Auditoria fiscal

Categories: Trabalhos

0

Auditoria fiscal Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete suacredibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — not[cias, livros, acadêmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Auditoria fiscal ou tributária é aquela voltada para a análise do correto cumprime tárias pelos contribuintes. Segun un “A auditoria ar 7 tributária objetiva o • c. lanejamento tributário e a eficiênc mentos e controles adotados para a ope peração de impostos, taxas e quaisquer nus de natureza fisco-tributária que incida nas operações, bens e documentos da empresa”. Ela só pode ser realizada por servidor público empregado no ente tributante.

Conforme artigo 142 do Código Tributário Nacional: “Compete privativamente a autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verlficar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria ributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor aplicação da penalidade cabível”. O servidor público da fiscalização é a autoridade administrativa incumbida de verificar o correto funcionamento do sistema tributário.

Ele deve ser um servidor público e em virtude disto realizar seu trabalho dentro dos pr princípios atinentes ao múnus público. [editar]Documentos fiscais A fiscalização só pode penetrar um contribuinte se ele tiver provas materiais de que o contribuinte praticou o ilícito fiscal. Essas provas são os documentos fiscais que oferecem a epresentação de fatos. [editar]Administração tributária Administração tributária é o termo genérico para designar as organizações que implementam o sistema impositivo.

No âmbito federal, no Brasil, a Administração Tributária é a Secretaria da Receita Federal. No âmbito estadual são as Secretarias de Estado da Fazenda ou Secretarias de Finanças Estaduais ou Municipais.. Auditoria Fiscal ou Tributária out 17th, 11 / 1 Comment / this Entry De caráter corretivo ou preventivo, a Auditoria Fiscal ou Tributária analisa os procedimentos adotados pelas empresas om o objetivo de verificar acúmulos de contingências fiscaise tributárias e possíveis vantagens fiscais que não estão sendo aproveitadas.

O planejamento tributário compreende o estudo de variáveis contendo as alternativas licitamente aplicáveis a cada caso apresentado, estruturando-se os atos necessários para se atingir o benefício fiscal. Inseridas no contexto desseplanejamento tributário, são feitas revisões dos cálculos dos tributos diretos (Imposto sobre a Renda e Contribuição Social) e indiretos (ICMS, IPI, ISS etc. , e é certificado se esses processos atendem às legislações vigentes. Outras práticas importantes dentro desse controle são a identificação de prováveis contingências trabalhistas e previdenciárias e o estudo de soluções para que as regularizações necessárias sejam realizadas de forma menos onerosa, utilizando as ferramentas le ais disponíveis. Expor o risco fiscal e tribut PAGFan,F7 menos onerosa, utilizando as ferramentas legais disponíveis.

Expor o risco fiscal e tributário nesse diagnóstico empresarial é importante para que a empresa veja a importância da elaboração e da execução de um planejamento tributário por elisão fiscal, ontribuindo para que o seu crescimento seja contínuo e sustentável. A Auditoria Fiscal ou Tributária apresenta soluções e propostas para a economia de tributos, envolvendo impostos e obrigações acessórias nos três âmbitos: federal (Pis, Cofins, IRPJ, CSSL, IPI, II, IOF, ITR, IRPF, DIPJ, Dirf, DCTF, Dacon, DITR), estadual (ICMS, IPVA, Gias ICMS, Sintegra) e munjcjpal (ISS, IPTU, TLF).

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA FISCAL E TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS PRIVADAS RESUMO Este trabalho faz uma avaliação da utilização por parte das empresas privadas, da auditoria fiscal e tributária, como erramenta de controle dos gestores a fim de avaliar se os critérios e normas adotados estão em conformidade com a legislação pertinente e identificar possíveis contingências.

O objetivo deste trabalho é demonstrar como esse mecanismo que terá a finalidade de eliminar as exações ilegais e minimizar os custos tributários pode auxiliar os gestores das organizações na tomada de decisões. Justifica-se este trabalho pela necessidade de avaliação dos impactos incorridos nas organizações que utilizam da auditoria fiscal mo ferramentas PAGF3t,F7 vigentes, livros de auditoria, trabalhos acadêmicos da área ributaria, Sites relacionados com artigos científicos de auditoria e planejamento tributário.

INTRODUÇÃO Hoje em dia em um tão competitivo mundo empresarial, onde cada organização busca de alguma forma obter diferenciais para obter êxito em seus negócios e atingir os resultados esperados as informações geradas pela contabilidade e suas ramificações tem se tornado de grande ajuda para criação de estratégias inovadoras e de impacto. Neste sentido as empresas têm buscado auxilio na auditoria a fim de identificar possíveis contingências nos registros contábeis que estejam inviabilizando continuidade dos negócios.

Sendo vista como um importante instrumento de gestão administrativa que engloba informações importantes de todos os segmentos de uma empresa a contabilidade mantém um elo de conexão com os sistemas de auditoria que visam avaliar as informações produzidas pela contabilidade tornando-as cada vez mais confiáveis e seguras. Diante do exposto a auditoria nao se prende somente a fatores relacionados a contabilidade estende-se a todos os segmentos da empresa que geram informações a contabilidade assim como os fatores externos que a influenciam de alguma forma.

