Diagnóstico organizacional

Categories: Trabalhos

0

Faculdade de Psicologia Estágio Supervisionado V DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONA Belo Horizonte 2011 disciplina de curso RESUMO ar 16 to view nut*ge resentado ? ervisionado V do De Psicologia Esse trabalho realizou um estudo exploratório para análise organizacional de uma Mercearia localizada no bairro Novo Riacho, em Contagem.

Seu objetivo principal foi obter uma avaliação do grau de complexidade em que se encontram as práticas de gestão empresarial, a fim de avaliar a interação dos proprietários e colaboradores em relação à organização e entre os próprios, visando uma melhor condição para a maximização do rganizacional, diagnóstico, relação interpessoal, estágio de desenvolvimento ABSTRACT This work conducted an exploratory study to an organizational analysis of markets located in New Creek neighborhood, in Contagem.

Its main objective was to obtain an assessment of the degree of complexity in which they are the corporate governance practices in arder to evaluate the interaction of the owners and employees regarding the organization and between themselves, seeking a better condition for the maximization of human potential and the results of the organization. We conducted a case study using data collection and semi-structured nd structured questionnaires.

The study investigated the history of the organization, as is the interpersonal relationships within the institution, completion of the recruitment process and selection of employees, which the administrative procedures and division of responsibilities, description of activities and evaluation of occupational health and free time for workers. The results demonstrate that the organization had, over time, deliver satisfactory results on its growth, meeting in regular stage of development and commercial management, having good interaction between team members

Key-words: organizational analysis, diagnosis, interpersonal relationship, stage of development. SUMARIO 1 INTRODUÇAO.. 1. 2 Justificativa. — 1. 3 Obietivos.. Específi cosa „ „ „ „ „ • 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA…. 3 METODOLOGIA.. 4 ANÁLISE DOS RESULTADOS…. 4. 1 Entrevistas com Proprietários……………. — 4. 1 . 1 Organização da 4. 1. 2 Processo de recrutamento e seleção de funcionários………………. 4. 1. 3 Concorrência…. 4. 1 A Crescimento e 4. 1. 5 Lazer…. 4. 2 Entrevistas com Funcionários……… ?? 4. 2. 1 Descrição das Funções……. . 42. Relacionamento com os 4. 2. 3 Como se deu o processo de seleção ações tomarem para um efetivo crescimento e melhora da organização. Nesse diagnóstico são analisadas todas as áreas da instituição com o propósito de descobrir e analisar os pontos fracos e fortes que elas apresentam para que, então sejam feitos ajustes necessários aos processos internos da empresa, com a intenção de maximizar o potencial e o desenvolvimento das áreas, totalizando a organização.

Além do aspecto administrativo e comercial, é essencial a análise do aspecto humano buscando identificar as condições de rabalho, de saúde e do relacionamento interpessoal existente, já que a maior parte das empresas fomenta o empenho dos seus trabalhadores e os empregadores acabando, na busca acirrada pelo crescimento, por estar mais preocupados com o rendimento de cada trabalhador do que com o equillbrio entre trabalho, a saúde e as horas de lazer.

Contudo, a realização do diagnóstico organizacional possibilitará um novo comportamento empresarial, resultados e longevidade para a organizaçao. Nesse trabalho, a empresa a ser estudada será a Mercearia Marques, situada no bairro Novo Riacho, em Contagem/MG. A mesma foi fundada há vinte e sete anos em dezesseis de janeiro de mil novecentos e oitenta e quatro pelos primeiros donos. Em mil novecentos e noventa e três foi transferida aos novos proprietários.

Na pesquisa realizaremos entrevistas e questionários como fonte de estudo e analisaremos as dificuldades e facilidades que a empresa apresenta no seu processo organizacional. 1. 2 Justificativa Esse trabalho justifica-se pela necessidade de auxiliar os gestores a identificar os pontos fracos e fortes da organização, indicando possíveis soluções para um melhor desenvolvimento da empresa de seu potencial humano. A partir do diagnóstico or que serão realizados os partir do diagnóstico organizacional é que serão realizados os reajustes maximizando os resultados positivos. . 3 Objetivos 1. 3. 1 Geral Realizar um diagnóstico organizacional na Mercearia Marques. I . 3. 2 Específicos . Demonstrar como a utilização e aplicação de procedimentos de gestão, podem melhorar os resultados da empresa e estimular o bom desempenho dos funcionários. Reavaliar os procedimentos utilizados na organização. . Sugerir melhorias para o desenvolvimento organizacional. Entender como Mercearia administra seus recursos financeiros e humanos. 2.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O diagnóstico organizacional consiste na análise dos procedimentos administrativos e relacionais da empresa, com o objetivo de propor melhoras na gestão da organização proporcionando, a partir de intewenções, uma ampla visualização dos problemas, visando sanar os mesmos. Segundo Costa, 2004, pag. SI, o diagnóstico organizacional “procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para a construção do seu futuro”.

