Coca cola

Categories: Trabalhos

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 1 orlo to view nut*ge como local sede o endereço Praia de Botafogo, 374 Botafogo RJCEP: 22250-907Tel. : (21) 2559-1000. Com atuação de destaque no País desde 1 942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-cola Company. O Sistema Coca-cola Brasil é composto pela Coca-cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de Fabricantes autorizados, além da Leão Junior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 43 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda.

Esta estrutura absorve cerca e 38 mil colaboradores diretos e gera mais de 340 mil empregos indiretos. Os fabricantes têm um contrato através do qual se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é marca registrada da Empresa.

As fábricas que fazem parte do Sistema Coca-cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do Pa[s, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda, para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não-alcoólicas ue engloba águas, sucos, refr’gerantes, chás, achocolatado, energéticos e isotônicos. Tem como principais concorrentes no Brasil a empresas de bebidas Ambev e pepsico.

A Coca-cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 1 50 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O sistema Coca-cola Brasil, formado pela Coca-cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando ndiretamente cerca de 340 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram quase R$ 5 bilhões 10 mil empregos. 5 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2009, será investido mais R$ 1 ,75 bilhão. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo.

São 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 95% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas. eguir os procedimentos, ser justo e correto com os demais; – Disciplina: uma vez traçado o caminho a ser seguido, estabelecer a rotina e os meios claros e práticos para atingir os objetivos determinados; – Comprometimento efetivo: liderar pelo exemplo, estar comprometido e quando disser “podem contar comigo” não ficar penas nas palavras; – Orientação para resultados: se orientar diante dos desafios para atingir os resultados esperados e nada menos do que o necessário é aceitável; – Disponibilidade: (para os subordinados e superiores) estar disponível para os colaboradores e superiores.

Fazer parte do time; – Formação de times e equipes: não ter medo da competição, preparar seus sucessores e criar um time tão forte que a sinergia torna-se fator de sucesso do profissional como gestor e dos demais como integrantes (mais do que estrelar o espetáculo, devemos ter um bom elenco); Inteligência interpessoal: se relacionar bem com todos e criar parcerias efetivas de sucesso (pessoal, profissional e acadêmico). Não há mais espaço para o “guarda-livros” que fica na área financeira e não conhece a empresa.

Também podem ser citadas algumas características profissionais que este novo gestor financeiro devera ter. São importantes e necessárias, porém partindo-se de um mínimo de conhecimento e com um treinamento orientado e efetivo geralmente podem ser desenvolvidas: – Conhecimentos tecnicos: ter domínio das disciplinas inerentes a Finanças (Contabilidade, Controladoria, Consolidação, Relatórios, Tesouraria, Auditoria, Matemática, Legislação Específica, Tributos, processos Internos etc. ; – Conhecimentos de Informática: Nos últimos anos a Informática se tornou um elemento essencial para profissionais de Finanças (para a produção de informações). Portanto, é necessar essencial para profissionais de Finanças (para a produção de informações). Portanto, é necessário o conhecimento das possibilidades de melhoria da qualidade e efetividade do trabalho com ferramentas de Tecnologia da Informação (TI); – Idiomas: em um mundo globalizado, onde as ultinacionais estão cada vez mais atuantes, e onde legislações globais interferem em negócios regionais o conhecimento de idiomas é fundamental (Inglês é básico.

Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Japonês, Chinês são necessários); – CRM: a área financeira tem uma série de clientes internos (presidente, acionista, diretores, gerentes seniores, outros departamentos, empresas ligadas e coligadas) e externos (CVM, CRC, CRE, CREA INSS, Órgãos públicos, Imprensa, Investidores externos etc. ) e o gerenciamento destes clientes é decisivo para o sucesso do Gestor Financeiro (entender o que os lientes querem e quando eles querem é fundamental; – Politicas corporativas: conhecer profundamente sua empresa no Brasil e as políticas globais que podem ser localizadas.

Já vi empresas que tinham universidades virtuais, porém quase nenhum funcionário no Brasil as conhecia ou utilizava. Muitas vezes existem equipes trabalhando para desenvolver algo que já existe em alguma subsidiána; – Visão de negócios: estar familiarizado com o negócio da empresa, conhecer as minúcias e como elas se relacionam para poder entender e otimizar a dinâmica de geração de receitas, custos, despesas, lucros, caixa etc. Mais importante do que as características pessoais e profissionais é a vocação para trabalhar com finanças.

Gostar do que se faz e fazer o que se gosta é essencial. Para trabalhar em finanças o profissional tem que ter vocação para segur normas e procedmentos, trabalhar sob pressão, ser objetivo e assertivo, cumprir metas, trazer seguir normas e procedimentos, trabalhar sob pressão, ser objetivo e assertivo, cumprir metas, trazer resultados para a empresa, colocando a mão na massa, desenvolvendo um bom time de trabalho e liderando pelo exemplo. . 2 QUESTÃO 2: FUNCÕES DE UM GESTOR FINANCEIRO As principais funções da gestão financeira são: – Captação e Aplicação de Recursos Financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponW’eis. – Crédito e Cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos.

Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa. Contas a Receber: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo. – Contabilidade: registrar as operações realizadas pela empresa e emitir os relatórios contábeis. Simplificando o objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio liquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa.

Para realizar essa tarefa, o gestor financeiro precisa ter um sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando seus resultados. Como ferramentas para o controle na gestão financeira podem ser citadas: -Fluxo de Caixa: o objetivo do fluxo de caixa é apurar o saldo disponlVel para se tomar a decisão de captar os recursos ecessários, ou aplicar os recursos disponíveis.

