Atracção e agressão

Categories: Trabalhos

0

Atração e Agressão I Psicologia A I Hugo Lapa, Mário Oliveira e Miguel Antunes 1 IOD 03-05-2012 | AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. LINDLEY CINTRA I -3 2011/2012 índice: Introdução -3 A atração – 3 Componentes das ati A dinâmica do atraca ora to view nut*ge os aproximam? Preferências relacionais – 3 A atratividade – 3 Semelhança / Diferença -4 Princípio da reciprocidade -4 A agressão – 4 Os comportamentos agressivos – 4 Como e que as pessoas expressam a sua raiva? Conclusão —5 Bibliografia -5 Introdução Escolhemos este tema por ser rico em informação e por ser comum na fase da adolescência.

A atração * A Atração interpessoal expressa o desejo de estarmos semelhanças connosco, o facto de nos completarem, de gostarem de nós, de serem agradáveis, competentes e fisicamente atrativas. Um dos fatores, básico e subjacente a todos os outros, é o motivo de afiliação. A familiaridade é um fator importante da atração interpessoal. O convívio frequente com uma pessoa pode aumentar a atração por ela. A atração entre duas pessoas depende da respetiva proximidade física. Preferências relacionais: * Beleza física, as semelhanças interpessoais e as avaliações positivas.

A atratividade: Em abstrato, preferimos a pessoa com aparência física mals agradável e os efeitos desta atração mostram-se consistentes através das idades, dos sexos e das categorias socioeconómicas. Temos tendência a estabelecer relações de amizade e de amor com pessoas que partilham os mesmos interesses, atitudes, opiniões, crenças, etc. Mas, mais do que a semelhança o que atrai as pessoas são as semelhanças de atitudes. Um outro fator de atração entre pessoas é possuírem qualidades positivas.

Semelhança / Dlferença: * Sentimos complementaridade, porque consideramos que nos completam; Podemos sentir-nos ligados a pessoas muito diferentes de nos. Princípio da reciprocidade: * Podemos resumir o fator da avaliação ou apreciação positiva à afirmação: “gosto de quem gosta de mim”. Este princípio da reclprocidade da atração basela-se nas teonas do reforço e da troca social. A agressão da reciprocidade da atração baseia-se nas teorias do reforço e da * A agressividade é uma disposição inata para a sobrevivência onde se relacionam construção e destruição.

Existem duas formas básicas de agressividade, a dinâmica, que nos permite desenvolver e criar, e a estática, que tem por objetivo provocar anos no ambiente ou em alguém. A maioria dos psicólogos sociais define agressão como provocar dano “físico psicológico ou moral” em alguém, de forma intencional. Os comportamentos agressivos Os comportamentos agressivos podem ser desencadeados por: * Fatores situacionais, como frustrações, insultos, competição, sofrimento, violação de normas ou fatores de clima. Fatores de predisposição, como as variáveis biológicas, a personalidade, o apelo à violência ou por padrões culturais. Como é que as pessoas expressam a sua raiva? A. Agressão direta ou indireta: Agredir física, verbal ou simbolicamente o ofensor; Agredir ou predicar algo ou alguém importante para o ofensor; pedir a um terceiro para agredir o ofensor. B. Agressão deslocada: Descarregar a raiva noutra pessoa que nao o ofensor; Atacar um objeto inanimado não relacionado com a instigação. C.

Respostas não agressivas: Esclarecer o incidente com o ofensor sem exibir hostilidade; Conversar sobre o incidente com uma pessoa neutra, não envolvida no assunto; Desenvolver atividades relaxantes (ex. PAGF3ÜFd incidente com uma pessoa neutra, não envolvida no assunto; Desenvolver atividades relaxantes (ex. aminhar); Desenvolver atividades opostas á expressão da raiva (ex. ser super amigável com o instigador). É devido às condições sociais e ambientais que um individuo se torna agressivo e nao porque nasce com instinto de agressividade.

A agressividade não é inata, mas adquirida. Certas condições sociais aumentam a probabilidade de agressão, como, por exemplo: O anonimato, característico das sociedades modernas, em que os contatos humanos são superficiais e impessoais, a pobreza e também a acessibilidade das armas. Conclusão Neste trabalho podemos concluir que a atração e a agressão ão sentimentos opostos que por vezes se cruzam e tem grande influência no nosso quotidiano, são sentimentos que presenciamos todos os dias em diversas ocasiões e por vários motivos.

Bibliografia * http://www. slideshare. net; * Documento Word sobre psicologia social da Professora Meg Gomes Martins; * Manual de 110 ano de Psicologia A (“A Psicologia e a Vida”). * http://www. google. pt/url? sa-t&rct-j&q-&esrc =s&source=web&cd=3&ved=OCDUQFjAC&url =http%3A%2F%2Fwww. psicomix. kit. net%2Fword%2Fpsicosocial . doc&ei=jWeiT4nxA8mIOQWSxqHACA&usg C3xdVhqyeprjGynlZ58weA

Planejamento

0

PASSO 2 Veja o futuro antes- Planejamento estratégico por Roberto Shinyashiki Para Roberto quando as pessoas não enxergam adiante, pagam

Read More

Funções institucionais dos partidos políticos

0

Funções institucionais dos partidos políticos As funções instituições dos partidos pollticos aquelas indispensáveis para a integração dos órgãos de estado.

Read More