Em uma uditoria que tenha como foco expressar opinião sobre as áreas fiscal e tributaria o auditor, portanto, analisara todas as ações da organizações que possam impactar na gestão tributária. Portanto o objetivo deste trabalho é avaliar a importância da utilização da auditoria fiscal para auxiliar na gestão tributária das organizações. Para tanto utilizarei a abordagem dos autores Antonio Maximiano e Willi e auditoria e farei uma Antonio Maximiano e William Attie sobre auditoria e farei uma conexão com a legislação tributária vigente.

METODOLOGIA Este capítulo tem o intuito de demonstrar uma visão etodológica dos procedimentos adotados para a elaboração deste trabalho. Trata – se uma pesquisa bibliográfica com a utilização de livros e a busca de legislações para enbasar as opiniões formadas, exploratoria que tem como objetivos identificar e mensurar os impactos incorridos nos patrimônios das organizações que utilizam da auditoria tributária para avaliar os criterios fiscais adotados.

A pesquisa exploratória busca conhecer profundamente o assunto de modo a torná-lo mais claro e objetivo facilitando a delimitação do tema da pesquisa, formulando hipóteses e demonstrando a complexidade do assunto. Segundo Marconi (2004, p. 91) “Métodos de procedimento seriam apenas etapas mais concretas de investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos e menos abstratos. Dir-se-ia até serem técnicas que, pelo uso mais abrangente, se erigiram em métodos. . Portanto, o método utilizado no trabalho é dedutivo que, partindo das teorias e leis que norteiam a contabilidade na maioria das vezes predizem a ocorrência dos fenômenos particulares, faremos uma conexão com exemplos fictícios que serão devidamente estudados. O referido trabalho se desenvolverá com a análise de dados icticlos apresentados de forma clara e objetiva a fim de demonstrar que em atividades do cotidiano existem impactos contábeis que afetam o patrimônio.

ASPECTOS GERAIS DE CON AUDITORIA contexto atual uma ferramenta de informações gerenciais cada vez mais importantes para a tomada de decisões dentro das organizações. Com a finalidade de promover os meios de controle de todos os dados que possam impactar ou causar variações no patrimônio, a contabilidade é o instrumento de medição e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela gestão da administração da entidade.

Essa metodologia consiste em captar e classificar valores das operações através de documentos seja interno ou externo, para que, por sua vez sejam registrados de forma permanente de acordo com os fatos administrativos e segundo os princípios e normas que regem a contabilidade. Nesse cenário a auditoria surge como uma especialização da contabilidade voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial que foi implantado com o objetivo de expressar opinião sobre determinado dado.

A auditoria Fiscal consiste em avaliar através de exames a confiabilidade das ações fiscais a organização e seus respectivos registros na contabidade. Os exames de auditoria obedecem a normas claras e incluem procedimentos de comprovação dos dados examinados caracterizados por uma atitude de reflexão competente e independente. Esse instrumento oferecido pela contabilidade serve para da credibilidade as informações fornecidas pela contabilidade e pelo setor fiscal da organização tornando-se um mecanismo de gestão Tributária.

Hoje em dia o papel do auditor vai muito além de simplesmente identificar problemas. Ele tem que conhecer a empresa e atuar o sentido de corrigir as falhas existentes dentro do processo de gestão tributária. Com isso, ele ajuda no desenvolvimento da organização e contribui para o aperfeiçoamento de sua PAGFsrl(F7 ele ajuda no desenvolvimento da organização e contribui para o aperfeiçoamento de sua competitividade.

GES AO TRIBUTÁRIA A tributação sobre as empresas e pessoas físicas atingiu níveis absurdos, tornando ate inviável certos negócios e afetando diretamente na mortalidade das empresas, segundo o SEBRAE/ SP (vinte e nove por cento) das empresas fecham em seu primeiro ano de atividade e 56% (cinquenta e seis por cento) não tingem o quinto ano de vida.

Essa estatística está diretamente relacionada com alta carga tributária nacional que sufoca as organizações sobre maneira as de pequeno e médio porte que por nao possuírem uma base solida acabam sentindo o enorme peso dessa forte tributação imposta pelos órgãos administradores. Partindo do exposto entendemos melhor a importância da Gestão Tributária na manutenção das atividades das organizações garantindo que a mesma continue competitiva no mercado globalizado. • Gestão [do latim gestione. ] Ato de gerir; gerência, administração novo dicionário Aurélio, 1a edição. . Administrar é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: Planejamento, execução, organização e controle. A gestão tributária dentro de uma organização tem a finalidade de planejar as ações que irão impactar em pagamento de tributos, executar os procedimentos fiscais observando sempre a legislação vigente, organizar as ações empresariais a fim de que elas sejam menos onerosa pra empresa e controlar todas as variáveis que possa influenciar diretamente na ria da organização.

População em situação de rua : há algum serviço especializado para esse segmento que vivem na rua ?

0

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA : HÁ ALGUM SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA ESSE SEGMEN O QUE VIVEM NA RUA ? RESUMO:

Read More

Utopia

0

Utopia 7 definições encontradas. enviar nova definição enviar nova Imagem Sinônimos: fantasia sonho esperança quimera fantasia irreal afiguração alma capricho

Read More