Carta de paulo à filemom

Categories: Trabalhos

0

Tema. Comentário da carta de Paulo à Filemom Introdução O Apostolo Paulo enviando a Tíquico (Cl 4:7-9) como mensageiro junto a Igreja aos Colossenses; o enviou para comunicar de como estava ele e seus companheiros de prisão em Roma. Objetivando também ensinar a igreja de colossos; pois que era sabedor de como se encontrava a situação daquele trabalho que estava funcionando na casa de Filemom; e de como andavam as coisas por lá; Paulo não hesitou e nem negligenciou em dar uma resposta às noticias que sabia da igreja, pois percebeu que existiam alguns problemas de ordem doutrinaria que precisavam

Swipe to nex: page ser resolvidos. E logo assunto e resolver as ro orlo de ajudar a evitar da tc view daquele jovem igreja, uma parcela de ajud a para tratar do u uma possibilidade to do futuro curou pela carta dar ais breve possível fossem resolvidos todos os problemas do povo pelo qual estava sobre sua jurisdição. E não perdeu tempo de enviar a seu amigo Filemom a Onésimo na companhia de T[quico (CI 4:7-17) seu mensageiro numero um. Manifestando sua preocupação quanto à ida de Onésimo a peça central desta carta e a sua ida para aquela região.

Visto que segundo ele poderia ser muito útil no rabalho de Deus ali. Saudações de Paulo O Apostolo Paulo ao escrever a carta aos Colossenses enviou também uma carta pessoal direcionada a seu amigo Filemom por mãos de Tíquico que e em sua companhia enviou também a Onésimo o escravo fugitivo. E revela que está preso junto com seu companheiro de missão imóteo (Frn V 1) Aristarco (At 27:2 Cl 4:10) Eprafas (Cl 1:7-8 Fl V 23). O qual passou cerca de dois anos (At 28:16-31 por volta do ano 61 ou 62 d. C.

Em Roma de onde foram escritos as duas cartas Colossenses e a Filemom. Sendo esta a sua provável primeira prisão em Roma. (Fm V: 1 – Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso companheiro de trabalho), A sudação de Paulo na carta à Filemom carrega seu estilo elegante de citar o nome de seus amigos e companheiros de prisão. Fosse no começo ou no fim da carta ou epistola; ele citava a todos que ajudaram e marcaram os dias áureos no progresso do crescimento do Evangelho na Ásia.

A carta é direcionada a Filemom e sua esposa Áfia e a Arquipo seu filho; e não deixa de fora a igreja que está na casa do próprio Filemom. A saudação como nas outras cartas enviadas por Paulo carregam or trás das palavras do Apostolo uma vontade profunda de visitar povo e vê-los pessoalmente. (Em V 2 -e à nossa Irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa:) Votos e desejos de Paulo a Filemom. Ainda na su 10 de Paulo a Filemom. Ainda na sua saudação Paulo leva seu estilo peculiar de desejar a paz e graça aos seus destinatários ao qual ele escrevia.

Isso mostra quão grande ele valorizava a paz e desejava que o povo de Deus gozasse desta paz e fossem cheios do Espírito Santo. (Cl: 9 Fm V 3 -Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso pai, e do Senhor Jesus Cristo). Lembranças e Ações de graça de Paulo Embora não tendo Paulo contado direto com aquela igreja; (Cl 2:1-2) mais em suas palavras está estampado seu ardente desejo e vontade em querer visitar aquela igreja (FI V 22). No entanto ele guardava boas lembranças da igreja dos colossenses pelas informações que de lá tinha. Sempre direcionava sua oração em favor dos santos ali.

E como ele poderia esquecer- se do bem e do amor que devotavam Filemom e os irmãos colossenses tinham por ele? Pelo que parece os mensageiros que Paulo enviava acredita se que este mensageiro de Paulo ão voltava de mãos vazias; mais levavam algum donativo aos companheiros de missão em Roma. Seguindo o bom deixado por Epafras que deixou uma igreja bem ensinada (Cl 1:7-8 4:7-9 Cl 1 :24: Fm V 4 – Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações). Elogios e o reconhecimento de Paulo pelo bom testemunho que davam de Filemom orações).

O Paulo não esconde seu elogio da boa conduta ou das boas caracteriscas que tinha Filemom. Ele na carta fala ou enumera algumas como: A) O amor com tratava a igreja que estava sobre sua responsabilidade. (Cl 1:3-4 Fm V 5 – ao ouvir falar do amor e a fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos); B) O Apostolo também apresenta em sua carta a fé que tinha o Pastor e seu amigo Filemom (Cl 1:4 Filemom V 6 – para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo).

