Cinética quimica

Categories: Trabalhos

0

EXPERIMENTO g -CINÉTICA QUIMíCA Resumo Ao estudar termodinâmica , levamos em conta apenas o estado inicial e final de um processo e ignoramos o que acontece entre eles. Na cinética química, estamos interessados nas etapas intermediárias dos processos — os detalhes das mudanças que os átomos e moléculas sofrem durante as reações.

No dia a dia, a velocidade é definida como a mudança do valor de uma propriedade divida pelo tempo que ela leva para ocorrer (1 Em química definimos a velocidade de uma reação como sendo a variação da concentração de um dos reagentes ou produtos ividida pelo tempo velocidade instantân gráfico de concentra Na maior parte das r a reação progride (1 OF3 Swipe v ocorrer .

A ente traçada no tante de interesse , resce a medida que Alei da velocidade é dada numa equação que expressa a velocidade instantânea em termos de concentração, em cada instante ,das substancias que participam da reação(l ) Cada reação tem sua própria lei de velocidade e a constante de velocidade, k, é caracteristica. ké independente das concentrações dos reagentes mas depende da temperatura, onde a define a ordem da reação.

V: k x (a)n x (b)m Reações de primeira ordem têm a soma de seus coeficientes (n+m)=l, porque sua velocidade é proporcional a primeira potência de concentração , reações de segunda ordem têm , porque sua velocidade é proporcional a segunda p Sv. ‘ipe to View next page potência de concentração. Se dobramos a concentração de um reagente em uma reação de primeira ordem sua velocidade também dobra, se dobramos a concentração de qualquer reação de segunda ordem aumentamos sua velocidade de fator de 22=4.

Reações de ordem zero são reações em que a velocidade não epende das concentrações Não podemos escrever a lei de velocidades a partir de uma reação química porque a maioria das reações com exceção das simples, é o resultado de várias etapas chamadas de elementares. Cada reação elementar descreve um evento distinto, nas frequências de colisão de partículas.

A molecularidade é o numero de moléculas ou átomos dos reagentes envolvidos em uma reação elementar específica As reações de velocidade unimoleculares têm leis de velocidade de primeira ordem. As reações bimoleculares têm leis de elocidade de segunda ordem. Uma lei de velocidade é , com frequência, derivada de um mecanismo proposto impondo – se a aproximação do estado estacionário, isto é considerar a velocidade efetiva de formação de qualquer intermediário igual a zero(l) No equilíbrio, as velocidades das reações direta e inversa são iguais.

Como as velocidades são funções constantes de velocidades e de concentrações, devemos encontrar uma relação das constantes de velocidade das reações elementares e as constantes de equilibrio de reação. K=k/k,. Isto é a constante e equilíbrio de uma reação é igual a razão entre as constantes de velocidade das reações elementares direta e inversa que contribuem para reação total. Uma lei de velocidade resume a relação e elementares direta e inversa que contribuem para reação total. ma lei de velocidade resume a relação entre as concentrações e velocidades. Entretanto as velocidades dependem também da temperatura, A obser•açao qualitativa é que muitas reações acontecem mais rápidamente quando a temperatura aumenta. A dependência das velocidades de reação com a temperatura esta a constante de velocidade (1 De acordo com a equação de Arrhenius: cnk= Ir-,A- Ea/RT Quanto maior for a energia de ativação (Ea) maior será a variação da constante de velocidade com a temperatura.

As reações que tem energias de ativação baixas têm velocidades que crescem multo pouco com a velocidade Na prática realizada tivemos, como objetivo estudar a cinética das reações a partir da combinação de tiossulfato de sódio diluído e ácido sulfúrico. Manteve-se a concentração de ácido sulfúrico (H2S04) sob volume de 4 ml constantes e variou-se s concentrações por meio de diluição do tiossulfato de sódio (S2032-) a volumes diferentes.

A prática foi realizada em três temperaturas distintas(ambiente, 50c, 350c) para avaliar o efeito da temperatura sobre as constantes de velocidade Resultados e Discussão Foi enumerados cinco béquers e adicionado volumes de solução estoque de tiossulfato de sódio (S2032-) a M, adicionalmente a volumes de água destilada e solução de ácido sulfúrico (H2S04) a 0,3 M, obtendo-se as seguinte tabela: BEQUERS VOLUME DE S2032- VOLUME DE H20 VOLUME DE H2S04 3

Zimdeskos

0

02 August 2011 -O COMMENTS ZimdeskOS Online OS Reviews http://essaycompanyreviews. com/zimdeskos-online-os-reviews . html ZimdeskOS й o seu computador na web

Read More

Portifólio de opg

0

Parte – O Monge e o Executivo 1. No Livro: O Monge e o Executivo – no capítulo três, os

Read More