Artigo nazsimo

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE MEDOTISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS Thomas Jefferson Mazurok – 207126 AS GRANDES TRANSFORMAÇOES DO SECULO XX : CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS LONDRINA 2012 Thomas Jefferson Mazurok AS GRANDES TRANSF GRADUAÇAO EM CIE Trabalho apresentad – 207126 org XX: CURSO DE de Ciências Sociais á Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Ciências Sociais.

Disciplina: As grandes transformações do século XX Docente: Cesar Mangolin Introdução O presente artigo tem como finalidade apontar, como se formou e se desenvolveu o fascismo na Itália e na Alemanha, apontar as alhas no sistema e o que levou seus lideres ao poder. A Ascensão de estrema direita comunistas, a ameaça de uma possível revolução socialista assustava a burguesia da época e a classe média que passaram a ver o fascismo como a única saída existente. O fascismo teve inicio na Itália por volta de 1922, sob comando de Benedito Mussolini .

Na Alemanha em torno de 1933, e na Áustria em 1938, os nazista como eram chamados, atingiram o poder sob o comando de Adolf Hitler. A influencia dos fascistas se espalhou por vários lugares do mundo como por exemplo, Espanha, Portugal, Polônia, Hungria, Romênia e Grécia. Chegou inclusive no Brasil chefiado por Plínio Salgado. O resultado disso é quilo que já conhecemos, o desrespeito aos direitos humanos e a morte e o sangue da Segunda Guerra Mundial. A crise e o medo No fim do século XIX e XX se deu a expansão econômica na Europa. Ouve melhoras inclusive na vida do proletariado devido aos lucros que vinham do imperialismo.

A passos lentos se desenvolvia a democracia liberal, que ao contrario do que se imaginava não deu vitória aos partidos comunistas. Então veio a primeira guerra mundial, e milhões de trabalhadores, se digladiaram em nome do patriotismo. Devastação mortes, amllias destruídas, e logo em seguida as crises tendo como a pior delas a de 1929. Os únicos que denunciaram a guerra imperialista foram os partidos comunistas, eles usavam com exemplo a antiga União Soviética que venceu a crise de 1929 e aboliu o desemprego e crescia gradativamente. Nos parses democratas cada um tinha o direito de expressar suas idéias.

Os social-democratas , apontavam como melhor solução a construção do socialismo, mas de forma pacifica e gradual, po , apontavam como melhor solução a construção do socialismo, mas de forma pacifica e gradual, por meio de reformar aprovadas elo parlamento. Com o avanço da crise crescia o numero de adeptos do comunismo, com isso surge uma possibilidade, a esquerdas tinha enfim a possibilidade de alcançar o poder de forma justa e pacifica, para isso bastava vencer as eleições parlamentares, cada dia que passava essa idéia se tornava mais possivel.

Com isso a burguesia apavorou-se , tinha de se pensar em um jeito de impedir que a esquerda tomasse o poder de forma democrática, e foi ai que a classe alta passou a dar atenção aos partidos fascistas, eles representavam exatamente o que a grande burguesia da época estava buscando, ou seja, a defesa do overno frente a uma ameaça intransigente do comunismo. Visão de Mundo Fascista Caracteriza-se principalmente por ser anticomunista. Sentem ódio tem tudo que leva a igualitar as sociedades, ao desenvolvimento dos trabalhadores, etc.

Os fascistas são contra a igualdade da raça humana, eles intende como seres humanos inferiores, as mulheres, os negros, os homosexiais, e os judeus por exemplo. São antidemocráticos, pois vêem a democracia como forma de enganar o povo e desta forma julga o povo como sendo fraco, e o que ocorre com tudo isso é que no fascismo tudo o que lhes ncomoda é tirado de circulação. Prega o totalitárias, ou seja mantêm o individuo sobre seu comando e sobre suas vontades. A palavra fina é do governo.