Pedidos e recomendações de Paulo quanto à pessoa de Filem om Este verso 6 apesar de Paulo falar novamente da fé de Filemom ele começa a recomendar e a fazer: (1) O recebimento de Onésimo na igreja de colossenses certo de que Filemom estava pronto a fazer o bem ao próximo para o em e o crescimento do reino de Deus e dando com isso um bom exemplo de um obreiro digno de confiança e respeito.

O apostolo Paulo pensando no caráter e no esp[rito zeloso que tinha seu amigo Filemom resolveu enviar o seu fugitivo escravo Onésimo para as mãos de seu amo porque via uma me resolveu enviar o seu fugitivo escravo Onésimo para as mãos de seu amo porque via uma melhor possibilidade de sua recuperação total frente à igreja em colossos. E não queria que a igreja e seu amigo ficassem ressentidos por está apoiando um crente que havia saído de lá com a vida irregular.

E preferiu enviá- lo para que o mesmo tivesse uma oportunidade de reconciliação com Filemom e frente à igreja em Colossos. (Filemom V 17 – Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo (Filemom (2) O pedido de Paulo pela absolvição recebimento e perdão de Onésimo por ter cometido greves erros e muitas trapaças e desrespeito ao seu senhor Filemom foi um pedido de mais um voto de confiança e oportunidade na vida espiritual de Onésimo para que o mesmo se levantasse daquela que queda por ter cometido um delito de um provável roubo. Filemom V 11 -o qual utrora te foi inútil, mas agora a ti e a mim e muito útil; (3) Paulo também pede a Filemom que trate bem o obreiro Onésimo, pois que bem sabia que os bons tratos a uma pessoa elevam sua auto-estima espiritual e leva o mesmo ao estimulo do amor e as boas obras. A maor preocupação de Paulo quanto a Onésimo era que ele sabia que um escravo quando fugia de seu senhor era passivo de receber um castigo como disciplina. E Paulo não queria que a igreja seguisse o mesmo sistema de escravatura praticada pelo Império romano.

Esta maneira de disciplinar escravo é co istema de escravatura praticada pelo Império romano. Esta maneira de disciplinar escravo é confirmado por Flávio Josefo. Terceiro Livro Cap. 25 Pg. 268 do arquivo Pdf. (Todos estão de acordo em que é justo castigar um escravo que foge de seu senhor, embora esse senhor seja mau e nós julgaremos poder sem crime abandonar a Deus que não somente é nosso senhor mas um Senhor soberanamente bom)? (Filemom V 16 não já como escravo, antes mais do que escravo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, tanto na carne como também no Senhor. Hb 10:24) 4) A carta escrita e enviada por Paulo à igreja de Colossos ele faz sua recomendação dlrecionada a igreja aos colossenses objetivando falar de forma coletiva tanto a obreiros como os membros em geral. Segundo Paulo não queria pedir demais aos santos ali em colossos. Só queria que eles seguissem o exemplo deixado por Epafras o fundador da igreja em colossos (Cl 1 (5) Paulo na carta a Filemom cita o nome de Arquipo mostrando que ele era um obreiro dinâmico e que lutava pelo zelo da obra Deus em colossos.

Ena carta escrita à igreja ele faz recomendação a Arquipo que continuasse a zelar cuidar e a umprir com o ministério que recebeu no Senhor Jesus. (Cl 4:17) A alegria e satisfação de Paulo. As palavras de Paulo transmitem uma idéia pelo seu o gozo e alegri PAGF 10 alegria pelo cuidado e a preocupação de que Filemom tinha por eles lá em Roma. Pelo que nos parece que Filemom não deixava de se comunicar com seus companheiros de trabalho mandando suprimentos financeiros aos santos que estavam sobre a forte a vigilância do Império romano. Filemom V 7 pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados). (Filemom V 20 Sim, irmão, eu uisera regozijar-me de ti no Senhor; reanima o meu coração em Cristo). Paulo reconhece a autoridade de Filemom O reconhecimento de Paulo da autoridade que Filemom tinha frente à igreja era reconhecido. Só que Paulo fez ressalva na cobrança no que se refere ao benefício que a igreja ali iria ter com a ajuda com a cooperação de Onésimo que segundo ele era novo homem em Cristo. (Filemom V 14 – mas sem o teu consentimento nada quis fazer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, sim, espontâneo (Filemom V 13 – Eu bem quisera retê-lo comigo, para que em teu lugar me serv’isse as prisões do evangelho). (Filemom V -15 porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o recobrasses para sempre Paulo na carta ped pede a seu amigo a Filemom que considere sua autoridade apostólica pelo pedido. No estilo desta carta Paulo mostra-se humilde mais não deixa de manifestar em suas palavras a sua autoridade apostólica ao seu companheiro de ministério.