O saldo de caixa não indica, necessariamente, que a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais. No fluxo de caixa deverão ser registrados todos os recebimentos (vendas ? vista, recebimento de dup s recebimentos) e todos PAGF 10 pagamentos (compras à vista, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas, outros pagamentos) previstos para o -Demonstrativo de Resultados: o objetivo é mostrar o resultado financeiro (lucro ou prejuízo) das vendas realizadas no período.

Neste demonstrativo deverá constar o valor total das vendas ealizadas no período, independentemente do seu recebimento, o custo das mercadorias vendidas, independentemente de seu pagamento, e as despesas decorrentes de suas atividades operacionais. O registro dos recebimentos das vendas e dos pagamentos dos custos e das despesas é feito no fluxo de caixa. -Balanço Patrimonial Define-se como balanço a demonstração sintética do estado patrimonial de uma empresa ou de uma entidade, através de seus investimentos e da origem desses investimentos.

A demonstração contábil que apresenta todos os bens, direitos e obrigações da empresa tem por finalidade apresentar a situação atrimonial em dado momento, dentro de determinados critérios de avaliação. É a demonstração que encerra a sequência dos procedimentos contábeis, apresentando de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio. Ativo, passivo e patrimônio Líquido.

Uma vez bem estudada a natureza do Ativo (bens e direitos), do Passivo (obrigações), do Patrimônio Líquido (diferença entre o ativo e o Passivo) e as rotinas e procedimentos contábeis,é muito fácil entender o que é o Balanço. Demonstração de Resultado do Exercicio – DRE A Demonstração do Resultado do Exercício deve apresentar o esumo das variações positivas, que são as receitas e os ganhos, e negativas, como custos, despesas e perdas, ocorridas durante um determinado período de tempo, normalmente no exercicio social, em função da exploração das atividades operacionais da empresa.

A demonstração de result a por diversas seções, de resultado é elaborada por diversas seções, sendo a operacional, na qual se apresenta as receitas e despesas inerentes às operações principais da empresa; A seção não operacional onde se inclui todos os custos de financiamento, tais como despesas de juro.

Outra seção ainda indica como item separado os impostos lançados contra o lucro e, por o último, o lucro líquido. A finalidade básica da Demonstração do Resultado do Exercício é descrever a formação do resultado gerado no exerc[cio, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementos componentes, até o resultado líquido final, que é o lucro ou prejuízo.

Esse resultado liquido final, se lucro, representa o ganho efetivo obtido pela empresa, que tem por finalidade remunerar os sócios ou acionistas e manter e desenvolver o patrimônio da empresa. Se prejuízo líquido do exercício, representar a parcela de desgaste sofrido pelo patrimônio no período, significa que as receitas geradas foram insuficientes para cobrir os custos e despesas incorridas na obtenção de tais receitas.

O resultado de exercício compõe-se basicamente de quatro temas: As Receitas Operacionais que são provenientes da exploração das atividades operacionais, principais e acessórias, desenvolvidas pela empresa, são as receitas de vendas de mercadorias, produtos ou serviços Os custos que no valor monetário pago por bens e serviços tilizados, fornecendo dados e informações para que a entidade analise o andamento das suas atividades, podendo planejar as operações futuras servindo de apoio ao gerenciamento da As Despesas Operacionais representam os gastos incorridos com as áreas comercial, administrativa e financeira para obtenção das receitas operacionais do período. Incluem as despesas com vendas ou comercialização, despesas administrativas, despesas financeiras e despesas necessárias à consecução das o comercialização, despesas administrativas, despesas financeiras e despesas necessárias à consecução das operações. O lucro ou prejuízo líquido do exercício é o resultado final do exerclcio. Se positivo depois de deduzidas as participações, obtém-se o lucro do exercício. Sendo o resultado do exercício negativo antes das participações, ocorrerá um prejuízo líquido, que deverá ser compensado com lucros acumulados, reserva de lucros e resewa legal respectivamente. 2. QUESTAO 3 Fluxos de caixa 5-1 – Com os lançamentos dos fluxos de caixa é possível desvendar onde esta sendo maiores as despesas ou entradas de forma a auxiliar o Gestor a identificar possíveis falhas, podendo assim agir com assertividade em curto prazo, fetuar os pagamentos dentro dos prazos, não gerando juros inesperados e com isso podendo ate ter descontos na hora dos pagamentos. 5-2 Origens das operações – Recebimento R$ 2500000,00 efetuadas pelo Gestor Financeiro com compras de estoque, nas origens e nos percentual de impostos deixou esta empresa de estar no negativo no seu saldo inicial para um montante de R$ 420000,00. 3. CONCLUSÃO A conclusão desta resumida análise é que o foco da estratégia de competição é conseqüência da velocidade de crescimento do negócio.

Em épocas de rápido crescimento, a empresa se centra em poucos produtos. Quando o crescimento é lento, como na época atual, amplia-se o leque de oferta de produtos e, consequentemente, a empresa passa a ter ampliada também a sua concorrência. O Brasil é um fascinante mercado que compartilha muitas características das estratégias de competição globais, mas tem uma característica muito importante, única no mundo: as estratégias combinadas de distribuição e venda de cerveja e refrigerante com venda casada. Esta especificidade torna mais estimulante o acompanhamento das soluções engendradas pelas empresas aos desafios de um mercado instável.

Leitura de uma obra de arte – “barriga”

0

Autodidata e gaúcho, Luiz Carlos grugnera (RS-1966) vive e trabalha na cidade de Cascavel, interior do Paraná, e desde 1994

Read More

Estruturas da engenharia

0

I Estruturas da engenharia As estruturas da engenharia sejam da engenharia civil, mecânica, aeronáutica, naval, etc. , comportam-se da mesma

Read More