Ate o final

Categories: Trabalhos

0

Ate o final Premium gy 1207 07, 2012 BASICAMENTE, PODEMOS DIVIDIR ASSIM A HISTÓRIA DA FILOSOFIA (CHAUI, 2003, P46. 50) Filosofia antiga (do século VI a. C. ao século VI d. C. ) Compreende os quatro grandes períodos da Filosofia greco- romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do periodo helenistico, mencionados no capítulo anterior. Filosofia patrística (do século ao século VII) Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VIII, quando teve in(cio a Filosofia medieval.

A patrística resultou do esforço feito pelos dois apóstolos intelectuais (Paulo e J conciliar a nova religi filosófico dos gregos seria possível conven los a ela. A Filosofia p ar 3 to nen adres da Igreja para o pensamento am e com tal conciliação erdade e convertê- , à tarefa religiosa da evangelização e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos. Divide-se em patrística grega (ligada à Igreja de Bizâncio) e patrística latina (ligada ? Igreja de Roma) e seus nomes mais importantes foram: Justino,

Tertuliano, Atenágoras, Orígenes, Clemente, Eusébio, Santo Ambrósio, São Gregório Nazianzo, São João Crisóstomo, Isidoro de Sevilha, Santo Agostinho, Beda e Boécio. Filosofia medieval (do século VIII ao século XIV) Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. É o período em que a Igreja Romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava Cruzadas à Terra Santa e criava, à volta das catedrais, às primeiras universidades ou escolas. E, a partir do século XII, por ter sido ensinada ensinada nas escolas, a Filosofia medieval também é conhecida om o nome de Escolástica.

A Filosofia medieval teve como influências principais Platão e Aristóteles, embora o Platão que os medievais conhecessem fosse o neop atônico (vindo da Filosofia de Plotino, do século VI d. C. ), e o Aristóteles que conhecessem fosse aquele conservado e traduzido pelos árabes, particularmente Avicena e Averróis. Os teólogos medievais mais importantes foram: Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon, São Boaventura. Do lado árabe: Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli. Do lado judaico: Maimônides, Nahmanides, Yeudah bem Levi.

Filosofia da Renascença (do século XIV ao século XVI) PERÍODO QUE PODE SER COMPREENDIDA COMO UMA TRANSIÇÃO EN RE O MEDIEVO E O MODERNO, TRAZ A RUPTURA DA POLITICA COM A ÉTICA, NA PERSPECTIVA MAQUIAVELINA, E A PREDOMINANCIA DO QUE FICOU CONHECIDO COMO HUMANISMO. DESTACAM-SE DANTE, GIOARDANO BRUNO, ERASMO, MAQUIAVEL, TOMAS MUROS, KEPLER, ENTRE OU ROS. Filosofia moderna (do século WII a meados do século XVIII) Aprofundando a proposta renascentista, fortalece a perspectiva ntropológica e é o responsável por grandes mudanças sociais, económicas, politicas e culturais.

Temos a revolução cientifica, a discussão dos racionalista e empirista, as tese contratualistas sobre o surgimento do estado e as discussões estéticas algumas referencias filosóficas são: Descartes, Bacon, Locke, HUME, Hobbes, ROSSEAU OUTROS Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (começo do século XIX até os nossos dias) Traz como marca a busca da autonomia e do esclarecimento da humanidade contrapondo-se ao que denominaram os pensa PAGFarl(F3 utonomia e do esclarecimento da humanidade contrapondo- se ao que denominaram os pensadores desse momento de Idade das trevas, que seria a responsável pelo “obscurantismo” intelectual do homem.

Com manfestaçbes em vários parses, e com nomes diferentes para a mesma perspectiva, o Iluminismo tem como seus principais representantes: Voltaire, D’Alembert, Diderot, Kant, Fichte e Schelling (embora este último costume for colocado como filósofo do Romantismo). Filosofia contemporânea Abrange o pensamento filosófico das teorias de difícil analise inda, por se tratar de periodo recente e no qual estamos envolvidos Esse período, por ser o mais próximo de nós, parece ser o mais complexo e o mals difícil de definir, pois as diferenças entre as várias filosofias ou posições filosóficas nos parecem muito grandes porque as estamos vendo surgir diante de nós. que podem se destacar algumas correntes, como estruturalismo, o existencialismo, a fenomenologia e o descontrucionismo.

Temos também a possibilidade de falar em escolas como a de falar em escolas, como Frankfurt e o circulo de Viena. Nessas perspectivas, destacam- se alguns filósofos, dentre os quais: Jean-paul Sartre, Heidegger, merleau-ponty, Wittgenstein, Hebermas e Michel de Foucault. A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. PAGF3ÜF3

Indisciplina

0

A indisciplina e a escola atual Julio Groppa Aquino* Este texto é uma versão ampliada do roteiro empregado no vídeo-palestra

Read More

A revolução dos direitos – antropologia

0

A revolução dos direitos – Antropologia a) Membros de determinados grupos que sofreram, historicamente, alto grau de discriminação, têm demandado

Read More