Dimensionamento de recursos humanos em hospitais
EAESP/FGV/NPP – N UCLEO DE P ESQUISAS E P UBLICAÇÕES 1/157 RESUMO Trata-se de uma pesquisa sobre parâmetros e indicadores quantitativos de recursos humanos em hospitais. Objetiva levantar e consolidar os tempos padrões, parâmetros e Indicadores encontrados na literatura técnica, sobre recursos humanos em hospitais. Busca relacionar os parâmetros e indicadores com as variáveis condicionantes do dimensionament or hospitais to view nut*ge PALAVRAS-CHAVE Dimensionamento; s humanos em umanos; Parâmetros; Indicadores; Tempo padrão; Hospitais; Profissões; produção; produtividade; Variáveis Intervenientes e ondicionantes.
ABSTRACT The present work is an inquiry into the dimensioning of human resources in hospitals. An extensive study was made of trends (ratios and indexes) and of guidelines (yardsticks and parameters) reported in the technical literature concerning quantitative measures of personal. The research intended also to analyse the Influence of some relevant factores on the hosp•tal staffing pattern. KEY WORDS IO 1. Levantamento da literatura 10 2. Metodologia utilizada — 1 1 3. Necessidade de mensuração da quantidade de recursos humanos por meio de indicadores elou parâmetros.. 44. Objetivos da pesquisa — 5 II. Recursos humanos e sua importância…….. . 16 1. Os recursos humanos como fator estratégico 18 2. As funções da área de recursos humanos — 19 3. O papel dos indicadores elou parâmetros . 27 III. O papel dos recursos humanos nos 28 1. Competitividade, qualidade, produtividade e 32 1. conceitos… ….. …. …. …. custos . 30 2. Os recursos humanos como colaboradores, prestadores de serviços e parceiros do 30 3. Os profissionais de recursos humanos………… 31 IV.
Indicadores e parâmetros . 33 RELATORIO DE PESQUISA NO RELATÓRIO 9/2000 EAESP/FGV/NPP – N UCLEO DE P ESQUISAS E P UBLICAÇOES /157 2. Definições Condicionadores do dimensionamento 38 3. quantitativo de recursos humanos. 42 4. Características dos indicadores 44 5. Os parâmetros a serem considerados no processo de dimensionamento de recursos humanos — 45 5. 1. Regime de trabalho no 46 5. 2. Jornada de trabalho por funcionários 46 5. 3. Taxa de cobertura de absenteísmo, de férias, e de chefias, direção e assistência 47 5. 4. ?ndice de Segurança Técnico (IST) . . . . do número de 47 5. 5. Fórmula de cálculo . 49 5. 6. Relaçao das profissões para as quais se deve quantificar ou gerar indlcadores 50 V. Indicadores e parâmetros gerais por profissão e setor hospitalar 53 1. Indicadores gerais encontrados e parâmetros propostos gerais a serem construídos 72 2. 1. Indicadores de cus 53 2. Indicadores serem estabelecidas „ EAESP/FGV,’NPP – N CJCLEO DE P ESQUISAS P UBLICAÇôES 4/157 3. Indicadores e parâmetros por profissão . 77 3. 1. Administração.. ?? • • 3. 2. Almoxarifado. 80 3. 3 Bibliotecário . 81 3. 4. 82 3. 5. Comunicações…… — 83 3. 6. Enfermagem 85 3. 7. 98 3. 8. Estatístico (turnover) produção, padrão de produtividade, quantidade de pessoal, a . 75 77 72 2. 2. Taxa de rotatividade de pessoal 73 2. 3. índice de Absenteísmo 742. 4. Metas de Fisioterapeuta — 103 3. 12. cavandena e rouparia 103 3. 13. Limpeza e 3. 1 6. Nutriçao.. • • • • • • • • higienização. • • • Manutenção 107 3. 15. Médicos 114 3. 17. Odontologia . 123 3. 8. psicólogo 123 3. 19. Recepção 5/157 105 3. 14. 108 125 EAESP/FGV/NPP – N UCLEO DE P ESQU SAS E P UBLICAÇOES 3. 20. Registro, triagem, admissão e transferência de Arquivo Médico e Estat(stico) . Segurança . . 126 3. 21. SAME (serviço 126 3. 22. 128 3. 23. Serviço de diagnóstico laboratório, radiologia, hematologia, outros — 134 3. 26. Transportes 135 VI. Considerações finais — 134 VII. Relação de documentos levantados 138 VIII. Bibliografia _ 139 IX. X. Glossário — . 144 Anexos………… „ 154 Anexo l.
