Atuação do serviço social no processo de prevenção

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA to view nut*ge São Francisco-MG 2011 A UAÇAO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE PREVENÇAO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA vivencias partilhadas, obrigada pelo apoio. A UNOPAR e aos professores pelos ensinamentos e a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho e minha formação.

Atuação do Serviço Social no Processo de Prevenção da Gravidez na adolescência, 2011. 48p. TCC( Trabalho de Conclusão de Curso) – Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Norte do paraná. sao Francisco. 2011 RESUMO O presente estudo vem abordar a gravidez na adolescência. Adolescência é a fase de transição entre infância e a idade adulta. Biologicamente a gravidez pode ser definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um indivíduo.

Este estudo tem como objetivo compreender e apresentar as possibilidades de intervenções a serem analisadas a fim de trabalhar o processo de gravidez através da efetivação dos direitos e das políticas sociais, além de solicitar e articular as redes de saúde e de assistência com abertura de programas de planejamento familiar, oltadas as adolescentes em situação de vulnerabilidade, e com isso romper os paradigmas e preconceitos sociais entre famílias.

O presente estudo foi realizado através de levantamentos bibliográficos realizados com artigos científicos publicados em revistas, cartilhas da área da saúde e livros. Os artigos com maior relevância foram selecion pesquisa, que baseia PAGF condições de vida para seu filho. Criar a esperança de um futuro melhor e dar oportunidade de experimentar responsabilidades e de desenvolver o prazer pela conquistas por meio da luta e do esforço próprio. Palavras – chave: Família. Adolescência. Serviço Social. Gravidez. planejamento Famillar.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO……. OBJETIVOS….. OBJETIVO GERAL…. OBJETIVOS ESPECIFíCOS.. Justificativa…………… — REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: Gravidez na adolescência……… — . Fatores Biológicos…………… Fatores de Ordem Familiar Fatores Sociais Fatores psicológicos e contracepção Como acontece a gravidez MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS O PARTO reveste-se de fundamental importância para o crescimento do individuo em direção à sua identidade adulta, determinando sua auto-estima, relações afetivas e inserção na estrutura social.

Modlficaçbes no padrão de comportamento dos adolescentes, no exercício de sua sexualidade, exigem atenção cuidadosa por parte dos profissionais, devido a suas repercussões, entre elas a gravidez precoce. Estima-se que, no Brasil, um milhão de adolescentes dão à luz a cada ano, o que corresponde a 20% do total de nascidos vivos. As estatísticas também comprovam que, a cada década, cresce o número de partos de meninas cada vez mais jovens em todo o mundo. A gravidez é definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um indlviduo.

Entre os animals irracionais trata-se de um processo puro e simples de reprodução a espécie. Entre os seres humanos essa experiência adquire um caráter social, podendo possuir significados diferenciados para cada povo, cada cultura, cada faixa etária (CAMPOS, 2000). ROCHA (2005), diz que a gravidez é um processo resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozóide, envolvendo o desenvolvimento de feto no útero. A gravidez está associada aos ajustes anatômlcos e fisiológicos que provocam mudança no organismo materno, como expansão do volume sanguíneo pelo aumento do volume plasmático e da massa eritrocitária circulante.

Mudança na forma do corpo e seu uncionamento ocorrem em curto período de tempo com inicio deste do momento da fecundação estendendo por todo periodo gestacional até o término da lactação. A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias consequências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias. A adolescência implica num período envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.

A adolescência implica num período de mudanças físicas e emocionais considerado, por alguns, um momento de conflito u de cnse. Não podemos descrever a adolescência como simples adaptação às transformações corporais, mas como importante período no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posição social, familiar, sexual e entre o grupo. A puberdade, que marca o inicio da vida reprodutiva da mulher, é caracterizada pelas mudanças fisiológicas corporais e psicológicas da adolescência.

Uma gravidez na adolescência provocaria mudanças maiores ainda na transformação que já vinha ocorrendo de forma natural. Neste caso, muitas vezes a adolescente precisaria de um importante apoio do mundo adulto ara saber lidar com esta nova situação. Gravidez na adolescência é algo que historicamente sempre houve só que as condições sociais eram totalmente diferentes. Nas últimas décadas tem aumentado muito no mundo todo e tem se tornado motivo de preocupação. No Brasil nascem 1 de filhos de adolescentes por ano, e isto corresponde a 25,74% dos nascimentos.

A taxa de fertilidade da mulher brasileira vem caindo nos últimos anos; somente na faixa da adolescência tem aumentado e o mais preocupante que é principalmente nas adolescentes mais jovens. (SANTANNA, 2009, Essas adolescentes têm sido consideradas cientificamente como grupo de risco para a ocorrência de problemas de saúde em si mesma e em seus conceptos, uma vez que a gravidez para a ocorrência de problemas de saúde em si mesma e em seus conceptos, uma vez que a gravidez precoce pode prejudicar seu estado físico ainda imaturo e seu crescimento normal.

Esse grupo também está sujeito à eclampsia, anemia, trabalho de parto prematuro, complicações obstétricas e recém-nascidos de baixo peso. Além dos fatores biológicos, literatura correlata recente acrescenta que a gravidez na adolescência também apresenta repercussões no âmbito psicológico, sociocultural e conômico que afetam a jovem, a família e a sociedade. ( SILVA et al, 2006).

