Cinética química

Categories: Trabalhos

0

Prof. Agamenon Roberto CINÉTICA QUÍMICA www. agamenonqum. ca. com VELOCIDADE DE UMA REAÇAO 01) (IJFV-MG) Assinale o fenômeno que apresenta velocidade média maior. a) b) c) d) e) oras to view nut*ge A combustão de um palito de tostoro. A transformação de rochas em solos. A corrosão de um automóvel. O crescimento de um ser humano. A formação do petróleo a partir de seres vivos. 02) (Fuvest-SP) O seguinte gráfico refere-se ao estudo cinético de uma reação química. elocidade da reação TI temperatura cc + dD uma reação quimica: a A + b B T(min) 11,0 4,3 2,0 0,0 12,0 14,0 16,0 18,0 0,2 Qual será o valor da velocidade média da reação de A correspondente ao intervalo entre 4 e 14 min? PAGF concentração de X em função Tempo (s) 120 240 360 720 [X] mol/l_ 0,225 0,220 0,200 0,190 0,100 No intervalo de 4 a 6 minutos a velocidade média da reação, em mol/L. min, é: 0,010. 0,255. mesma velocidade. a velocidade de desaparecimento de A é a metade da velocidade de aparecimento de D. 1) A velocidade média da reação N2 43 H2 hidrogênio vale: www. agamenonquimica. com 2 NH3 v ale 2 mols/min. A velocidade média em função do mols / min. 3 mols / min. 2 mols / min. 0,5 mols / min. 5 mols / min. 1 2) A formação do dióxido de carbono (C02) pode ser representada pela equação: CC) 02C) coag) Se a velocidade de formação do C02(g) f or de 4 mol/min, o consumo de oxigênio, em mol/min, será: mol/min. 0,05 mol/min. 0,60 mol/min. 0,30 mol/min. prof.

Agamenon Roberto 4 1 6) (UPES) A hidrazina (N2H4) é líquida e recentemente chamou a atenção como possível combustível para foguetes, por causa de suas fortes propriedades redutoras. Uma reação típica da hidrazina é: N2H4 +2 12 Supondo as velocldades expressas em mol/l„ VI = velocidade de consumo de N2H4 V2 = velocidade de consumo de 12 V3 = velocidade de formação de Hl V4 velocidade de formação de N2 Podemos afirmar que: VI VI = V2,’2 V3/4 VI = 2V2 = 4V3 PAGF s OF 0,10 mol/min. 0,40 mol/min. oncentração 19) (Covest-2002) Óxidos de nitrogênio, NOx, são substâncias de interesse ambiental, pois são responsáveis pela destruição de ozônio na atmosfera, e, portanto, suas reações são amplamente estudadas. Num dado experimento, em um recipiente fechado, a concentração de N02 em função do empo apresentou o seguinte comportamento: O papel do N02 neste sistema reacional é: reagente. intermediário. produto. catalisador. inerte tem po wvwv. agamenonquimica. c PAGF 6 reaçao.

Uma colisão altamente energética pode produzir uma reação. Toda colisão com orientação adequada produz uma reação. A velocidade média de uma reação pode ser determinada pela expressão: quantidade dos produ tos quantidade dos reagentes Assinalando V para verdadeiro e F para falso e, lendo de cima para baixo, teremos: 22) (Covest-2003) No início do século XX, a expectativa da Primeira Guerra Mundial gerou uma grande necessidade de compostos nitrogenados. Haber foi o pioneiro na produção de amônia, a partir do nitrogênio do ar.

Se a amônia for colocada num recipiente fechado, sua decomposição ocorre de acordo com a seguinte equação qu(rmca não balanceada: NH3(g) N2(g) + H2(g). As variações das concentrações com o tempo estão ilustradas na figura abaixo: PAGF 7 a equação: N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g). Numa determinada experiência, a velocidade média de consumo de gás hidrogênio foi de 120g por minuto. A elocidade de formação do gás amônia, nessa experiência, em mols por minuto, será de: a) 10. b) 20. c) 30. d) 40. e) 50. 4) Para que duas substâncias possam reagir, é necessário que suas moléculas colidam entre si, de modo que ligações são rompidas e formadas, originando novas substâncias. Analise o quadro abaixo para julgar os itens que se seguem. caso 2 reações químicas, de um modo geral, aumenta-se a velocidade da reação por meio da elevação de temperatura. Isto ocorre porque aumenta: l. a velocidade média das moléculas reagentes. II. energia cinética média das moléculas dos reagentes. III. a freqüência das colisões entre as moléculas.

Das afirmações acima são corretas: I apenas. II apenas. III apenas. le III apenas. l, II e III. CINETICA QUIMICA 7 27) (Covest-2001) A produção de trióxido de enxofre durante a combustão de carvão em usinas termoelétricas (sistema aberto ao ar) causa problemas ambientais relaclonados com a chuva ácida. Esta reação para a produção de trióxido de enxofre, na presença de óxido de nitrogênio é descrita pelo mecanismo a seguir: 2 NO(g) + 02(g) 2 N02(g) 2 S02(E) – 2 S colocada em gelo seco (C02 sólido). eça Inteira em gelo comum. fatiada, cada fatia envolvida individualmente em plástico e colocada em uma freezer de uso doméstico. 29) (UFRGS-RS) ndique, entre as alternativas abaixo, a forma mais rapidamente oxidável para um material de ferro, supondo-as todas submetidas às mesmas condições de severidade. Limalha. Chapa plana. Esferas. Bastão. Lingote. wv”. agamenonquimica. com 30) (Unifap-AP) As reações químicas, em geral, podem ser aceleradas. Um fator que acelera uma reação qumlca e:

Textos de amor

0

Página inicial > Textos > Texto de amor Eu posso ter mil e uma paixões, mas será sempre você o

Read More

Normas din, jis, bs uns, afnor

0

FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES FACULDADE DE ENGENHARIA SOUZA MARQUES CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA -TURMA E341M org to view nut*ge ESTRUTURA

Read More