Comunicação
Existe, ainda, espaço para aumento de concentração e controle de estresse. A empresa passa a ser o lugar onde o trabalho, a convivência e os laços fraternos se juntam de forma entusiasmada e prazerosa. Atividade: Em sua opinião, quais os elementos importantes para criar um bom clima organizacional? Um bom ambiente de trabalho é condição necessária para um bom desenvolvimento profissional. O sentimento de identidade social é fortemente ancorado na relação profissional, no entanto, não se esgota nela.
Quando as organizações incentivam o estreitamento das relações sociais, apenas no seu interior, elas ão estão prejudican É saudável para as p mantenham contato sintam, discutam co dia-a-dia de trabalho. oas org view nen , mas a si proprias. ções que elas ue vejam, pensem, s presentes no seu Em relação à identidade, as organizações não podem fornecer nada mais que referências parciais e contraditórias. O tipo de ser que elas pretendem formar é o retrato das próprias contradições que abrigam no seu seio.
Elas dizem ao individuo para ser combativo, agressivo, individualista, mas, ao mesmo tempo, ele deve colaborar, integrar-se na equipe e fazer parte do time. Pedem que ele seja inovador, criativo, ousado, mas que obedeça a tradição e não provoque rupturas. As organizações são, e tendem a continuar sendo, objetos fascinantes e provocativoA ordem do dia, Organizações que aprendem Um ponto comum entre os autores estudiosos do processo de aprendizagem e inovação organizacional é que, nestas organizações, não existe a separação entre o topo que pensa e a base que exec executa.
Deve haver um compartilhar coletivo do processo de pensar e aprender em todos os níveis organizacionais. O pesquisador francês Philippe Zarifian( Fleury In Davel, 1996) ropõe uma distinção interessante para caracterizar os novos modelos organizacionais que estão surgindo atualmente: a organização qualificada e a organização qualificante.
Segundo esse autor, as “organizações qualificadas” apresentam as seguintes dimensões: a) o trabalho em equipe; b) a autonomia delegada às equipes e sua responsabilização pelos objetivos de desempenho: qualidade, custos, rendimentos, c) diminuição dos níveis hierárquicos e o desenvolvimento das chefias para as atividades de gestões de recursos humanos; d) a reaproximação das relações entre as funções da empresa entre a manutenção e a fabricação, entre produção e o comercial).
A organização qualificante, coloca Zarifian, deve contemplar quatro outras características além daquelas já mencionadas: 1) devem ser centradas sobre a inteligência e domínio das sltuações de imprevisto que podem ser exploradas como momentos de aprendizagem pelo conjunto dos empregados; 2) a organização deve estar aberta para a explicação da estratégia empresarial, realizada pelos próprios empregados como, por exemplo, a definição do que consiste a estratégia de qualidade em uma oficina; ) deve favorecer o desenvolvimento da co-responsabilidade em torno de objetivos comuns, entre as áreas de produção e de serviços; estas co-responsabilidades criam laços de interação e comunicação entre as áreas e competências, 3) deve dar um conteúdo dinâmico à competência profissional, ou seja, permitir que os assalariados invistam em projetos de melhoria permanente, de tal modo ue eles pensem o seu nhecimento a serem Know-How não como um como um estoque de conhecimento a serem preservados, mas como uma competência-acão, ao mesmo tempo pessoal e engajada em um projeto coletivo. As pessoas dão tudo de si e aprendem, não por obrigação, mas por livre e espontânea vontade. Muitos lideres têm objetivos pessoais que nunca chegam a ser compartilhados pela organização como um todo.
A organização funciona em torno do carisma do líder, ou de crises que galvanizam a todos temporariamente. O Aprendizado em grupo: nas equipes em que a inteligência do grupo supera a inteligência dos membros individualmente, desenvolvem-se capacidades para ações coordenadas. O aprendizado em grupo começa com o dialogo, ou seja, a capacidade dos membros do grupo de levantarem ideias pré- oncebidas e participarem de um raciocínio em grupo. Os novos líderes devem ser professores e guias, assumindo diferentes posturas, no desenvolvimento de suas novas funções. Atividade: Responda ao questionamento: Quais as características importantes em um líder?
