Custos gerenciais x custos contábeis

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO Nas empresas de grande, médio e pequeno porte do mundo inteiro, onde o que mais importa é a lucratividade nos negócios, interrogações parecem aumentar cada vez mais e as soluções se tornam cada vez mais distantes, bem como as respostas para tantas dúvidas. Em meio a essa turbulência de idéias, as organizações perceberam que é de suma importância ter em mãos as informações reais e atuais das receitas e despesas (a curto e longo prazo) da sua a empresa precisa ati acompanhar a dinâm fornecedores e cons principalmente, busc contínua dos custos. ro informações, os eficiente, ercados ustos e, ção e melhoria Assim, para uma boa gestão de custos nas empresas, duas maneiras de controlar os custos empresariais vêm à tona: a forma gerencial e a forma contábil. No Capítulo I e II desse projeto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre custos gerenciais e custos contábeis. A pesquisa bibliográfica, segundo Richardson (1999), é a busca de informações/concepçóes de um assunto, a partir de referências publicadas, analisando e discutindo as contribuições culturais e científicas do tema proposto.

O Capitulo III apresenta uma análise sobre as diferenças que envolvem esses dois custos empresariais. tilizado para a formação ou criação de um bem ou serviço, o Custo Gerencial inclui tanto os custos de produção como as demais despesas atribuíveis diretamente ao produto / serviço / objeto de custo. O gestor dos custos gerenciais (… ) compromete-se com a eficiência pela redução dos gastos, através de estudos e análises voltados para a mudança de processos, gestão financeira adequada e para o atendimento de questões especiais relacionadas com a logística do atendimento correto aos clientes. LIMA e POMPERMAYER) Embora o custo gerencial não objetive desrespeitar as leis, LIMA E POMPERMAYER revelam que o mesmo não está vinculado a elas, uma vez que a identificação do custo gerencial preciso deriva da adoção de uma estrutura de custos correta que agrupa atividades e gastos similares em centro de custos específicos; e permite a atribuição destes gastos aos produtos / serviços. Conforme a AVALIAL (site: http://www. avalial. com. br/lucratividade . html) o processo completo de definição a aplicação de custos gerenciais contempla as seguintes etapas: 1.

Elaboração do diagnóstico da situação atual. Esta etapa inclui o conhecimento das linhas de negócio / produtos da mpresa e sua estrutura de gastos. 2. Definição e validação do modelo proposto. A definição pode incluir o desenho de uma nova estrutura de centro de custos e critérios de apropriação de seus gastos aos produtos. 3. Aplicação da nova sistemática de custos gerenciais. A aplicação inclui o acompanhamento do periodo de adaptação entre o sistema atual e o sistema proposto. Inclui treinamento das pessoas envolvidas no novo processo. 4.

Acompanhamento periódico de resultados já gerados com a nova sistemática. O acompanhamento inclui a análise dos resultados Rer a frequência, no mínimo, rodutos / serviços e seu respectivo impacto no valor da companhia. Inclui a definição de alternativas de composição de grade. Pode incluir um algoritmo para indicação da composição ótima em relação ao valor da companhia. A simulação se traduz em uma projeção de fluxo de caixa para cada alternativa. Considera os efeitos financeiros e de gastos de capital resultantes de alteração de mix no longo prazo.

Cada empresa requer um sistema de custo gerencial mais apropriado e os objetivos principais do mesmo, conforme KROETZ (2001) sao: Suprir a administração de informação para a tomada de ecisão; Servir como ponto de orientação quanto a medidas de correçao; Acompanhar distorções de valores, níveis de eficiência de produção e qualidade dos padrões estabelecidos; Identificar, entre outros aspectos, contribução por produto, linhas deficitárias Por fim, um sistema de contabilidade gerenciai, de acordo com MÜLLER, é uma forma de apoiar os objetivos organizacionais, um meio para a maior competitividade e excelência empresarial no mercado global. Ele constitui um elo de comunicação vital na organização, transmitindo metas e objetivos da organização para odos os níveis e resgatando os resultados de rendimento da produção e desempenho dos produtos. A Contabilidade Gerencial informação contábil útil ? reocupa-se com a . Os administradores dentro de uma organização. OLIVEIRA) Os custos gerenciais são, então, aqueles utilizados efetivamente na administração do negócio e anallsá-los corretamente pode auxiliar nas decisões a serem tomadas. CAPÍTULO II CUSTOS CONTÁBEIS LIMA e POMPERMAYER afirmam que o custo contábil, subordinado à Contabilidade Financeira, está disciplinado por normas legais técnicas (princípios contábeis), fiscais e societárias fatos passados e rigidez formal). O professor Mário Jorge, porém, define que o custo contábil é o cálculo de todos os gastos financeiros, ou seja, tudo aquilo que de fato exigiu um pagamento em dinheiro. Assim, o Custo Contábil pode ser retratado como (… qualquer aplicação de recursos, sob diferentes formas, para a produção e distribuição de mercadonas (ou prestação de serviços), até ao ponto em que o produto gerado é transferido a um consumidor. É o custo efetivamente ocorrido, ou seja, um movimento real nas contas do ativo de alguma instituição. (Metodologia para Obtenção de Custos Governamentais – http://www. relogiodaeconomia. sp. gov. br/br ‘metodologia_bibliografia. asp) De acordo com o Rocha Associados – Escritório de Contabilidade de Custos SIS Ltda. , a implementação do sistema contábil de custos deve ter dois objetivos: 1) Atender a legislação societária (Lei 11-638/77) e as NBCT 19. 13, 19. 20e 19. 41. ) Reduzir a carga fiscal (Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) par nquadradas no regime OFg fixos: são considerados fixos quando tendem a manter- se constantes nas alterações das atividades operacionais. Independem do volume de produção. Custos variáveis: são aqueles que se alteram conforme o volume de produção da empresa. CAPÍTULO III CUSTOS GERENCIAIS X CUSTOS CONTÁBEIS Antes de diferenciar os custos em questão, é importante lembrar que a empresa precisa conhecer o ambiente no qual está inserida; os elementos que compõem o seu processo decisório e os diversos métodos/princípios de apuração de custo a fim de aplicá-los, de forma adequada, ao tipo de informação que se pretende obter.