Para tal é necessário identificar o estágio de desenvolvimento da empresa, verificando seus padrões relaclonals, recursos físicos e o impacto destes no crescimento da organização. já para Moraes (2002) a identificação dessas necessidades deve envolver toda a organização, inclusive a alta administração, pois envolvem aspectos ligados a lanos de diretores, diretrizes, pol[tica administrativa, etc mal elaborados 16 diagnóstico, estão o bom relacionamento interpessoal e a satisfação dos colaboradores. Em estabelecimentos comerciais, onde um dos diferenciais é humano, tais requisitos tornam-se undamentais. ara Frederick Herzberg (apud. Chiavenato, 2003), o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores independentes descritos a seguir: os fatores higiênicos que constitui o salário, benefícios sociais, tipos de chefia, supervisão, condições físicas de trabalho, diretrizes etc. , e os fatores motivacionais que envolvem sentimentos de reconhecimento profissional e individual, e auto-realização. Portanto, são fatores intrinsecos, que estão relacionados com o conteúdo das tarefas e seus efeitos são profundos e em longo prazo, podendo provocar satisfação nos participantes, quando são fatores ótimos.

Outro fator importante para o bom desenvolvimento organizacional, que será também availiado, é a conduta de quem administra o negócio. Dessa forma é fundamental que o mesmo possua noções referentes a administração dos lucros, controle de gastos, gestào de pessoas e as demais atividades exercidas em uma organizaçao. Para Fayol, 1976, pág. 49-50, a empresa é uma entidade abstrata conduzida por um sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existêncla a medlda que atende ao objetivo rimário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, aos seus consumidores.

Esta ideia se aplica a qualquer tipo de organização; o trabalho do dirigente consistiria em tomar decisões, estabelecer metas, defini diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividaes de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estivessem nua sequência lógica. Uma vez organizada, uma empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Para assegurar o desempenho satisfátono PAGF colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer.

Para assegurar o desempenho satisfátorio do papel dos gerentes, Fayol indicou indicou dezesseis deveres, dentre eles estão: ter tudo sobre controle; supervisionar a ordem material e humana, manter a discilina; encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade; organizar a seleção eficeinte de pessoal; harmonizar as atividades e formular as decisões de forma simples, nítida e precisa. Baseados e tais conceitos e na complexidade organizacional é que serão elaboradas propostas de melhoria para a solução de défcits e valorização dos pontos fortes. . METODOLOGIA A metodologia desse trabalho constituiu-se por uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semi- estruturada caracterizada pela prévia formulação de questões relativas aos objetivos gerais e específicos. A entrevista é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo, sendo que a semi-estruturada combina perguntas fechadas (ou estruturadas) e abertas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador.

Mediante entrevista puderam ser obtidos dados referentes ao indivíduo em relação aos seus alores, atitudes e opiniões. São “informações ao nível mais profundo da realidade, ou seja, as do nível subjetivo” (MINAYO, 2004, p. 108). Corresponde a um espaço mais profundo das relações que não podem ser reduzidos a operacionalização de variáveis como é o caso das emoções, dos sentimentos e da percepção do indivíduo. Trata-se de um estudo fundamentado em metodologia da pesquisa qualitativa desenvolvido no estabelecimento denominado Mercearia Marques.

Participaram da pesquisa os proprietários da organização e duas funcionárias. organização e duas funcionárias. . ANÁLISE DOS RESULTADOS De acordo com Chiavenato (2003), clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia no seu comportamento. Refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

O clima organizacional está intimamente ligado com os comportamentos, com a motlvação, com a produtividade e principalmente com a satisfação pessoal. Sendo assim este pode ser considerado: O indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: pol[tica de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. (CODA apud BISPO, 2006, p. 59. ) Este presente trabalho tendo como objetivo conhecer o clima organizacional do estabelecimento Mercearia Marques, através das entrevistas semi-estruturadas, possibilitou conhecer mais intensamente a situação atual da empresa. 4. 1 Entrevistas com Proprietários 4. 1. Organização da Empresa A Mercearia possui além dos dois sócios, três funcionários fixos e um folguista. Tem seu funcionamento entre as sete e as vinte uma horas, de segunda a sábado, e encerra suas atividades às dezenove horas nos domingos.