Nesse sentido, pessoal, o conceito de uma organização que aprende implica na superação do modelo taylorista, de separação entre os que pensam e os que executam; envolve um processo continuo de inovação e aprendizagem coletivas realizado por todos os membros da organização. Quando falamos em vantagem competitiva, podemos dizer ue ela é ainda mais garantida quando os concorrentes não conseguem copiar nada da especialidade de sua empresa. Uma fonte particularmente rica, de vantagem competitiva, encontra-se nas pessoas que constituem uma organização. E uma das maneiras mais eficazes de garantir essa vantagem é aproveitar ao máximo o conhecimento e as habilidades dos colaboradores da empresa.
Administrar o comportamento organizacional, nesse sentido é rimordial para garantir vantagem competitiva comportamento organizacional, nesse sentido, é primordial para garantir vantagem competitiva. Não podemos subestimar a importância em aprender a gerenciar o comportamento organizacional. Comportamento Organizacional Comportamento Organizacional e Vantagem Competitiva No mundo empresarial de hoje, a criação e a sustentação de vantagem competitiva pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma organização. Empresas que confiam na tecnologia como uma fonte de vantagem competitiva, por exemplo, logo descobrem que suas concorrentes dispõem de acesso a mesma tecnologia e, consequentemente, podem copiar equipamentos e processos bem-sucedidos, dentre outras situações.
Se a empresa emprega as melhores pessoas e é capaz de mantê-las, dispõe de uma fonte de vantagem competitiva que dificilmente será alcançada por outras. Se a sua companhia também dispõe de Know-How para administrar corretamente seus colaboradores, ela tem uma margem competitiva que pode ser sustentada e até fortalecida ao longo do tempo. A administração de recursos humanos mediante a aplicação de conhecimento no campo do comportamento organizacional é, portanto, um recurso essencial com o qual é possível criar e manter vantagem competitiva. Definindo o comportamento organizacional Vocês sabem definir o que é comportamento organizacional?
Comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas, tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores. Esta área também analisa ento” dessas unidades PAGF “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Vocês sabem que nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. odemos dizer que o campo do comportamento organlzacional encontra-se dividido em três áreas bem distintas: o comportamento a nível individual, o comportamento a nível grupal e o comportamento a nível da organização.
Comportamento a nível individual O comportamento a nível individual ocupa-se, principalmente, do comportamento do individuo ao trabalhar sozinho. Comportamento a nível grupal O comportamento a nível grupal é um terreno que faz a ponte entre outras duas áreas do comportamento organizacional. Concentra-se, principalmente, na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em rupos. Comportamento a nível organizacional O comportamento a nível organizacional diz respeito ? compreensão dos comportamentos de empresas inteiras. Então, podemos concluir, até o momento, que o comportamento organlzacional é um campo de pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas organizações.
As três áreas do comportamento organizacional são: o comportamento a nível individual, o comportamento a nível grupal e o comportamento ao nível da organização. Eficazmente aplicado, o Know-How de comportamento organizacional pode ser uma fonte valiosa de vantagem ompetitiva para os gerentes e suas empresas *1 individuoAdministrando diversidades e diferenças individuaisGerentes que não conseguem administrar com êxito a diversidade, inevitavelmente caem em armadilhas. Um delas é a tendência constante de supor que todas as pessoas são, basicamente, semelhantes. Gerentes que não conseguem atentar para diferenças entre pessoas dentro desses grupos inevitavelmente prejudicam seus colaboradores, suas empresas e suas próprias carreiras.
Capitalizando as diferenças IndividuaisUma vez que não é possível que as diferenças ndividuais desapareçam, as empresas que desejam ter êxito devem tentar capitalizar as diferenças individuais de modo a aumentar sua competitividade sustentável sistematicamente. As três dmensões da aptidão fisicaA aptidão fisica ou capacidade física é composta de três dimensões principais: 1) força muscular; 2) resistência cardiovascular; e 3) qualidade do movimento. A força muscular entra em três variedades ligeiramente diferentes (tensão, energia e resistência), e o mesmo vale para a qualidade do movimento (flexibilidade, equilíbrio e coordenação).