Nas escolas da época apenas se ensinava a obedecer, proibiu a arte moderna, esterilizava as mulheres e forçava os abortos, toda a população era fisca PAGF3rl(F8 proibiu a arte moderna, esterilizava as mulheres e forçava os abortos, toda a população era fiscalizada pela policia política, e qualquer deslize ou mesmo a suspeita de um, levava os aos campos de concentração. Caracteriza-se também por ser militarista, recuperou a economia nvestindo na industria bérica, e tinham ficção em sua cabeça a idéia de restaurar a ordem. nham a intenção de transformar o país em um acampamento militar, querendo desta maneira organizar o pars para haver a obediência total de todos os indivíduos. Restringia as milhares exclusivamente aos trabalhos domésticos e a reprodução. As exigências fascistas eram “ordem, disciplina, respeito e autoridade”. Foi um regime extremamente conservador, não se devia enganar, mantendo o capitalismo ativo e o proletariado disciplinado. Os fascistas eram nacionalistas e xenófobo, é racista e discrimina s diferentes povos existente, para eles apenas os europeus é que eram poderosos.

A Servidão voluntaria O fascismo recebeu apoio da pequena burguesia e da classe meda. pois a classe média mantinha preconceitos contra as classes mais baixas, devido ao seu nível de instrução, dentro outros aspectos a classe media se identificava mais com a burguesia, todavia é de conhecimento de todos que a classe média sofreu nas mãos dos grandes capitalistas. Pois já que vivem de salário e tem de pagar contas no final do mês. Muitos militantes fascistas vinham da pequena burguesia e da classe media.

Muitos trabalhadores e também desempregados aderirão ao fascismo, acreditavam que o Estado forte seria a solução para a crise que se generalizava. É comum e PAGF fascismo, acreditavam que o Estado forte seria a solução para a crise que se generalizava. É comum em épocas de crise as pessoas se agarrarem a uma autoridade superior. O Fascismo Na Itália A Itália foi o primeiro pais a se submeter ao regime fascista, inclusive a própria palavra é de origem italiana.

A Itália entro na guerra com o intuito de ganhar colônias, porem isso não ocorreu, ouve porem a morte de 600 mil pessoas e o governo ainda ficou om uma enorme divida com os banqueiros, a partir daí se deu a crise econômica. As pessoas com fome roubavam armazéns, as greves aconteciam incentivadas pelos partidos socialistas, o presidente Giolliti já não tinha mais domínio sobre o pais, preocupada com estes e outros fatos a burguesia começou a financiar os primeiros passos dos movimentos fascistas.

Bossolini líder do fascismo, passou a formar esquadros formados por filinhos de papai, policiais, bêbados, vagabundos e outros tantos individuo, com o fim de atacar as bases sindicais e matar os lideres das mesmas. Tinha com ele o apoio da policia e o dinheiro dos banqueiros o que tornavam fácil manter seus esquadrões. No ano de 1 922, os fascistas organizaram a MARCHA SOBRE A ROMA, que tinha como reinvidicaçao que Mussolini fosso nomeado primeiro ministro. os políticos burgueses, temerosos com os avanços do PSI e do PCI, apoiaram a indicação de Mussolini.

Logo após ser empossado começaram as restrições da liberdade e da democracia, limitou o direito de greve e censurou a imprensa. Com o tempo a Itálla cresceu e Isso fortaleceu o seu governo, as eleições foram marcadas pelas ações dos esquadrões a cresceu e isso fortaleceu o seu governo, as eleições foram marcadas pelas ações dos esquadrões fascistas, destruíram as urnas onde a esquerda era mais forte, ameaçavam eleitores e espancavam candidatos, com o auxilio da fraude os fascistas continuaram no poder.

Com o tempo os fascista eliminaram o parlamento, dizendo apenas que o corporativismo representaria melhor o povo, que tinha como base garantir a hegemonia da burguesia na sociedade italiana. Existia ainda uma única força capas de combater o fascismo A Poderosa Igreja Católica, a qual se consolidou com o regime. O Nazi-Fascismo na Alemanha Diferente do nome italiano, na Alemanha o fascismo se chamava nazismo.

Após a primeira guerra a Alemanha mergulhou em uma terrivel crise, pois os vencedores da guerra cobraram uma enorme divida. De 1919 a 1 923 0 KPD tentos de varias maneiras tomar o poder, mas em todas as tentativas foi esmagado pelo exercito, dois de seus lideres forma mortos a coronhadas pela policia e tiverem seus corpos atirados no esgoto. No ano de 1919 foi promulgada uma nova constituição, que estabelecia o regime de democracia liberal.