Dentre as diferenças existentes entre custos gerenciais e custos contábeis, destacam-se: A ênfase aos dados contábeis: os custos contábeis enfatizam cálculo dos custos dos produtos nos relatórios financeiros enquanto os custos gerenciais utilizam-se de informações de custos para avaliar a eficiência na alocação de recursos e a eficácia do negócio na geração de produtos e serviços que agreguem valor aos clientes; O aspecto temporal, ou seja, enquanto o custo contábil apresenta, hoje, as informações referentes aos custos de ontem, o custo gerencial busca fornecer, hoje, informações capazes de gerir o amanhã da organização, ainda que para isto seja necessário utilizar-se de informações relativas a fatos já ocorridos; Os sistemas de conta pnGF s OFg ncial operam como I CONTABI CIDADE GERENCIAL I Objetivos dos relatórios e seus I Facilitar a análise financeira dos usuários Facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e I I destinatários externos. tomada de decisões pelos usuários internos (sócios e I gestores).

I Espécies e forma dos relatórios I BP, ORE, DLPA (DMPL), DFC e DVA, conforme os Orçamentos, relatórios de desempenho, de custos e outros não moldes legais, elaborados de forma resumida, rotineiros para facilltar a tomada de decisões, elaborados de I preocupando-se precipuamente com a ntidade como I forma detalhada, com especificidades de partes da entidade, um todo. produtos, departamentos etc. e liberdade quanto à forma I como elaboração. Frequência dos relatórios e seu Ide I Re atónos anuais, semestrais ou trimestrais, I Relatórios produzidos sempre que necessários pela I horizonte temporal Iconforme a legislação, com abrangência desse I administração, com horizonte temporal variável, que vai desde I período. horas a vários anos. Enfoque temporal dos valores utilizados Primariamente históncos (orientação para o Históricos e esperados (orientação para o futuro). Uso formal passado). orçamentos. de registros históricos e Bases de mensuração dos dados Moeda corrente.

I Várias bases (moeda corrente, estrangeira — moeda forte, físicas etc. ). I Restrições nas informações I medidas I Princípios Fundamentais de Contabilidade. própria Sem restrições, salvo as determinadas pela administração, como custos ou relevância das informações. Arcabouço técnico e teórico I Ciência Contábil. I Ciência Contábil, Economa, Finanças, Estatística, pesquisa operacional e comportamental etc. ICaracterísticas da informação ISomente para mensuração inanceira e econômica, Engloba a mensuração física e operacional (processos, I sendo objetiva (sem viés), verificável, relevante tecnologia, fornecedores, competidores etc. ). Deve ser e tempestiva. elevante e tempestiva, podendo ser subjetiva e possuir verificabilidade e precisão, desde que isso não Imenores I prejudique a qualidade da informação. Perspectiva dos relatórios I Orientação histórica. lorientação para o futuro (planejamento, avaliação de Orientação para o futuro (planejamento, avaliação de desempenho e estabelecimento de metas) e histórica (avaliação de esultados obtidos para orientar a tomada de decisões I futura). Implicações comportamentais Preocupação em mensurar e comunicar fenômenos I Preocupação com a influência que as mensurações e os econômicos, tendo as considerações Irelatórios exercerão sobre o comportamento cotidiano dos comportamentais dos executivos importância CONCLUSAO gestores. secundária.

Após o estudo do tema, podemos destacar que os dois custos são igualmente importantes para as organizações, pois enquanto os custos contábeis “cuidam” de determinar valor aos processos/ produtos da empresa, os custos gerenciais utilizam os dados do rimeiro a fim de melhorar operações, minimizar deficiências, aumentar os lucros e tomar decisões. Porém, quando o assunto é gerenciamento e ações corretivas e preventivas o custo gerencial é o que expressa de maneira correta o que foi gasto dentro de determinado mês, enquanto o custo contábil expressa o que saiu do caixa dentro de determinado mês, independente do gasto ter sido realizado naquele mês ou não. Contabilidade de Custos l. 0 semestre de 2001. Acesso em: 21 de junho de 2011 Disponivel em: . LIMA, JOã0 Evangelista pereira; e POMPERMAYER, Cleonice gastos. Gestão de Custos. Acesso em: 21 de junho de 2011. Disponível em: . MÜLLER, Cláudio José.

Histórico e Problemática de Gerenciamento de Custos. Disponível em: < http://www intercostos. org/documentos/103. pdf>. Acesso em: 21 de junho de 2011. OLIVEIRA Luciano. Diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira. Acesso em: 21 de junho de 2011. Disponível em: < http://www. editoraferreira. com. br/publique Professora Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira. Custos. Cefet. Disponível em: Acesso em: 21 de junho de 2011. Professor Mário Jorge. Custo Contábil e Custo Econômico: Tudo a Mesma Coisa? Dis onivel em: http://profmarioiorge. com. Ia/custo-economico-e

Escolar

0

Perguntas Frequentes PIM Sumário PERGUNTAS FREQUENTES – PIM O que é o 03 Quantos PIMs serão elaborados durante o curso?….

Read More

Saúde e segurança no ar

0

MOMENTO DE SEGURANÇA “Saúde e Segurança no Ar” Objetivo: passar para as pessoas de uma forma simples, quais cuidados devemos

Read More