Diante deste fato o serviço social tem um papel fundamental na vida destas adolescentes, pois o serviço social encontra-se em uma posição importante, pois tem o intuito de desenvolver as políticas psíco-sociais que atendem as necessidades e os anseios das adolescentes grávidas, exigindo assim um preparo específico para a realidade de vida das adolescentes grávidas. O problema neste estudo foi investigar a importância de uma assistência do cuidado do serviço social mediante ao processo de gravidez na adolescência.

Por esta razão, este estudo tem como finalidade compreender e apresentar as possibilidades de intervenções a serem analisadas a fim de trabalhar o processo de gravidez na adolescência através da efetivação dos direitos e das politicas sociais, além de solicitar e articular as redes de saúde e de assistência com abertura de programas de planejamento familiar, voltadas as adolescen de saúde e de assistência com abertura de programas de planejamento familiar, voltadas as adolescentes em situação de vulnerabilidade, e com isso romper os paradigmas e preconceitos 02sociais entre famílias.

No Brasil não há controle de natalidade, onde o planejamento familiar e a educação sexual ainda são assuntos poucos discutidos, a gravidez acaba tornando-se, muitas vezes, um problema social grave de ser resolvido. É o caso de gravidez na adolescência. (GUIMARÃES, 2001). Buscando compreender e amenizar o problema de gravidez na adolescência visto que a nossa finalidade visa uma assistência que lhe promovesse uma interação entre adolescentes e suas famllias, elaboramos este estudo.

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Conhecer as possibilidades de intervenções do Serviço Social no rocesso de gravidez na adolescência através da efetivação dos seus direitos e politicas socials. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Identificar e analisar as representações sociais sobre a descoberta de uma adolescente rávida na família e sobre as mudanças ocorridas na vi nte e na vida familiar em PAGF 7 Justificativa O presente estudo se justifica pela necessidade de compreensão das necessidades de uma adolescente grávida.

E pelas possibilidades de intervenções a serem analisadas a fim de trabalhar o processo de gravidez na adolescência através da efetivação dos direitos e das politicas sociais, além de solicitar articular as redes de saúde e de assistência com abertura de programas de planejamento familiar, voltadas as adolescentes em situação de vulnerabilidade, e com isso romper os paradigmas e preconceitos sociais entre famílias. PAGF 8 OF aquisição da personalidade do adolescente, é possa. el entender que esta reestruturação tem em seu eixo o processo de elaboração dos lutos, a cada etapa deixada sucessivamente. A questão familiar e social funciona como co-determinante no que resulta enquanto crise, especialmente, à conquista de uma nova identidade. O amadurecimento sexual do adolescente, de acordo com Tiba (1996), acontece de forma rápida, simultaneamente ao amadurecimento emocional e intelectivo, iniciando então, o processar na formação dos valares de independência, que acaba por gerar pensamentos e atitudes contraditórios, especialmente quanto a parceiros e profissões.

Aberastury (1983) diz se tratar de uma luta difícil para o adolescente encontrar uma identidade, que ocorre num processo de longa duração, além de lento, neste período, em que os jovens vão construindo a base final da personalidade, de seu perfil adulto. Este processo acontece por meio de tentativa e erro, em ua maior parte, buscando o verdadeiro eu, e acaba por sofrer agonias e duvidas, querendo ser diferente do que fora em sua infância, num buscar uma identificação própria e diferente.

Podemos encontrar em Osborne (1975) aspéctos importantes sobre pais que valorizam a autonomia e a disciplina no comportamento, estimulam mais o desenvolvimento da confiança, da responsabilidade e da independência. palS que são autoritários, os quais tendem à repressão dos desacordos, porém não podem exterminá-los, e os filhos adolescentes provavelmente acabam sendo menos seguros, pensando e agindo pouco por si próprios.

Pais negligentes ou permissivos que não oferecem o tipo de ajuda que o adolescente precisa; permitem que seus filhos percam o rumo, não oferecendo a eles modelos de um comportamento adulto responsável. Observamos então, a enorme responsabilidade educacional durante o processo de adolescência, e Sayão (1995) confirma tal postura com relação aos filhos, que crescem e aos pais cabe a preparação sobre as mudanças no corpo e o aprendizado de como lidar com a questão sexual, usando de honestidade e se preocupando em transmitir valores, além das regras.

Ao tratarmos sobre prevenção da gravidez, podemos encontrar esquisas realizadas através de universidades ou do ministério da saúde brasileiro, onde revelam constantemente que grande parte da população tem tido a informação básica necessária sobre o uso de anticoncepcionals, e que apesar dos adolescentes possuírem este conhecimento, acabam mantendo um relacionamento sexual sem tomar os cuidados necessários e assim, como que numa “loteria”, engravidam inesperadamente.

Se por um lado encontramos uma boa dose de informações que chega até os jovens, por outro, percebemos a constante falta de diálogo entre pais e filhos, não bastando apenas dizer ao

Qualidade dos alimentos – cebola

0

ÍNDICE INTRODUÇAO 3 1 . A CEBOLA E SUA CARACTERIZAÇÃO 4 1. 1 Estrutura da planta 4 1. 2 Propriedades

Read More

Informática

0

Lista de PROBABILIDADE e ESTATÍSTICA. valendo!!! Nome: Desenvolva no espaço abaixo de cada questão e responda no local especificado. 1)

Read More