Para pagar a divida publica e recuperar a economia o governo omeçou a fabricar dinheiro sem parar, o que levou a uma forte inflação, fotos da época mostram donas de casa indo a padaria com um balde de dinheiro apenas para comprar um pão. Mais tarde em 1924 a 1929 ouve a expansão da economia mundial, ouve o recebimento de empréstimos dos EUA para a Alemanha, e isso foi importante para assegurar a economia mundial. Na Alemanha o partido nazista foi fundado em uma cervejaria em Munique, e mundial.

Na Alemanha o partido nazista foi fundado em uma cervejaria em Munique, e pouco depois recebeu o apoio de Hitler. Em 1923 Hitler e seus capangas tentaram dar um golpe de Estado, ão obteve êxito e foi preso. Utilizou a cadeia como período de descanso. Em 1929, os nazista começaram a crescer nas eleições parlamentares, blasfemavam os judeus de ganância e exploração do povo. A propaganda nazista era muito habilidosa, confeccionaram uniformes. A aceção dos nazistas foi espetacular.

Em 1932 com as eleições os nazistas começam a perder espaço, elegeram 195 deputados, mas os sociais-democratas e cominustas juntos somavam 221 parlamentares. Mas algumas semanas mais tarde os nazistas acabaram perdendo 34 cadeiras no parlamento, Hitler foi nomeado primeiro ministro, ou seja ão foi a vitoria mas sim a derrota que levou Hitler ao poder. infelizmente a esquerda se encontrava desunida, e isso levou a uma loucura total, nas ruas havia a batalha física dos comunistas e dos nazistas, utilizavam as mais diversas formas, pedras, socos, tiros, dentre outros.

De repente o parlamento foi incendlado, aparentemente por um estrangeiro com problemas mentais, os nazistas estericamente acusavam os comunistas, e com isso se decretou o fim da liberdade civil. Em 1934 Hitler mandou assassinar Rôhm, o chefe da temida tropa SM, um grupo paramilitar, praticamente autônomo. Depois disso, as SS (tropas de proteção) trona-se a força policial mais importante do país. Estavam submetidas ao Estado e ninguém escapava do seu controle tirânico. Eles comandavam a polícia secreta criada por Gôring, e Isso gerava terror em t seu controle tirânico.

Eles comandavam a polícia secreta criada por Gbring, e isso gerava terror em toda a população. Com isso se consolidava o poder nazistas, a guerra era apenas uma questão de tempo. Conclusão Percebe-se que o fascismo foi um sistema duro e frio, calculistas e maléfico, matou que se pôs contra, não se importou com uantas vidas foram perdidas, não levou em consideração os direito humanos, não se importou em perceber que todos, independente de raça, cor, sexo, opção sexual, somos igual, que somos uma mesma raça.

A raça humana! Não levou em conta em momento algum o direito a liberdade, igualdade e fraternidade, apenas impôs a sua vontade e se fez cumpri o que se julgava certo na época. E entende-se que o fascismo é um sistema capitalista. Bibliografias: Leitura de fragmentos selecionados do texto: LÊNIN, V. l. Imperialismo: etapa superior do capitalismo. In: Lênin, V. l. Obras escolhidas-voll . ed. São Paulo: Alfa-Ômega, 1982 Há uma versão digital disponível em:http://pcb. org. r/portal/docs/oimperialismo . pdf (Acesso em 24/03/2012) HOBSBAWM, Enc. A revoluçao Mundial. In: HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. 2ed. São Paulo: Cia das Letras, 1997Há uma versão digital disponivel em:http://wwn. 4shared . com/office/tkoL6VjW/eric_j_hobsbawm_-_era_dos_extr. html (Acesso:24/03/2012) Guia de Estudos: Licenciatura em Ciências Sociais, ” O mundo em movimento:capitalismo,processo civilizatório e relações de trabalho no século XX, organizadora Profr . Ms. Luci Praun

Eletronica digital

0

1a Ediçao 300 Desafio para 0 50 Ano RESOLUÇAO DAS QUESTOES Obs. : esta resolução é da Turma A As

Read More

Gestão de pessoas

0

os Direitos DO Trabalhador pela Cit Os trabalhadores em seus direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CL T).

Read More