Debian
01) Introdução A popular distribuição Linux Debian (que atualmente oferece mais que o Linux) é considerada “pura”, pelo fato de ser desenvolvida por voluntários apenas, nem tendo vínculos vitais com empresas. Da mesma forma, o Debian é uma das distribuições consideradas mais estáveis, devido à grande carga de testes que são reallzados em cada pacote, para depois serem classificados como “estáveis”; por isso, na grande maioria das vezes não encontramos as últimas versões de cada aplicativo.
Por toda essa robustez, e além do fato de ter um maiores repositórios de todas as distros, om mais de 20 mil pacotes, o Debian é a base para muitas distribuições Linux populares, como o Ubuntu, somando grande Swipe to page fatia do uso em desk ora Historicamente, pou Sv. ipe to view devido ao alto grau automatizados, etc. s ebian no desktop, utilitários o na ‘família Debian” principalmente pelo Ubuntu, uma derivação do Debian voltada para iniciantes (ou não apenas) utilizarem em seus desktops.
Mas vale lembrar que toda distribuição – até mesmo o Ubuntu – sempre tem algumas coisas a fazer após a instalação. 02) Afinal de contas, o que é o Debian? O projeto Deblan é uma associação de individuos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian GNU/Linux, ou simplesmente Debian. Os si sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux. No entanto, há trabalho em andamento para fornecer o Debian com outros kernels, primeiramente com o Hurd.
O Hurd é um conjunto de semdores que rodam no topo de um micro kernel (como o Mach), os quais implementam diferentes características. O Hurd é software livre produzido pelo projeto GNU. . O Debian vem com mais de 29000 pacotes (softwares pré- ompilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina) — todos eles são livres. 03) Como isso tudo começou? O Debian foi iniclado em agosto de 1993 por Ian Murdock, como uma nova distribuição que seria feita abertamente, no espirito do Linux e do projeto GNU.
O Debian deveria ser feito cuidadosamente e conscienciosamente e ser mantido e suportado com cuidado similar. Ele começou como um grupo pequeno de desenvolvedores de Software Livre e cresceu gradualmente para se tornar uma comunidade grande e bem- rganizada de desenvolvedores e usuários. 04) Que hardware é suportado? O Debian pode ser executado em quase todos os computadores pessoais, incluindo os mais antigos. Cada novo lançamento do Debian geralmente suporta um número maior de arquiteturas.
Porque usar DEBIAN? 05) Incríveis quantidades de software O Debian vem com mais de 29000 programas diferentes. Cada bit dele é livre. Se você tem software proprietário que roda no GNU/ Linux, você ainda pode usá-lo – na verdade, pode haver até um instalador para ele no Deban q GNU/Linux, você ainda pode usá-lo – na verdade, pode haver até m instalador para ele no Debian que irá instalá-lo e configurá-lo automaticamente para você. 6) pacotes bem integrados O Debian supera todas as outras distribuições no que se refere à qualidade de integração de seus pacotes. Já que todo software é empacotado por um grupo coerente, não apenas pode-se encontrar todos os pacotes em um único lugar, mas você pode se assegurar de que já trabalhamos em todos os problemas no que tange dependências complicadas. Apesar de acharmos que o formato deb tem algumas vantagens sobre o rpm, é a integração ntre os pacotes que faz o sistema Debian mais robusto. 7) Atualizações fáceis Por causa do nosso sistema de empacotamento, atualizar para uma nova versão do Debian é muito fácil 08) Estabilidade Há muitos casos de máquinas que rodam por mais de um ano sem serem reiniciadas. Mesmo então, elas só são reiniciadas por falta de energia ou para atualização de hardware. Compare isso a outros sistemas que quebram muitas vezes por dia. 09) Rápido e leve com a memória Outros sistemas operacionais podem ser tão rápidos em uma ou duas áreas, mas sendo baseado em GNU/Linux, o Debian é onfiável e leve.
Softwares de Windows que rodam no GNIJ/Linux usando um emulador, algumas vezes rodam mais rápido que quando rodados em ambiente nativo. 10) Drivers para a maioria do hardware são escritos pelos usuarios de GNU/Linux, não pelos fabricantes Embora possa significar demora até que nov PAGF3ÜFd pelos usuários de GNU/Linux, não pelos fabricantes Embora possa significar demora até que novos hardwares sejam suportados e falta de suporte a algum hardware, isso permite que o suporte ao hardware seja mantido até bem depois da parada de rodução pelo fabricante ou da saída do fabricante do mercado.
A experiência tem mostrado que drivers livres são normalmente bem melhores que os proprietários. 1 1) goa segurança do sistema O Debian e a comunidade de software livre são bastante receptivos para ter certeza que correções de problemas de segurança entrem na distribuição rapidamente. Usualmente, pacotes corrigidos são enviados dentro de poucos dias. A disponibilidade do código fonte permite que a segurança no Debian seja avaliada de forma aberta o que previne que modelos fracos de segurança sejam implementados.
Além disso, a maioria dos projetos de software livre possui sistemas de revisão pontuais, que previnem que potenciais problemas de segurança sejam introduzidos em sistemas essenciais já num primeiro momento. 12) Software de segurança Muitos não sabem, mas qualquer coisa enviada pela rede pode ser lida por qualquer máquina entre você e o receptor. O Debian tem pacotes do famoso software GPG (e PGP), que possibilita que e-mails sejam enviados privativamente entre os usuários. Além disso, o ssh permite que você crie conexões seguras a outras máquinas que têm o ssh instalado.