Células
etc. Sendo portanto a unidade tisiologica e morfológica dos seres vivos(onde ocorrem todos as reações metabólicas). A maioria das células tem o tamanho que varia de 10 a 100 micrômetros(O,01 a 0,1 mil(metros) , tem formas variadas de acordo com alguns fatores externos(c Células Premium gy LUHLIND aripem 24, 2012 pages Em 1665, Robert Hooke…. bservando pedaços de cortiça, descreveu pequenas cavidades em seu interior, chamando-as de células(diminutivo latino de cella—lugar fechado, cômodo)* Porém a cortiça é tecido de células mortas, o que na verdade Hooke observou foi o envoltório(parede celular) e o espaço ntenormente ocupado pela célula viva.
Mais tarde(1810) foi comprovado que as células estavam presentes em todos os seres vivos(teoria Schuwan-Scheiden), sendo a unidade construtora dos seres vivos, alguns organismos como a ameba, protozoários, fungos e algumas algas, possuem uma estrutura equivalente a uma célula(unicelular), outros Swipe lo nexL page como algumas algas, de células, porém a ors Sv. ipe to v menor parte da estru propriedades da vida r um filamento ado por muitas m.
A célula é a ue mantém as escer, multiplicar-se, externos(como por exemplo a pressão que uma célula exerce obre a outra) , fatores genéticos (controlada por seus genes), variando tb de acordo com sua função ex: célula nervosa, sptz De acordo com a estrutura celular os seres se dividem em dois grandes grupos: Procariontes (proto— primitivo, cario núcleo, ontos ser) BACTÉRIAS E ALGAS AZUIS (cianofíceas) NÃO POSSUEM NADA SEPARANDO O MATERIAL GENÉTICO(DNA SIMPLES= NAO ASSOCIADO A PROTEINAS), FICANDO ESTE ESPALHADO(DISPERSO PELO CITOPLASMA), POSSUEM RIBOSSOMOS(SINTESE DE PTNS), MEMBRANA PLASMATICA ENVOLVE A CÉLULA, NASA GAS EXISTEM PIGMENTOS( EM ESPECIAL A CLOROFILA(fotossíntese)) E NAS BACTÉRIAS UM
REFORÇOWMA PAREDE CELULAR =GLlCíDlOS E AMINOÁCIDOS) O outro grupo mais evolu(do, quero dizer de estrutura celular mais complexa , os eucariontes(eu- verdadeiro , , cario — núcleo, ontos = ser ) Esse grupo teria surgldo a partir de procanotos, que através do processo de evolução com um crescimento irregular da célula, gerando uma desproporção(área X volume) se modificou ou seja surgiram dobras na sua membrana plasmática, separando a célula em compartimentos, que mais tarde seriam denominados como organelas(cada uma com uma função atribuída), dentre as quais a membrana nuclear que finalmente individualiza o material PAGFarl(F3 atribuída), dentre as quais a membrana nuclear que finalmente individualiza o material genético do organismo, tal mudança foi extremamente bem aceita a célula ficou mais eficaz, os processos ocorrem com maior rapidez, a divisão do trabalho, se assim poderia dizer foi bem sucedida , por isso com o passar do tempo surgiram os organismos pluricelulares ESTRUTURA DA CÉLULA EUCARIÓTICA MEMBRANA PLASMÁTICA..
PELíCULA DE PTNS E LIPÍDEOS, E PQN FRAÇÃO DE GLICÍDEOS, QUE CONTROLA A ENTRADA E SAÍDA DE SUBSTÂNCIAS(PERMEABILIDADE SELETIVA)dentro de certos limites ela colabora para manter a composição química da célula , nde apenas as substâncias necessárias entram e as indesejáveis saem. AS substâncias atravessam a membrana de duas maneiras: transporte passivo, aquele onde a célula não gasta energia e o transporte ativo onde há gasto de energia. RETíCULO ENDOPLASMÁTICO QUE PODE SER LISO OU RUGOSO. COM RIBOSSOMOS)… rede de canais e vesículas para a produção e transporte de substâncias, por exemplo… no retículo end. rugoso, ocorre devido a presença dos ribossomos a síntese de ptns e lipídeos, no liso a penas de lipídeos…. devido a comunicação com a membrana plasmática tb facilita a entrada e saída de substancias. PAGF3ÜF3