistados possuem graduação em pedagogia e alguns estão cursando ou já cursaram pós-graduação e uma das professoras possui mestrado em Educação, trabalham no ensino fundamental há uma média de cinco a sete anos e alguns já atuaram também na educação infantil.

No que se diz respeito ao contexto escolar no qual estão Inserldos, os docentes afirmam que vivenciamos uma mercantilização do conhecimento, onde a escola, passa a ser a maior divulgadora dessa mercantilização, tudo isso afeta a atuação em sala de aula, fazendo com que os professores reorganizem seus conteúdos para que estes não priorizem penas o conhecimento em si. Os entrevistados acreditam que a principal função deles, enquanto professores, é observar de maneira critica o seu local de trabalho, suas polítlcas e ideologias, e também o mundo a sua volta. Embora isso seja um desafio, frente aos problemas que encontram ao realizar sua prática pedagógica. De acordo com os professores entrevistados, educar é sim um ato pol[tico. Uma s principais objetivos explicita justamente o “formar o cidadão”, cabe a escola preparar o sujeito que atuará nas instituições, na sociedade, enfim acreditam que politica e educação são intrínsecas. minação e no atual processo da globalização a dominação do saber cientifico e tecnológico é simbolicamente determinante das relações de poder, é por isso que precisamos repensar e questionar as teorias, os conceitos e as metodologias de aprendizagem, para superar a fragmentação do conhecimento para reunir em nosso pensamento as partes com a totalidade, como primeira condição para a ação educacional. A sociedade humana necessita reconstruir-se e refletir sobre a função da educação no contexto atual, e refletir sobre a educação já não é mais a tarefa de alguns indivíduos, e sim, uma tarefa que ompromete o conjunto da sociedade. A ideologia neoliberal tem considerado o indivíduo como o ator principal da sociedade, totalmente isolado, divorciado da sociedade na qual wve, não leva em conta uma realidade na qual o homem não se constrói só, em que todos nós nos construímos mutuamente e que não pode existir o eu sem o tu. ? preciso então, projetarmos o futuro a partir de nossas referências espaciais e culturais e da diversidade, pois é apenas entendendo e valorizando a diversidade que poderemos criar condições de diálogo intercultural que nos permita compartilhar os conhecimentos e uma perspectiva de complementaridade, respeitando a pluralidade dos individuos. Desta forma estaremos ajudando o aluno a compreender o que vem a ser o seu contexto escolar, conscientizando-se dos desafios éticos, ecológicos e as ameaças que terão de enfrentar para defender a dignidade humana, permanecendo afastados do egocentrismo e do etnocentrismo e contra todo reducionismo. Assim, estaremos fornecendo também uma educação política, ou seja, uma educação que fomente a participação e o diálogo entre os cidadãos, estando então preparados para o enfrentamento de problemáticas amplas e omplexas. Ao analisar e vivenciar a realidade escolar so enfrentamento de problemáticas amplas e complexas.

Ao analisar e vivenciar a realidade escolar somos ajudados a compreender as incoerências existentes no sistema de ensino e nas polítlcas que as guiam, e como isso é afetado pelo contexto escolar no qual a instituição está inserida, lembrando sempre que a escola não pode se fechar apenas em sua realidade local, afinal esta, está intimamente relacionada e é diretamente influenciada pelo contexto nacional e transnacional também. Nossos objetivos, que foram alistados na introdução deste ocumento foram certamente alcançados, afinal pudemos ver a prática realizada na instituição e então relacioná-la com a teoria adquirida. Também percebemos como a prática docente é afetada pelo sistema de enslno e pelas politicas públicas que a direcionam. Aumentamos assim nossa compreensão sobre o contexto escolar atual, e vimos a importância de sermos profissionais reflexivos e que sempre avaliam a própria atuação de forma critica. Não encontramos muitas dificuldades na realização desta pesquisa.

A instituição nos recebeu muito bem e seus profissionais se dispuseram a nos ajudar e responder o ue fosse necessário. A cada visita que realizamos, aprofundamos nossos conhecimentos da prática pedagógica, aprofundamos também nosso senso crítlco e nos conscientizamos da importância da profissão que escolhemos, e de como é importante realizar nossa função com responsabilidade e consciência 4. REFERêNCIAS LIBLIK, Ana Maria Petraitis. LIBLIK, Laima Irene. Pesquisa e prática profissional – contextos educativos. Curitiba: IBPEX, 2010. MARINJosé. Saber local e saber pretensamente universal, no contexto da globalização. Ciências Sociais Unisinos, v. 43, n,2, p. 118-125, mai/ago, 2007.

Dimensionamento e quantificação dos materiais do spda – para-raio e aterramento

0

Dimensionamento e Quantificação dos Materiais do SPDA – Para- raio e Aterramento Dimensionamento e quantificação dos materiais do spda –

Read More

Educação ambiental

0

CURSO DE PEDAGOGIA TÁBATHA DIAS DA SILVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO E SOCIEDADE. AIMORÉS, MG 2010 2 EDUCAÇÃO AMBIENT

Read More