Veja que ele fala como quem manda e nem só como quem pede. Que é uma maneira maleável de tratar do assunto e das questões dos crentes em Jesus; para não deixar seu amigo desgostoso pelo seu pedido que não era ada fácil de receber a Onésimo um crente que havia dado mau exemplo aos olhos do povo . Obedecer a Paulo neste pedido era osso duro de roer. (Filemom V 8 Pelo que, embora tenha em Cristo plena liberdade para te mandar o que convém), (Filemom V 9, todavia prefiro rogar-te por esse teu amor, sendo eu como sou Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo jesus VI 4), Paulo entra em defesa da fé de Onésimo.

Queridos não sabemos se na época existiam alguns comentários sobre o comportamento da de pessoa Onésimo. Uma coisa é certa; É que sabemos que na carta Paulo por amor que tlnha a Onésimo entra em defesa da fé dando a entender que aquele jovem obreiro havia mudado e tendo uma conversão real. O Apostolo trata na carta como assunto central a pessoa de Onésimo de tendo uma conversão real. O Apostolo trata na carta como assunto central a pessoa de Onésimo de meu filho na fé. (Filemom V 10 – sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas runhas prisões); (Filemom V 12 – eu to torno a enviar, a ele que é o meu próprio coração).

Paulo se posiciona a correr o risco em favor de Onésimo O Apostolo Paulo dizia que estava disposto a pagar o preço e ívida e dar mais um voto de confiança e uma oportunidade a Onésimo. O Apostolo Paulo revela no coração que se acha digno de ser atendido no seu pedido mesmo sobre risco diante da conversão de Onésimo; pois que o próprio Filemom lhe era devedor. É aqui que parece Paulo dar uma pitada no passado pregresso e faltoso da vida de seu amigo Filemom; e Paulo o poupou e ajudou no momento em que ele precisava espiritual material e ministerial. Filemom V 18 – E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, lança-o minha conta). (Filemom V 19 – Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o agarei, para não te dizer que ainda a ti mesmo a mim te deves). A carta que Paulo escreve a seu amigo mostra de sua parte confiança em Filemom. Provando que este obreiro era pessoa que gozava de estimada consideração de Paulo (Filemom V 21- Escrevo-te confiado na tua obediência, sabendo que farás ainda mais do que peço).

Saudações e considerações finais da carta Na carta contém o envio de uma saudação pelos irmãos que esta considerações finais da carta Na carta contém o envio de uma saudação pelos irmãos que estavam junto com Paulo e por certo ouviram falar do assunto u trataram do mesmo com Paulo lá na prisão (Filemom V 23 – Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus), (Filemom V 24 assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores).

A carta é terminada com uma espécie de uma breve bênção apostólica desejando a toda igreja que fossem afinados na comunhão do Espírito santo de Deus e cheios da graça de Cristo. (Filemom V 25 – A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito). Conclusão A carta que Paulo escreveu a Filemom não nos deixa dúvidas de que seu conteúdo é de cunho pessoal; sendo cheio de elogios recomendações e com demonstrações de virtudes que tinha seu amigo Filemom.

O que foi uma forma de Paulo colocá-lo na palma de sua mão fazendo com que seu pedido não fosse negado e nem ficasse no descrédlto e no esquecimento pelo seu amigo e companheiro de ministério; mais não eximiu de mostrar sua autoridade apostólica. Os escritos destas pequenas linhas direcionadas a Filemom não nos deixou dúvida de que o seu conteúdo é do próprio punho de Paulo como diz ele (Fl V 19). A carta é um modelo de cortesia e de liberdade nas relações da amizade cristãs. Autor Pbsena. Pajuçara 1 1/0112010.

Análise comparativa: o sono e a perda da virgindade

0

Análise comparativa: O sono de Courbet e A perda da virgindade de Gauguin Devido a diversas semelhanças e oposições existentes

Read More

Crm – customer relationship management – gestão de relacionamento com o cliente.

0

São Paulo, novembro de 2010 Giancarlo Signore FEI 50 SEM. /DP4 SEM. [pic] RA: 42208043-2 Prof’: Mercy Escalante Ludeña Marketing

Read More