As quatro imensões da aptidão cognitival) Compreensão verbal: a capacidade de compreender e utilizar efetivamente a linguagem escrita e falada;2) Habilidade quantitativa: A capacidade de resolver todos os tipos de problemas com rapidez e precisão, inclusive adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como aplicar regras matemáticas;3) Capacidade de raciocínio: a capacidade de pensar indutiva e dedutivamente, criando soluções para problemas novos;4) Visualização espacial: a capacidade de detectar com precisão a disposição espacial dos objetos com relação ao próprio corpo. I A diversidade na personalidade Enquanto as aptidões são colsas que um indivíduo pode fazer, personalidade é o que uma pessoa é. No moment indivíduo pode fazer, personalidade é o que uma pessoa é.
No momento em que as empresas estão competindo cada vez mais no terreno da qualidade do serviço, a personalidade de quem fornece o serviço jamais teve tamanha importância. As cinco dimensões da personalidade 1) Extroversão (sociável, gregário (vive em bando) decidido, falante, expressivo); 2) Ajustamento emocional ( emocionalmente estável, não deprimido, tranquilo, satisfeito); 3) Afabilidade – Simpatia (cordial, confiante, de boa índole, olerante, colaborador, complacente); 4) Senso de responsabilidade (digno de confiança, organizado, perseverante, integro, empreendedor); 5) Interesse (curioso, imaginativo, sensível, aberto, brincalhão). Os indivíduos diferem em uma série de dimensões. O sucesso no aproveitamento deste fato é essencial o acompanhamento do comportamento organizacional.
Os indivíduos podem diferir em três aspectos básicos de aptidão física: força muscular, resistência e qualidade do movimento, e há muitas situações de trabalho, nas quais, as pessoas que carecem das aptidões ísicas necessárias, têm um desempenho deficiente e expõem a si e aos demais a diversos tipos de danos. Aptidão cognitiva geral é outra característica na qual os indivíduos diferem e que tem implicações importantes para uma gama muito ampla de atividades. Os indivíduos também diferem quanto aos traços de personalidade. Essas diferenças de traços como extroversão, afabilidade, ajustamento emocional, senso de responsabilidade e interesse traduzem-se, frequentemente, em diferenças de desempenho no cargo. As organizações progressistas estão descobnndo formas de onverter a diversidade da mão-de-obra em uma fonte de vantagem competitiva sustentável.
Sexta-feira, 27 de Abril de 2012 Bem vindo Lucas Paiva Ro arenga 2012 Bem vindo Lucas Paiva Rodrigues de Alvarenga Inicio Disciplinas Atividades Web aula Web Aula Atividade 565284 – Wa- RH – Sem 2 – Unidade 1 Clima e Cultura Organizacional Periodo 19/03/12 00:00 à 14/07/12 23:59 – Comunicação , 12Carregando página. Wa – RH – Sem 2 – Unidade 1 – Comunicação , Clima e Cultura Organizacional 12 MotivaçãoUm das metas básicas de todos os gerentes é motivar os trabalhadores a desempenhar suas atividades em seu mais lto H á muitas teorias diferentes sobre motivação para o trabalho, a maioria delas compartilhando alguns elementos comuns. De fato, faz séculos que se sabe da importância de metas, feedback e incentivos para dirigir e gerenciar pessoas. Dicas: O filme “A sombra e a Escuridão ” aborda aspectos importante da motivação humana. Veja a sua sinopse: http://www. adorocinema. com/filmes/sombra-e-escuridao/sombra -e-escuridao. spEntre a grande variedade de atitudes e emoções geradas no local de trabalho, as mais importantes são a insatisfação no trabalho e o stress ocupacional. A satisfação no trabalho é um estado emocional agradável que resulta da percepção de que o trabalho ajuda a pessoa a atingir resultados valorizados. O stress ocupacional, um estado emocional desagradável, decorre da incerteza percebida quanto ? capacidade de atender as demandas de um trabalho. Existem várias causas das quais se originam a insatisfação e o stress: o ambiente físico e social, a pessoa, a tarefa organizacional e o papel da organização. Uma série de programas de intervenção está voltada a eliminar, evitar ou lidar com o evento que induz ao stress. PAGF8rl(F8