Aula 03
Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos Componente Curricular: Técnicas de Laboratório Professor: Fernando Afonso ors to view nut*ge Aula no 03 Armazenagem de Produtos Químicos evitar a queda dos frascos. – Área coberta, sem paredes e bem ventilado. – Rede elétrica com inspeção periódica – Os cilindros devem ser armazenados em posição vertical e amarrados com corrente – Observar a compatibilidade O armazenamento no laboratório só é permitido em pequenas quantidades, portanto deve ser: – Somente para quantidades limitadas
Os armários devem ser confeccionados em materiais não combustíveis, comportas em vidro para possibilitar a visão de seu conteudo – Refrigeração ambiental caso a temperatura ambiente ultrapasse a 38 oc O laboratório deve possuir um sistema de identificação das substâncias amazenadas, como por exemplo, um sistema de fichas contendo informações a respeito da natureza das substâncias, volume, incompatibilidade química, dentre outras- Preparar documento informativo sobre o uso, manipulação e disposição dos produtos químicos perigosos, e divulgá-lo para todas as pessoas que trabalham no laboratório.
Metais reativos (sódio, potássio) são estocados com segurança, em pedaços pequenos, imersos em hidrocarbonetos (hexano, benzeno, etc) secos. -Adquirir, sempre, a quantidade mínima necessária às atividades do laboratório. Produtos químicos faltando rótulo ou com a embalagem violada não devem ser aceitos. – Utilizar no laboratório somente produtos químicos compatíveis com o sistema de ventilação e exaustão existente. Selar as tampas dos recpientes de produtos voláteis em uso com filme inerte, para evitar odores ou a deterioração do mesmo, se estes forem sensíveis ao ar elou umidade. Não armazenar produtos químicos em prateleiras elevadas; garrafas grandes devem ser colocadas no máximo a 60 cm do piso. compatibilidade entre os produtos químicos durante a armazenagem; e reservar locais separados para armazenar produtos com propriedades químicas distintas (corrosivo, solvente, oxidante, pirofosfóncos, reativo).
Não colocar, por exemplo, ácidos próximos a bases; hidróxido de amônio deve ser colocado em armaria ventilado, preferencialmente separado de outros produtos. As áreas (prateleiras) ou os armários de armazenagem devem ser rotulados de acordo com a classe do produto que contém. Manter na bancada a quantidade mínima necessária de produtos químicos. No caso de mistura de produtos, lembrar que a mesma possui o nível de risco do componente mais pergoso. – Considerar de risco elevado os produtos químicos desconhecidos. -OBJETIVO Verificar em loco como armazenar produtos Químicos, transporte de reagentes, estudar rótulos de alguns reagentes químicos, interpretação de informações contidas nos rótulos e como desprezar os reagentes usados em aulas práticas e trabalhos químicos. 3- MATERIAIS -Béquer -Pipeta -Clara de ovo de galinha Reagentes: – Acetona – Ácido Acético Ácido Clorídrico Ácido Nítrico PAGF3rl(FS colocamos em seu interior clara de um ovo de galinha, e com o auxilio de uma pipeta, adicionamos 3 (três) gotas de Hidróxido de Sódio e anotamos as observações. ?? Procedimento III Em um béquer pequeno, colocamos clara de um ovo de galinha. Com a pipeta adicionamos 3 (três) gotas de Ácido Sulfúrico e anotamos as observações. • Procedimento IV galinha. Com a pipeta, adicionamos 3 (três) gotas de Ácido Clorídrico e anotamos as observações. 5- RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados da observação e forma de armazenagem estão descritos na tabela abaixo: Tabela I ‘GRUPO A
IGRUPO C Acido Sulfúrico Isódio Metálico Nitrato de Prata Hidróxido de Sódio I Bromo Hidróxido de Amônio Acido Nítrico Acido Acético Glacial Mercúrio ‘GRUPO B Cianeto de Potássio Acetona Permanganato de potássio PAGF Hidróxido de Sódio, Ácido Sulfúrico e Ácido Clorídrico está descrito no na tabela abaixo: Tabela II I Hidróxido de Sódio I Ácido Clorídrico Formou-se uma camada [Ácido Sulfúrico I Houve uma desnaturação I Resultado semelhante ao do ácido I gelatinosa no fundo no Ida proteína do ovo, causando um aspecto Isulfúrico, houve a desnaturação da béquer onde foi colocado o reagente. branquiçado, assemelhando-se a um aspecto de I proteína do ovo. I cozimento. Este procedimento foi feito a fim de demonstrar o ocorreria com a superfície do olho humano caso algum desses reagentes entrasse em contato com o mesmo, o resultado foi esclarecedor e ficou provado o dano irreversível que esses reagentes podem causar. 6- CONCLUSÃO Neste trabalho podemos constatar o quanto é importante tomar todos os cuidados ao armazenar elou manusear produtos químicos e realizar as devidas precauções descritas, afinal determinados produtos podem ter fortes reações se usados de forma inadequada.