Em média, são comercializados no local quinhentos itens, possuindo como principais produtos cerveja, refrigerante, sorvetes e icolés, pães e mantimentos. O público alvo são homens, ianças que residem nas são de sete às nove horas, de onze às doze horas e de dezoito às vinte horas. Possuem fornecedores fixos e o controle do estoque é feito por m dos sócios através do computador. A divisão de responsabilidades se dá entre os dois sócios, sendo que cada um fica responsável pela organização e solicitação de limpeza em seu devido horário de trabalho.

Em relação à parte administrativa e comercial, um deles se responsabiliza pelo controle das vendas e recebimento de contas enquanto o outro se responsabiliza pelas compras e contas à pagar. Em análise ao conteúdo, pode-se perceber que apesar dos proprietários não possuírem curso ou graduação referente ao campo de gestão e administração de empresa, os mesmos ossuem noções básicas de organização que garantem um bom funcionamento do estabelecimento e atendem a demanda da região em que se encontram.

Mesmo assim, seria interessante que os mesmos procurassem se informar e se especializar na área para um melhor aproveitamento da gestão, propiciando o crescimento e desenvolvimento do comércio de maneira mais segura e lucrativa. 4. 1. 2 Processo de recrutamento e seleção de funcionários A seleção dos funcionários é de responsabilidade dos sócios e os requisitos necessários para a contratação dos colaboradores são: ensino médio completo, boa aparência, facilidade de omunicação, residir nas proximidades. A técnica utilizada é intuitiva e geralmente a contratação é feita mediante indicação dos próprios funcionários.

Quando questionado sobre a rotatividade de funcionários, os entrevistados afirmam que é balxa. Em relação à esse processo de seleção verifica-se que apesar da simplicidade utilizada no recrutamento, devido à baixa rotatividade, pode-se concluir que a habilitação individual dos funcionários contratados condizem com a demanda do cargo e encontram-se equilibrado dos funcionários contratados condizem com a demanda do cargo encontram-se equilibrados com o sistema de recompensa, ou seja, a remuneração oferecida adéqua-se ao perfil e grau de escolaridade dos funcionários e as atividades realizadas pelos mesmos.

Logo, devido ao tamanho e complexidade da organização não se verifica a necessidade de contratação de funcionário especializado em recrutamento e seleção ou a aplicação de técnicas mais sofisticadas. 4. 1. 3 Concorrência O principal concorrente é uma Mercearia muito próxima que oferece os mesmos produtos. O diferencial usado para superar a concorrência é o atendimento diferenciado, qualidade dos rodutos, melhor preço, organização e higiene constante da loja e dos produtos.

Aqui é notável que os empreendedores estejam valorizando o seu comercio, investindo em seus pontos fortes para que a empresa seja bem vista, conquiste a preferência do público alvo e tenha seu crescimento continuo. 4. 1. 4 Crescimento e Metas Somente a partir da segunda sociedade em mll novecentos e noventa e três, ocorreram crescimentos na estrutura física do local e melhorias. A Loja foi ampliada, mais mercadorias foram disponibilizadas, novos freezers foram comprados, investiu-se na elhor qualidade dos produtos e do atendimento contratando mais funcionários.

Em relação às expectativas futuras para o negócio, há o desejo de transformar a Mercearia em um Mini-mercado, entretanto o aumento do número de impostos e a dificuldade em contratar mais funcionários atrapalham a execução da meta estabeleclda. Avaliando as metas e o posicionamento dos proprietários em relação a elas, pode-se verificar certo receio dos mesmos no investimento na organização devido ao que fazer e como proceder. Isso deveria ser analisado financeiramente para se verificar a viabilidade de c nvestigando qual seria

Relatorios

0

O presente trabalho tem por finalidade descrever as experiências do estágio na Educação Infantil, incluindo todo o processo, desde a

Read More

Aise

0

Com a realização deste trabalho pretende-se ficar a conhecer e a perceber o funcionamento dos sistemas operativos de rede, bem

Read More