Conceituação do pessoal de enfermagem (Resolução COFEN- 1 54 Anexo II. Conceituação dos níveis de assistência nutricional um hospital . . 155 Anexo III. As áreas que compõem 156 Anexo IV. Fatores determinantes do modelo de dimensionamento 157 AGRADECIMENTOS Expressamos aqui nossa gratidão ao Núcleo de Pesquisas e Publicações (NPP) da Escola de Administração de E-mpresas de ao paulo da Fundac¿o G elo apoio técnico e e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo pelo apoio técnico e logístico.
Agradecemos a colaboração dos professores doutores Ana Maria Malik, Claude Machline e José Manoel de Camargo Teixeira, pelas indicações e observações feitas no decorrer da pesquisa. Deixamos consignados nossos agradecimentos a todos os profissionais da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAÉSP/FGV) e do Hospital das Cl(nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo (HCFMUSP) que colaboraram na execução desta pesquisa. Expressamos aqui nossa gratidão ao aluno Alessandro Ranulfo Lima Nery (Maguila) pelo levantamento dos dados, digitação do relatório e apoio dado durante a pesquisa, como também pelo altíssimo humor em todos os momentos do trabalho. EAESP/FGV,’NPP – N ÚCLEO DE P ESQUISAS P UBLICAÇóES 7/157 “Quando você pode medir o assunto que está falando você conhece alguma colsa sobre ele”. William Thompsom, Lord Kelvin) “Alguém precisa, urgentemente, colocar o guizo no rabo do gato” (conversa entre ratos sobreviventes ao ataque felino) eve como objetivo buscar referências para a análise quantitativa do quadro de recursos humanos dos hospitais gerais públicos e privados. Priorizou-se a análise horizontal do quadro de pessoal do hospital, ou seja, levouse em conta um número considerável de categorias profissionais, olhando para o conjunto, buscando a utilização equilibrada do número de profissionais, na perspectiva da visão institucional, do todo organizacional.
Visão institucional é olhar para o futuro, para o cumprimento dos objetivos estratégicos, que são permanentes, que justificam socialmente existência da instituição e estão acima dos interesses pessoais e profissionais. Deixou-se a análise vertical, em termos de priorizações e das necessidades do atendimento de serviços mais especializados, e das especificidades geradas, para os especialistas de cada setor ou profissão.
Sabe-se da importância das necessidades técnicas, dado grau de complexidade (e variedade) da atenção assistencial, mas a preservação da visão institucional é a preservação do interesse coletivo, da razão da existência da instituição e do cumprimento de sua missão. Acredita se na importância das análises e dos estudos qualitativos de recursos humanos nos hospitais em termos de envolvimento, comprometimento, motivação e satisfação dos funcionários, mas não se pode omltir a importância e necessidade de estudos quantitativos, como este, que buscam complementar os estudos qualitativos, não substitui-los.
Entende-se que a fixação do quadro de recursos humanos adequado é uma tarefa difícil, e espera-se que este trabalho venha contribuir para um melhor equacionamento destes números considerados ideais. ideais. 9/157 Sabe-se também que o lado psicológico, comportamental, mocional do ser humano é importante. Afinal acredita-se que organização é muito mais sentimentos, valores, crenças e emoções do que razão, principalmente organizações como hosp’tal.
O lado humano, que não é apenas um valor numérico, deve ser o nosso objetivo maior enquanto cidadãos e profissionais. Caracteriza-se como um trabalho introdutório (no sentido de objetivar a visão global da quantificação dos recursos humanos no hospital), explicativo (busca contextualizar os parâmetros levantados), demonstrativo (através de exemplos e dados concretos obtidos em estudos emp[ricos) de consolidação (no sentido de relacionar os indicadores encontrados por setor e profissão) dos trabalhos efetuados anteriormente.
P-aGFg recursos humanos necessários. As variáveis condicionantes são relacionadas e explicadas nos diversos contextos encontrados. Compomos os quadros de indicadores e parâmetros, com dados encontrados nas diferentes realidades hospitalares elou números ideais sugeridos de pessoal para os hospitais. Obedecemos a ordem alfabética de profissão e setores, e nestes, a ordem cronológica de dados e informações. O NPP agradece aos alunos que participaram da pesquisa que riginou o presente relatório como assistentes, Alessandro Ranulfo urna Nery e patricia Di Battisti. 1/157 Relacionamos também os poss[veis indicadores a serem construídos como informações necessárias para dimensionar o quadro de pessoal de um hospital. A literatura levantada está baseada no nosso conhecimento e indicações dos profissionais que atuam no setor hospitalar. Foram levantados trabalhos da Organização Mundial de Saúde, da Organização Panamericana de Saúde, da Associação Americana de Hospitais, do Ministério da Saúde e das Secretari unicipais de Saúde. PAGF Ir,